Passo 1: estipule os objetivos
- Número de fãs por cidade, segmento, sexo ou região demográfica;
Porcentagem de comentários negativos e positivos sobre um determinado produto ou marca; - Atendimento ao cliente e os custos que as mídias sociais reduziram nesse serviço;
- Feedback sobre ideias e sugestões de melhores ou reclamações.
Passo 2: medindo os resultados com Google Analytics
Sua empresa precisa ter em mente que nada é tão fácil ou tão difícil de ser analisado. Se for um dos dois, algo já está errado antes mesmo de ser verificado. O segundo passo se resume a medir os resultados colhidos durante a campanha e alguns pontos devem ser observados:
- Crie filtros para as campanhas nas redes sociais. Verifique quais ações estão partindo de quais mídias sociais;
- Crie landing pages para as mídias sociais: ofereça conteúdo atraente para uma mensagem mais clara, variando conforme sua campanha e a mídia a ser usada. Algum lugar deverá ser a página de destino contento suas informações. Ofereça vários caminhos e um ponto comum;
- Acompanhe as interações com as mídias sociais no site: se os usuários não estão interagindo com o conteúdo de seu site, algo precisa ser rapidamente mudado.
Outras ferramentas gratuitas são:
- Não deixe de acessar o post 10 ferramentas gratuitas de monitoramento de redes sociais.
Exemplos de ferramentas pagas:
- Radian 6;
- Sysomos;
- Meltwater Buzz;
- Alterian SM2;
- Ubervu;
- Peer Index;
- HootSuite Pro;
- Scup;
- Seekr;
- Livebuzz.
Passo 3: interpretação dos dados
Você deve ter atenção aos dados das diferentes redes sociais. A análise do Facebook se diferencia da análise do Twitter, por exemplo. No caso da rede social de microblogs, 3 fatores são os essenciais,como perfis, atividade e engajamento. Já na rede de Mark Zuckerbeg, pode-se verificar dados qualitativos, quantitativos e atividade.
No Twitter, analise:
- Perfis: veja o sobe e desce no número de seguidores, quantas tweets são relacionados à sua empresa e a média diária de publicações;
- Atividade: nesse quadro entram o número de clicks, RTs, o tipo de conteúdo publicado e qual a estrutura de tweet que tem recebido o melhor CTR;
- Engajamento: menções à uma palavra-chave, conteúdo das palavras-chave e análise de sentimento.
No Facebook, analise:
- Dados quantitativos: número de likes, número de páginas visualizadas e referências externas.
- Dados qualitativos: usuários, idioma, localização e tipo do feedback.
- Atividade: mensagens visualizadas, interações, comentários, horários das interações e número de links públicos.
Passo 4: confira sua estratégia
Será que você está cumprindo suas metas estipuladas lá no primeiro passo? Se a resposta é positiva, parabéns! Não se esqueça de medir e agir com os resultados colhidos e analisados, sempre ficar atento para captar possíveis melhorias e sempre procure obter resultados ainda melhores. Porém, caso a resposta seja negativa, mude, logo! Identifique as métricas que estão obtendo os piores resultados. Abaixo segue algumas dicas para sua empresa improvisar:
- Publique outros conteúdos ou em formatos diferentes;
- Publique mais ou menos, dependendo do seu caso;
- Estude seu público-alvo e seu comportamento e veja o que pode ser oferecido a eles. O que você gostaria que fosse oferecido a você? Pense também como o usuário;
- Você responde aos comentários de seus usuários? Quantas vezes? Quando você responde? Verifique a sua interação com eles;
- Quem são seus usuários? O que eles não estão fazendo? O foco sempre é o cliente;
- Metas surreais? Talvez seus objetivos necessitem ser mais tangíveis.
Não deixe de conferir:
- 4 razões para monitorar uma empresa nas redes sociais;
- 11 passos para montar um relatório de métricas nas redes sociais;
- Oportunidades e riscos no monitoramento de redes sociais;
- 6 dicas de como fazer monitoramento de redes sociais.
Com informações traduzidas e adaptadas do The Wall.
Fonte e crédito : Blog Midia 8 em 2 de setembro de 2011 (http://blogmidia8.com/2011/09/guia-basico-para-medir-os-resultados-da.html ) Texto na íntegra .
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