Slideshow

sábado, 21 de abril de 2012

Movimentando a Sombra



Myiamoto Musashi, o célebre samurai que escreveu “O livro dos cinco anéis”, fala da estratégia para se compreender o espírito e as qualidades do inimigo.
Segundo ele, quando não conseguimos saber o que nosso adversário pretende, devemos fingir um ataque. Todas as pessoas do mundo estão sempre preparadas para se defender, porque vivem no medo e na paranóia de que os outros não gostam dela.



Desta maneira, também nosso adversário – por mais brilhante que seja – é inseguro e reage com violência exagerada à provocação. Ao fazer isso, mostra todas as armas que tem, e ficamos sabendo onde está forte, e quais são os seus pontos fracos.
Musashi chama esta técnica de “movimentar a sombra”. Na verdade, o guerreiro da luz não entra no combate, mas provoca um pouco, e a sombra de sua provocação confunde o adversário.
Então, sabendo exatamente que tipo de confronto deve esperar o guerreiro da luz ataca ou recua.
Paulo Coelho no site G1




E assim será em toda nossa vida. Sempre iremos nos  deparar com obstáculos, pessoas querendo “puxar nosso tapete” ou mesmo, apenas nos desmotivar. Nessas horas nosso guerreiro da luz deve fazer como o da crônica de Paulo Coelho. Provocar, testar o adversário em potencial ... encontrar seu ponto fraco para que ao invés de nos deixarmos abater façamos exatamente o contrário. A lógica no mundo é bem no sentido de “se eu estou bem, ótimo, se eu não estou legal por que devo ficar feliz com a conquista alheia”. É errado este tipo de pensamento?! Sim, eu pelo acho que não é bem por ai, mas na realidade é assim que acontece.

Hoje num programa de TV escutei uma atriz dizendo que a frase célebre dos casamentos “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença” deveria ser atribuída à amizade e não nas bodas românticas. Concordo com o pensamento dessa atriz. Eu não consigo encontrar meus amigos toda semana, alguns nem todos os meses e mesmo com o celular, o corre-corre dos dias impede o contato direto. Mas em compensação quando nos encontramos ou conversamos no telefone parece que estamos juntos diariamente. Isso é amizade. Isso é cumplicidade. É ficar feliz com a alegria dos que amamos e chorar ou ficar triste junto quando sabemos que algo esta acontecendo.

 E da mesma forma que precisamos ter a força dessas pessoas queridas por perto, nosso guerreiro da luz precisa ter força suficiente pra nos blindar em determinados momentos. Usar seu escudo invisível para que as energias negativas não nos atinjam. Pontos fortes e fracos todos temos...vamos prestar um pouco mais de atenção então no outro...saiamos de nosso mundinho particular que gira ao redor de nosso umbigo e olhemos a volta. Tanta coisa pra fazer, gente pra ajudar, conselhos pra dar e receber. Sempre soube a importância de minha família na minha vida, porém estar sabe Deus a quantos kmts deles, da cidade que amo, dos meus amigos que também são minha família por escolha, me fez entender o quanto a gente não é nada sozinho. Vivemos em busca de realizar nossos sonhos e quando achamos estar perto de alcançar vemos que tem tanta coisa mais importante que ficou pelo caminho.. quanta coisa deixamos de fazer, de falar porque a realidade é que o ser humano se acomoda muito. Pra que dizer EU TE AMO se o outro sabe de nosso sentimento, é assim que pensamos. Engano  viu... não imaginam o valor desse EU TE AMO quando tudo que queria era tá perto daquela pessoa e forças maiores te impedem. São três palavras que nunca deveriam ser usadas em vão porque o valor delas para quem ouve é tremendo. Acho que comecei falando de jiló e terminei discursando de abobrinha, mas é porque os sentimentos quando ficam misturados, quando a cabeça pensa de um jeito e o coração grita pra fazer outra coisa até os pensamentos acabam refletindo isso.   

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

Oi Marcia, ótimo texto que faz com que reflitamos sobre a postura adotada pela maioria das das pessoas e sobre o que vale a pena darmos valor na convivência humana.

Marcia ,
Super interessante !
É a primeira vez que li esta teoria da sombra . Atacar para conhecer as armas do inimigo . Vou refletir sobre isso ...
Também achei interessante a teoria "alegria e da tristeza atribuida ao casamento e passando então para as amizades .
Aprendi muito com você hoje .
abs
Francisco

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos