Slideshow

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pesquisa aponta que 72% dos brasileiros acreditam que País tem liberdade de imprensa

O Brasil está na 47ª posição em lista elaborada pelo Instituto Gallup sobre a percepção de liberdade de imprensa em cada nação, informa a Folha de S.Paulo. O País ficou à frente de vizinhos latino-americanos, como a Colômbia (53°), Argentina (60°) e Venezuela (75°), e atrás do Chile (38°).

Pessoas de 112 nações foram questionadas se achavam que a imprensa de seu país era livre. No Brasil, 72% responderam positivamente à questão, enquanto 21% acreditam que a imprensa não é suficientemente livre. Casos como a censura ao jornal O Estado de S. Paulo e as críticas ao Governo, veiculadas nos meios de comunicação, foram lembrados pelos brasileiros.

A pesquisa, realizada entre fevereiro e dezembro de 2010, apontou que 67% dos países (média geral) acreditam ter liberdade de imprensa. Uma porta-voz dos Instituto Gallup diz não saber afirmar se as respostas negativas devem-se à censura oficial ou à falta de independência da mídia. "O que podemos ter certeza é que quem respondeu 'não' acha que a mídia em seu país não tem muita liberdade", afirmou Lauren Kanry.

Em primeiro lugar, com 95% dos entrevistados afirmando haver liberdade de imprensa, ficou a Holanda. Em último lugar, ficou o país africano Chade, em que a mídia só é considerada livre por 27%. O Equador, onde o presidente Rafael Correa trava uma 'guerra' com veículos de comunicação e jornalistas, por meio de processos judiciais, ficou na 10ª pior posição.

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

Essa pesquisa revela a realidade brasileira em que a população está realmente alienada através do que é apresentado nos meios de comunicações. Infelizmente, um plano que deu certo; criar uma geração alheia a tudo, que não questiona mais nada. Nao vejo liberdade na imprensa brasileira, vejo a imprensa manipulada pelo poder do dinheiro,,, RENATO MARTINS

Amiga obrigado pela partilha de seu post que trata sobre Liberdade de imprensa mas não vejo que o Brasil ainda tem muito a desejar neste item de Liberdade e para concluir poderia até usar os escritos do meu amigo Rento Martins que comentou com muita propriedade em que disse que esta tudo "Manipulado" e o "Povo Alienado" a tudo, pois só recebe as informações que querem que o Povo venha a saber e assim por diante, valeu!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos