Slideshow

domingo, 29 de maio de 2011

Homenagem aos 161 Anos de Juiz de Fora

Homenagem aos 161 anos de JUIZ DE FORA 

Em homenagem aos 161 anos de Juiz de Fora,conhecida no passado como Manchester Mineira ou Princesa de Minas, conheça alguns de seus atrativos turísticos. O aniversário da cidade será comemorado no próximo dia 31 de maio. Espero que gostem de conhecer um pouco mais da cidade onde nasci e fui criada.      

Academia de Comércio-Colégio e Curso Academia

Localizada na Rua Halfeld, 1179 (Centro) a Academia de Comércio, fundada por Francisco Baptista de Oliveira em 30 de março de 1891e inaugurada em 24 de julho de 1894. O objetivo da Academia de Comércio, como se depreende de seu nome, era o ensino comercial, cujos cursos seriam de acordo com o programa da escola de Altos Estudos Comerciais de Paris.

Associação Comercial

Localizada na Praça Dr. João Penido, 48/52 – Centro - no conjunto arquitetônico da Praça Dr. João Penido (ou Praça da Estação), o imóvel pertence a uma fase mais rebuscada do ecletismo, que pregava maior liberdade na utilização de linguagens e estilos, onde a ornamentação fantasiosa é a expressão mais forte. Nota-se grande influência do estilo neoclássico. Apesar de já ter havido algumas modificações no modo de implantação das construções no lote, o edifício segue o alinhamento da via pública e aproveita toda a testada do terreno. 


Casa de Cultura

Localizada na Av. Rio Branco, 3372 - a Casa de Cultura é um espaço acadêmico da UFJF, vinculado  à Faculdade de Serviço Social, aberto à comunidade e vocacionado para o desenvolvimento de atividades de extensão sobre Gerações, Trabalho e Cultura e Território e a Cidade. O espaço tem galerias de exposição, terminais de computadores com acesso gratuito à internet, filmoteca e salas de vídeo – com acervo de coleções pessoais e do projeto “Luzes da Cidade”, projeção - com aproximadamente 30 lugares, e leitura - equipada com televisão e terminais de áudio. Haverá, ainda, um anfiteatro, uma praça e uma cafeteria, localizados no centro da Casa e responsáveis pela área de vivência.


Catedral Metropolitana

Localizada na Rua Santo Antônio, 1201 – Centro - a Catedral Metropolitana foi a terceira capela a ser construída na cidade e teve a construção concluída em 1847. Era ampla, mas sem torres e encenada apenas por uma cruz de ferro. Quando o arraial foi elevado à categoria de Vila, em 31 de maio de 1850, com o nome de santo Antônio do Paraibuna, a capela passou à condição de matriz.


Cine Teatro Central

Localizado na Praça João Pessoa, s/nº - calçadão da Rua Halfeld - Centro - O Cine-Theatro Central começou a ser construído em 1928, quando a cidade já era um pólo industrial e politicamente influente, pela iniciativa dos grandes cafeicultores locais, com o objetivo de ser uma casa de espetáculos à altura do município. Aqui tem início a origem do maior símbolo histórico, cultural e artístico de Juiz de Fora. O arquiteto Rafael Arcuri assinou a planta arquitetônica do novo teatro e a decoração interna recebeu o toque do pintor italiano Ângelo Biggi. Sua capacidade é para 1850 pessoas, contando com acústica excelente, sendo considerado um dos 10 teatros mais bonitos do Brasil. Em 1994 é tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, sua administração está sob a inteira responsabilidade da UFJF.


Estádio Municipal Radialista Mário Helenio

Localizado no Bairro Dom Orione  - durante as obras de construção do estádio a Prefeitura ofereceu ônibus gratuito para que os torcedores pudessem ver sua construção. Estima-se que um público de 60.000 torcedores tenha participado da festa de inauguração. Seu nome é uma homenagem ao radialista Mário Helênio que batalhou muito pela sua construção. O Estádio Municipal é palco de jogos dos campeonatos estadual e nacional.


Centro Cultural Bernardo Mascarenhas

 Localizado na Av. Getúlio Vargas, 200- Centro- o prédio abrigou a antiga Cia Têxtil Bernardo Mascarenhas, instalada em 1888 por este ilustre cidadão que nasceu em Diamantina. Possui estilo arquitetônico inglês imitando a arquitetura das fábricas deste país. Para a introdução de motores elétricos, Bernardo Mascarenhas construiu a Usina de Marmelos, primeira da América do Sul. As atividades da fábrica foram encerradas em janeiro de 1984. Atualmente o local abriga o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, o Mercado Municipal, o centro de Formação do Professor e a Praça Antônio Carlos.


Mirante São Bernardo

Localizado na margem esquerda do Rio Paraibuna, no Bairro São Bernardo - Bernardo Mascarenhas adquiriu 16 alqueires da família Daibert, construiu casas populares para os funcionários de sua fábrica e de lá puxou uma tubulação de água para abastecer a sua fábrica, graças a uma queda d´água que ali existia. Como ele era devoto de São Bernardo, construiu um oratório e colocou uma imagem do santo para que dali ele pudesse abençoar sua indústria, além de uma mini rádio no alto do bairro, onde hoje está a capela.

Morro do Imperador

Localizado na Rua Dr. João Pinheiro, em direção ao Bairro São Pedro - inicialmente era chamado de Morro da Liberdade e é mais popularmente conhecido como Morro do Cristo. Está a 930 m de altitude, é um dos pontos mais altos da cidade sendo uma das mais belas vistas panorâmicas. O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade. No Morro do Imperador existiu também uma torre helicoidal, 1ª do tipo na América do Sul que serviu durante 15 anos à TV Industrial. Hoje em dia, o Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo e a caminhada pelas trilhas são praticados freqüentemente.



Museu Mariano Procópio

 Localizado na Rua Mariano Procópio, s/n - Bairro Mariano Procópio - em 1861, Mariano Procópio construiu uma Villa para receber a família imperial de D. Pedro II. No século XX, o espaço da casa foi transformado por Alfredo Ferreira Laje, filho de Mariano Procópio, em museu particular. Além disso, ele construiu uma nova casa em anexo, para abrigar suas coleções. Nascia assim, o primeiro museu de Minas Gerais, que abriga um dos acervos mais significativos do país com cerca de 50.807 peças em seu arquivo. É também o segundo mais importante acervo do Brasil Império. O museu foi doado à cidade em 1936 por Alfredo Ferreira Lage e torna-se Patrimônio Histórico em 1939. Hoje o Museu se tornou fundação, possuindo recursos próprios para sua conservação. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, bem como o Acervo do Museu Mariano Procópio são tombados pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais


Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

Localizado na Rua Benjamin Constant, 790 - Centro  -o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes foi inaugurado em 20 de dezembro de 2005, após obra relâmpago que redimensionou os ambientes para atender às necessidades museológicas. O piso e a iluminação foram planejados para não prejudicar as obras de arte, protegidas também por desumidificadores e controladores de ar e temperatura. O espaço conta, ainda, com sala de pesquisa, laboratórios de conservação e restauração de obras de arte, papel e reserva técnica, além de duas galerias destinadas a exposições e quatro bibliotecas: Murilo Mendes, Poliedro, Guima e Arthur Arcuri. O destaque do museu é o acervo Murilo Mendes, considerado o maior conjunto de obras modernas ingressado no Brasil na segunda metade do séc. XX, incluindo peças de Picasso, Portinari, Miró, Alberto Magnelli e Ismael Nery.


Parque da Lajinha

 Localizado na Av. Paulo Japiassu Coelho, no trevo do cruzamento para o Aeroporto e a BR-040.No local onde atualmente funciona o Parque da Lajinha, se localizava a Fazenda da Lajinha, pertencente à família dos Lajes. O Parque possui uma área de aproximadamente 43 hectares, que abriga cachoeiras, trilhas, jardins, gramados e lagos, chamando atenção para o turismo ecológico na cidade. O espaço conta ainda com coreto, bondes, quiosques, campo de futebol e uma floresta remanescente de Mata Atlântica.Foi criado em 2003 o CEDAM: Centro de Educação Ambiental cujo principal objetivo é a educação e preservação ambiental, além de pesquisas de animais em extinção.


Parque Halfeld

Localizado na Av. Rio Branco entre as ruas Halfeld e Marechal Deodoro – Centro. Oásis verde em pleno centro da cidade, o Parque Halfeld, construído no século XIX era o principal local de expressão cultural. No seu entorno encontram-se o Fórum Benjamin Colluci, a Igreja Metodista, a Igreja São Sebastião, os prédios da Câmara Municipal e das "Repartições Municipais", um conjunto arquitetônico de fundamental importância na formação do núcleo histórico local.


Universidade Federal de Juiz de Fora

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora se localiza no bairro Cidade Universitária.A Universidade Federal de Juiz de Fora, criada em 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, é pólo acadêmico e cultural de uma região de 2,5 milhões de habitantes no Sudeste do Estado de Minas Gerais. Sua criação contribuiu para reunir os cursos que já existiam, mas ficavam espalhados em alguns prédios da cidade. Atualmente é a 3ª melhor Universidade Federal do país.


Usina de Marmelos Zero
Primeira Usina hidrelétrica da América do Sul inaugurada em 1889. Foi construída por iniciativa de Bernardo Mascarenhas que desejava utilizar energia hidrelétrica em sua fábrica (Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas) e na iluminação da cidade. Edificação singela está implantada em nível abaixo da Estrada União e Indústria. O prédio transformou-se no Museu da Usina de Marmelos e tem os bens e o acervo cuidado pelo Centro de Ciências da UFJF através de um convênio assinado entre esta instituição e a CEMIG. O órgão desenvolve ainda atividades relacionadas à Educação Científica não formal e à divulgação das Ciências e da Cultura Científica.


Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 6 comments

6 comentários:

Lindas todas as imagens. O Cine Teatro é espetacular.
Parabéns à cidade pelo aniversario,e à você pela postagem.
Bjs

Olá amiga!!!
Que cidade mais linda,o Cine Teatro Central é fantástico essa cidade é tudo de bom,valeu amiga por compartilhar conosco essas maravilhas de imagens!!!
Bjsss!!

Boa noite ,Parabéns pela homenagem á sua cidade Natal, poucas cidades tem um cine lindo como o de sua cidade gostei muito.

Querida amiga Márcia,

Sua cidade é muito bonita! Infelizmnte ainda não tive oportunidade de conhecê-la, mas depois de ver as fotos e ler seu artigo fiquei curiosa!

Beijos,

Guta

Oi Márcia,
Depois de zoar, vou comentar. Rsrsrs
Senti falta de duas coisas: O Fórum e a história sobre a origem do nome Juiz de fora.
Sobre o Fórum, eu explico: Pertinho dali, certa vez, eu comi o melhor feijão tropeiro da minha vida. Nunca mais me esqueci.
Sobre o nome, eu conheço a história, mas não sei outras pessoas também conhecem. Só uma pequena observação.
Querida,
Parabéns pela bela cidade em que nasceu e vive.
Parabéns ao povo de Juiz de Fora, que já não precisa que venha um juiz de fora para resolver as pendengas jurídicas.
Um beijão.

nossa cidade é mesmo muito linda!!!Tenho orgulho de morar nela,cidade maravilhosa;

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos