Slideshow

sábado, 22 de maio de 2010

O Rouxinol e a Rosa

Um rouxinol vivia no jardim de uma casa. Todas as manhãs, uma janela se abria...



... e um jovem comia seu pão, enquanto olhava a beleza do jardim. Sempre caíam farelos de pão no parapeito da janela. O rouxinol comia os farelos acreditando que o jovem os deixava de propósito para ele. Assim criou um grande afeto por aquele que se preocupava em alimentá-lo...



... ainda que com migalhas.



Um dia, o jovem se apaixonou. Mas, ao se declarar, sua amada impôs uma condição para retribuir seu amor: que na manhã seguinte ele lhe trouxesse a mais linda rosa vermelha. O jovem percorreu todas as floriculturas da cidade, mas sua busca foi em vão. Nenhuma rosa... Muito menos vermelha.



Triste, desolado, ele foi pedir ajuda ao jardineiro de sua casa.



O jardineiro declarou que ele poderia presenteá-la com petúnias, violetas, cravos... Qualquer flor, menos rosas.



Elas estavam fora de época; era impossível conseguí-las naquela estação.



O rouxinol, que escutara a conversa, ficou penalizado com a desolação do jovem...



Teria que fazer algo para ajudar o seu amigo a conseguir a flor. A ave então procurou o Deus dos pássaros, que falou:



— Você pode conseguir uma rosa vermelha para seu amigo...



... Mas, o sacrifício é grande e poderá custar-lhe a vida!



— Não importa, respondeu a ave. — O que devo fazer?



— Bem, você terá que se emaranhar em uma roseira, e ali cantar a noite toda, sem parar.



O esforço é muito grande; seu peito pode não agüentar...



— Assim farei, respondeu a ave. É para a felicidade de um amigo!



Quando escureceu, o rouxinol emaranhou-se em meio a uma roseira que ficava em frente a janela do jovem. Ali, pôs-se a cantar seu canto mais alegre, pois precisava caprichar na formação da flor. Um grande espinho começou a entrar no peito do rouxinol, e quanto mais ele cantava, mais o espinho entrava no seu peito. Mas o rouxinol não parou.



Continuou seu canto, pela felicidade de um amigo. Um canto que simbolizava gratidão, amizade. Um canto de doação, atém mesmo da própria vida!



Pela manhã, ao abrir a janela, o jovem se deteve diante da mais linda rosa vermelha, formada pelo sangue do rouxinol. Nem questionou o milagre, apenas colheu a rosa. Ao olhar o corpo inerte da pobre ave, o jovem disse:



— Que ave estúpida! Tendo tantas árvores par cantar, foi se enfiar justamente em meio a roseira que tem espinhos. Pelo menos agora, dormirei melhor, sem ter que escutar seu canto chato.

É muito triste, mas infelizmente...


Cada um dá o que tem no coração...

Cada um recebe com o coração que tem...

 
Fonte: Portal Espírita: www.lema.not.br

"Não se encontra salvação senão pelo Amor", foi uma das principais mensagens da palestra que assisti hoje e curiosamente ( não que eu acredite em acasos...) ela se adequava bem ao texto que mais cedo escolhi para publicar .  E neste caso esta presente todas as formas de amor: o filial, de amizade, o fraterno e também o que habita os corações enamorados.


Deus sabiamente nos nutriu de muitos sentimentos, infelizmente o homem desvirtuou a maior parte deles. O texto escolhido nos mostra como podemos nos enganar facilmente pelos sentimentos. O rouxinol erroneamente julgou ser amizade a atitude do rapaz lhe dar migalhas de pão todos os dias e pagou com a vida em vão.  O mesmo acontece quando nos contentamos com migalhas de carinho e afeição ao invés de buscar aqueles que nos querem bem verdadeiramente.

A felicidade é antes de tudo um estado de espírito e depende de nós e ninguém mais. Se a presença do outro  nos faz bem e felizes significa que nos abrimos a este sentimento, que deixamos de lado o medo de errar, de encontrar obstáculos na caminhada, de sofrer uma desilusão e resolvemos correr o risco de VIVER  com todos os adendos que isso envolva. Acreditem independente do final a que esta escolha levar sempre será melhor que conviver com a dúvida.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 20 comments

20 comentários:

Olá Márcia,

Mais um belo texto, parabéns!
E, infelizmente, ele retrata algo muito comum na sociedade: a ingratidão. Tudo bem que o rapaz não sabia que o rouxinol havia se sacrificado por ele; mas julgá-lo insensato da forma que fez, foi muito ruim.

E muitas vezes temos pessoas que cuidam de nós em segredo, e às vezes agimos como ingratos. Na verdade o ideal é tratarmos todos da melhor maneira possível, para evitarmos situações assim.

Abraços.

Olá Márcia!
Minha querida, eu fico muito feliz quando vejo a carinha de um amigo que votou na minha notícia, ainda mais quando este amigo faz um comentário ou conversa comigo, através do espaço. Afinal, você já me conhece bem e não escondo que estou aqui para escrever sôbre meus sentimentos e visão das coisas, mas também para conversar.
Só que eu sei que muitas vezes, eu gostaria de ler e comentar muito mais textos e não consigo por falta de tempo, pois tenho meu trabalho fora de casa, minha casa( que já nem cuido mais como antes, por causa de querer estar aqui mais presente, minha família. Então, como eu poderia ficar julgando você por sua ausência? No máximo a gente pode sentir sua falta ou, talvez eu te pergunte um dia por que está sumida, mas nada mais do que isto( e será por saudade e querer bem).
Já tenho aqui um amigo com quem gostaria de todo dia poder dizer um bom dia, ou pelo menos trocar uma frase. Contudo, tenho aprendido coisas novas aqui, inclusive que, neste caso,preciso me policiar, pois não gostaria de ser inoportuna. Assim, minha cara,não tema ser julgada por mim, ou por quem tenha bom senso e seja seu amigo. Todos sabemos que não é possível nos dedicar só ao dihitt.
Um beijinho e tenha calma em suas resoluções. Desejo tudo de bom.Obrigada por dar um alô, assim sabemos que gosta de nós e só está precisando se cuidar(o que faz muito bem em fazer).
Vera.

Belíssimo ensinamento... Deveria se chamar, O Rouxinol e a Migalha.
porque a"Rosa" mesmo,ainda é só 1 botão em nossos corações "esfarelados"...

Olá, Márcia!
Essa história foi comovente e é o que infelizmente ainda acontece: A falta de valor entre as amizades.
Adorei seu blog! Continue assim...
bjinhus

Márcia
Excelente escolha, o texto traz uma grande verdade, nem sempre nossos atos são recebidos da maneira que pensamos.

VivercomSaúde

Olá Marcia,
Me lembrou uma frase que uma amiga usa no MSN: "Não trate com prioridade quem lhe trata como opção".
Migalhas são muito bem vindas quando conseguem sustentar uma amizade, mas não podem ser alicerces para sacrifícios insuportáveis. Que causem dor.
Belo texto!!!

Um forte abraço!

Muito comovente e triste,o pobre passaro escolheu a morte para agradar quem considerava ser seu amigo...conosco não é diferente,muitas vezes fazemos aquilo que vai além das nossas forças e não recebemos nem um "obrigado" sequer.
Bjos

Oi,
Márcia,
esse é realmente um belissímo texto mostra que podemos nos enganar facilmente e fazer falsos julgamentos. Mas, acima de tudo mostra que quando temos amor no coração não tememos nada..
Beijão no coração, bom domingão e fica com Deus

Belissimo texto Marcia.
Quem vive de migralhas são as pessoas que tem tendencia a se alimentar com ilusões.
Isso acontece com muita frequência em nossa sociedade.
Você cita em seu comentário, que o homem desvirtuou a maior parte dos sentimentos que Deus nos deu.
Eu acredito que muitos dos bons sentimentos que ganhamos, nem existam mais.
Certa vez em uma palestra de Herculano Pires, ele disse: quem estiver aqui em busca de recompensas, pode se retirar.
Uma palestra sobre o amor não foi feita para vocês.
O amor e a amizade tem que ser um caminho de duas vias, só assim não colhemos sofrimentos.
Parabéns pela escolha do texto e por seu comentário complementar. E não nos deixe muito tempo esperando pela sua próxima publicação.
Um grande abraço
Giba

Olá querida amiga Márcia,

Como sempre, mais um magnífico texto nos apresenta.

Aprendemos uma grande lição, que devemos tratar a todos, indistintamente, com amizade, lealdade e amor para não incorrermos no risco de sermos ingratos para com as pessoas que nos cercam.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Fazer o bem sem olhar a quem, não para receber recompensas, mas porque é o mais certo.
Se deixarmos de fazer o certo por achar que o outro não merece, estaremos sendo iguais a ele.
As vezes uma pequena palavra de incentivo ou conforto, muda as pessoas para melhor.

Uma ótima semana para todos!

Amiga Márcia, esse texto é emocionante e triste demais. Mas acredito que nos passa uma grande lição de vida. Fiquei encantando com a beleza do que escreveu. Abraços. Roniel.

nossa
que dó do rouxinol viu?
certamente que a ingratidão é uma coisa deveras triste...

Parabéns pela narrativa seu post muito interessante, gostei.

Parabéns pela narrativa seu post muito interessante, gostei.

Lindo texto, mostra como somos ainda como somos ignorantes espiritualmente, o que nos provoca uma cegueira e não vemos o bem que as pessoas nos fazem, conseguimos apenas enxegar o mal. Parabés, bjos

Marcia, primeiro eu fiquei emocionada e depois chocada, tanto que nem sei mais o que dizer. Infelizmente, tem muitos homens como ele. E se ele fosse inteligente, não faria a vontade da moça, transformaria outra flor num símbolo, era só usar a formula do amor. Mas desprovido, nunca o saberia fazer.

Oi Márica, legal esse post, gostei mt.
tem post novo la no blog lindona bjssssssssssssssssssss

Legal, essa adaptação do conto de Oscar Wilde ficou poética, gostei.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos