Slideshow

domingo, 11 de abril de 2010

Acontecimentos que marcaram o dia 11 de Abril

Acontecimentos que marcaram o dia 11 de Abril ao longo dos tempos

1713 - Os primeiros tratados de Paz de Utrech são firmados: a união entre Espanha e França é eliminada, e a Inglaterra inicia seu império colonial.

1775 - Última execução por bruxaria na atual Alemanha

1814 - Napoleão, abandonado por seus generais e seus parentes, abdica em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos e, posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.

1900 – Falecimento de Bezerra de Menezes, médico, escritor, político e espírita brasileiro.

1916 - Estados Unidos e Nicarágua firmam um convênio. A Nicarágua concede ao país norte-americano o direito exclusivo de construir e explorar um canal interoceânico pelo seu território.

1917 - O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, após submarinos alemães afundarem o barco brasileiro Paraná, nas proximidades da costa atlântica francesa.

1945 - O campo de concentração nazista em Buchenwald é o primeiro a ser aberto pelas tropas aliadas no fim da Segunda Guerra Mundial.

1946 - Os Estados Unidos reatam oficialmente suas relações com a Argentina.

1955 - Na Coreia, o Taekwondo ganha registro e especificação pelo General Choi Hong Hi.

1956 - Elvis Presley chega ao primeiro lugar na parada da Billboard com as canções Heartbreak Hotel e I Was The One.

1962 - Termina o processo de mais de mil exilados em Cuba. Fidel Castro exige dos Estados Unidos US$ 62 milhões em troca dos prisioneiros.

1963 - É publicada a encíclica do Papa João XXIII, chamada de Paz na Terra, Pacem in Terris. Nela o Papa afirma que cada ser humano é uma pessoa; isto quer dizer, que ele é provido de inteligência e liberdade de ação e que uma injustiça muito séria é cometida por aqueles que tentam exterminar outros povos.

1964 - Dez dias depois do golpe militar, o general Castello Branco é eleito indiretamente para a presidência da República.

1966 – Nascimento de Zeca Baleiro, cantor brasileiro.

1968 - A guerra racial eclode nos Estados Unidos depois do assassinato do líder negro Martin Luther King.

1970 - A Apollo 13 é lançada com destino à Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio durante a viagem transforma a missão em uma tentativa de salvar as vidas dos três astronautas. Dias depois, eles voltam à Terra com sucesso.

1979 - O presidente Idi Amín Dadá é derrotado em Uganda.

1990 - O Congresso brasileiro aprova o Plano Collor.

1991 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara o cessar-fogo oficial da Guerra do Golfo. Isto ocorreu cinco dias após o ditador do Iraque, Saddam Hussein, ter aceito os termos para o fim da guerra.

2001 - Cerca de 50 pessoas morrem esmagadas na África do Sul por causa de um tumulto durante um jogo de futebol em Johannesburgo. As equipes Kaizer Chiefs e Orlando Pirates eram as favoritas ao título do campeonato nacional.

2002 - Golpe de Estado contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que retoma o poder dois dias depois.

2009 - Susan Boyle se apresentou no programa de calouros britânico Britain's Got Talent sendo aplaudida de pé pelo público.

          WWW.WIKPEDIA.COM.BR

Mais um mês se passou e o Jornalismo Antenado dá continuação a esta série de fatos que vem agradando aos amigos e leitores do blogger. O mês de abril, como podem ver nesta 4ª edição da Série Fatos que Marcaram Época, vem recheado de acontecimentos com algumas personalidades que foram ícones de seu tempo outros até de gerações.

Alguns desses mais marcantes a meu ver ficou  a morte por assassinato de Martin Luther King, que sempre será um líder negro que nos deixou muitos ensinamentos e a aprovação do Plano Collor pelo Congresso  que prejudicou muita gente em nosso país. Outros fatos foram interessantes como a participação de Susan Boyle  no concurso e toda posterior repercussão a respeito,seus vídeos mesmo depois de uma no em exibição no Youtube são vistos por milhares de pessoas. Ainda continuando no tema música chegada de  Elvis Presley  ao primeiro lugar na paradas, um ícone  que embalou multidões por décadas. A derrota de  Idi Amín Dadá em Uganda, um ditador altamente carismático que massacrava toda uma sociedade sempre será algo digno de ser comemorado. Espero sinceramente que tenham gostado de mais essa viagem no tempo e podem aguardar que em maio tem mais!

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 10 comments

10 comentários:

Adorei viajar no tempo e ver a fotografia de Bezerra de Menezes, um grande homem a serviço da humanidade.
Namastê!
João

Marcia
Gostei de recordar em especial a do Hugo Chavez e a de Susan Boyle.
beijnhos
joana

Olá, Márcia!

São vários acontcimentos que verdadeiramente foram relevantes. Em vários dos que foram citados em seu artigos tiveram significado muito gande para o Brasil e seu povo.

Abraços

Fracisco Castro

Muito boa matéria, bem lembrada e parabéns por seu trabalho neste post.
Abraços forte

Interessante que o dia 11 de abril, em diferentes anos e seculos, foi bem marcante. Como:
1775, 1814 e 1956. Dentre outros.

Bezerra de Meneses, uma personalidade ainda presente entre nós, em nossos corações.

Bom trabalho!

Engraçado lembrar que o mesmo Congresso que aprovou o Plano Collor, foi o mesmo que aprovou seu impeachment. A história é mesmo fascinante.

Um forte abraço!

Olá Márcia,

É muito bom ver o tempo passar nestes acontecimentos! Curioso como nos finais do sèc. XVII ainda se executavam pessoas por "bruxaria".

Beijocas
Luísa

Olá querida Márcia,

Realmente foi mais uma fascinante viagem no tempo. Só fico triste porque na época de escola eu sabia muitas dessas datas, agora esqueci quase todas, risos.

Beijos.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos