Slideshow

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ciúmes: quando o Amor vira Doença

Como proceder quando o namoro perfeito vira pesadelo?

Em entrevista ao site Opinião e Notícia, o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, autor dos livros Ciúme – O medo da perda e Ciúme – O lado amargo do amor, defende que, embora seja muito comum, o ciúme não pode ser considerado normal, no sentido de saudável, pois sempre revela uma fragilidade pessoal: “Desde uma personalidade insegura até mesmo um transtorno obsessivo-compulsivo podem estar atrás de uma manifestação de ciúme, de posse, de medo de perder alguém ou de ser passado para trás”, ressalta.

Ferreira-Santos explica que, em situações extremas, a pessoa perde totalmente o contato com a realidade e aquilo que é apenas uma fantasia derivada do medo se transforma em uma realidade delirante. Nesses casos, a pessoa não apenas desconfia do outro, mas tem uma certeza de que está sendo traído sem nenhuma evidência concreta. Independentemente de as evidências serem reais ou imaginárias, em muitos casos, o ciumento acaba partindo para a agressão para defender “o que é seu”.

O ciúme tanto faz muito mal  para quem sente, como para a pessoa alvo desse sentimento . Em junho deste ano, um crime aparentemente passional chamou a atenção do país: Alessandra D’ávila, de 35 anos, matou o marido, o empresário Renato Biasotto, no apartamento que eles moravam em um edifício de luxo da Barra da Tijuca. À Rádio CBN, Eduardo Pedrosa, que estava com o casal antes do crime, disse que Renato era obcecado pela mulher e que a causa do crime deve ter sido ciúme. Na véspera do assassinato, Alessandra participou de uma comemoração de Dia dos Namorados com um grupo de amigos e publicou as fotos do encontro no site de relacionamentos Orkut.


“A pessoa ciumenta, que apresenta transtornos ou de personalidade ou neuróticos, pode, a partir de uma simples desconfiança desenvolver um quadro de intenso sofrimento psicológico para si mesma e para o outro, tomando atitudes agressivas e desmedidas que, no limite, podem chegar aos chamados “crimes passionais”, afirma Ferreira-Santos.

Quando é necessário tratamento


Quando a situação atinge níveis de ansiedade, angústia e aflição que tornam a vida do ciumento e de quem com ele convive insuportável é hora de procurar ajuda. “Quando percebermos que nossos esforços não surtirem efeito já é hora de procurarmos uma ajuda especializada e deixarmos de justificar as atitudes do parceiro e de delegarmos ao tempo e ao outro a solução deste impasse”, afirmou Thiago Almeida.

De acordo com Ferreira-Santos, o tratamento se faz através de uma psicoterapia em que se procura determinar e sanar as crenças disfuncionais do paciente, acompanhada ou não do uso de medicação, geralmente os modernos antidepressivos ou estabilizadores de humor. E não adianta o parceiro tentar minimizar o ciúme do outro. Para Ferreira-Santos, o fato de tentar se justificar o tempo todo e mostrar que não há nada de errado não ajuda em nada: “O que vale é o cuidado e o carinho que a pessoa possa demonstrar pelo parceiro ciumento, valorizando suas qualidades quando elas são verdadeiras”.

A chave para um relacionamento livre de ciúme pode estar no início da relação. Ferreira-Santos ressalta que muitas vezes uma pessoa se deixa enganar por um parceiro que simplesmente parece zeloso e paulatinamente deixa que o outro domine a sua vida, impondo-lhe limites cada vez maiores, até se transformar numa verdadeira “gaiola nem sempre dourada”. “Como quase tudo em medicina vale mais a prevenção do que a tentativa de cura. Acreditar que depois tudo irá se modificar é o erro crasso que muita gente comete ao estabelecer uma relação com alguém ciumento”.


Confira os quatro tipos de ciumento, segundo Ferreira-Santos:


Zeloso – O zelo é a verdadeira prova de amor, pois é um sentimento altruísta, voltado para o bem estar do outro, acompanhado de carinho e afeto pela verdadeira possibilidade do outro ser na vida.

Enciumado – O enciumando é aquela situação eventual, em que a pessoa entra em contato com sua própria insegurança perante a presença de um terceiro que, de fato, apresente alguma ameaça aos seus valores pessoais. É transitório e deve ser trabalhado dentro de si mesmo e com seu parceiro, reconhecendo que se está com ele é porque há muitas outras características que o tornam uma pessoa realmente querida.

Ciumento – O ciumento é, geralmente, uma pessoa possessiva, insegura de si e de seus valores, que imagina ser passível de abandono ou traição. Vê em qualquer ação independente de seu companheiro uma ameaça à relação e sofre imaginando que pode ser traído ou abandonado devido à sua insignificância.

Delirante – O ciumento patológico ou delirante é aquela pessoa que apresenta um real transtorno mental, no nível físico, cerebral (tipo arterioesclerose, esclerose alcoólica, demências em geral) que acredita delirantemente que o outro possa abandoná-lo ou traí-lo. É a chamada “Síndrome de Otelo”.

Fonte : http://opiniaoenoticia.com.br/

No início tudo ia muito bem, a impressão é que vivia um conto de fadas, tamanho era o amor demonstrado ... até que um dia ... uma simples mensagem de celular enviada por engano para você gera uma discussão de horas. Alguém já ouviu uma história parecida, ou pior, vivenciou algo parecido? Bom, assim começam as crises de cíumes e se começarem a ser frequentes podem minar até o amor mais promossor. O que muitos definem como sendo o tempero do amor, pode até mesmo virar doença e estragar a vida de quem sente e a de quem é objeto desse sentimento.

Quem já viveu uma situação dessas, sabe bem o que é você ser alvo do descompenso emocional de alguém. Ninguém pode aceitar virar refém de seu amor. Se existe desconfiança sem motivos reais o melhor a se fazer é sentar e ter uma conversa franca com o parceiro ( a ), se  a pessoa continuar com as crises de ciúmes ou aceita procurar um terapeuta e se tratar, ou então melhor dar um fim nessa relação, antes que alguma tragédia aconteça . 

Cuidar de seu parceiro (a), de seu relacionamento é uma coisa, aprisioná-lo dentro de uma redoma, transformando-o  em um objeto, não é sinônimo de amor e sim de posse. Não podemos possuir pessoas ou sentimentos, somos pessoas únicas, cada qual com sua cabeça, sua criação e príncipios. Ataques de ciúmes nunca foi, nem será demonstração de amor .

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 16 comments

16 comentários:

E acrescento: não precisamos, aliás, não devemos precisar de ninguém para ser feliz. Ou seja, aquela história de "sem você eu não sou nada", "você me faz feliz", "eu não seria feliz sem você em minha vida" é um atestado de refém, é um aceite para situações vexatórias e opressoras como as causadas pelo ciúme doentio :)

Abração, Márcia!

Não dá pra viver sem ciúme! Ele faz parte do amor. Mas na dose certa, quando significa zelo, cuidado, bem querer.
Agora infelizmente em certos relacionamentos, a possessividade é veneno para os ciumentos. E é ai onde mora o perigo.

Tema provocante...rsrs

Um abraço!

Olá Márcia!

Eu concordo basicamente com o terapeuta: os ciumes são sempre sinónimo de alguma lacuna emocional na pessoa que os sente.

Na minha opinião tem a ver com a insegurança que gera um sentimento de posse desproporcionado. O ser humano é um animal e só começou a ser monogâmico por imposições sociais ao longo das civilizações. Isto é, quando se começou a relacionar o amor (sentimento) com o sexo (acto de prazer e procriação), por necessidades da organização social das tribos e depois dos povos (também do ponto de vista da saúde/higiene). Bem, esta é só uma associação de ideias para justificar, porque pode o amor trazer esse desconforto.

Mas há casos dramáticos gerados pelos ciumes e isso faz-me ter a certeza que esses indivíduos são mesmo doentes. Depois há as convenções sociais, como me parece ter sido o caso que contas: um engano (por imposição social isso não poderia acontecer), uma mentira (por conta do engano), uma discussão (por conta da mentira) até chegar a uma possível ruptura, por conta de tudo o resto. Do lado do mentiroso há o sentimento de culpa (esconde um facto), do lado do enganado há o sentimento de posse (não admite que alguém "dele" possa agir de determinada maneira).

Excelente artigo!

Beijocas
Luísa

Márcia,

Parabéns por nos apresentar este interessante artigo que nos leva a uma profunda reflexão!

Bjs,

FrancK

E amiga uma matéria que requer muita reflexão, opinar simplesmente é fácil, mais opinar com conhecimento é preciso entender cada caso, é muito controvésio, mais a matéria é esclarecedora.
Abraços forte

Marcia.
"O amor poderá ser cego, mas o ciúme vê demais".
Beijão
Felipe

Eu já fui um ciumento delirante. Mas a única salvação de quem se encontra nesse estado é chorar, chorar muito, por pra fora, e depois reerguer sua auto-estima encima dos destroços do que se foi outrora. Eu nunca precisei de remédios. Mas disso em diante, já lá se vão anos!!

Hoje sou um enciumado!! Nada mais que isso!! Mas é a auto-estima que deve ser realimentada!! Nunca ficarmos sós, sempre estarmos envoltos com atividades que dominemos, com pessoas que nos valorizem!!

E claro, estar disposto a ceder em algumas situações, pois a liberdade e a confiança são ingredientes básicos para uma relação saudável!!

Bjs Márcia!

Márcia,

Seu texto é tão bem elaborado que não carece de comentários que venha acrescentar ou tirar. Esta é a minha opinião. Quando recebi o "convite" para ver a matéria e comentar,

lembrei-me de imediato de dois textos bíblicos bastante interessantes. O mais interessante é que, mesmo não citados no seu texto, suas considerações estão no texto: ao descrever

o lado...digamos... negativo do ciúme e o "positivo", que diz respeito ao ciumento zeloso.

"porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme" Cantares 8:6. Três das quatro características do ciumento, confrontados com o texto bíblico nos permite dizer que o ciúme é de "matar" aquele que o sente o tempo todo. É como tomar veneno aos pouquinhos. E de fazer desejar a morte aquele que é vítima dele, por não existir algo que seja pior ou tão ruim.

Para o ciúme zeloso encontramos fundamento no texto da Carta de Tiago(4:5), o qual fala daquilo que Deus espera dos que tem comunhão com ele. "Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?" Ciúme, aqui, tem sentido de zelo. Ora, Deus espera que aqueles que firmaram um compromisso de comunhão com Ele viva de acordo com seus ensinamentos, palavras e atitudes. De forma resumida, em justiça, amor, bondade, fidelidade. Se alguém está compromissado com outro seja um namoro sério ou casamento, no mínimo se espera de ambas as partes fidelidade, zelo, um sentimento voltado para o bem estar do outro.

Numa relação em que haja alguns dos comportamentos do enciumado, ciumento ou delirante, sem que tenha havido uma quebra de confiança, a meu ver é delicado e preocupante.

Acho que o convite para comentar pede algum depoimento pessoal, estou certo? Estou casado com Sonia há pouco mais de 30 anos e começamos a namorar há 33 anos (1977). Desde o início do nosso namoro procuramos observar aquilo que agrada ou chateia o outro. Posso afirmar que somos zelosos um do outro. Entre nós não aceitamos brincar de fazer ciúmes: nós não nos provocamos ou "testamos" e nem permitimos que alguém de fora tente fazer o mesmo. O resultado disso é que nunca brigamos por causa de ciúmes.

No post do Dieguito sobre o casal 20, o RobMaia perguntou se alguma vez rolou alguma cena de ciúme entre nós e quem pagou o maior micão. Contei-lhe uma situação engraçada, mas que me incomodava bastante todas as vezes que acontecia. Havia um rapaz na igreja, que frequentou uma outra igreja que a da Sonia na época da infância e adolescência. E isso não foi há muito tempo, pois o sujeito era um solteirão quarentão+uns (eu e Sonia passamos dos 50 há pouco mais de um ano). Num dado momento ele tornou-se membro da igreja onde eu e Sonia congregávamos. Todas as vezes que nos encontrava, apertava a minha mão e a da Sonia ele puxava e beijava. Num belo dia estendi a minha mão para ele beijá-la também. Foi a forma polida que encontrei para dizer para ele que não gostava do que fazia. Ou ele beijava a minha também, ou parava de beijar a mão da Sonia. Não beijou mais. Ataque de ciúme ou zelo?

Abraço do amigo,

Antonio

Olá querida Márcia,

A questão do ciúme é bem delicada.

Há pessoas que pensam que relacionamento sem ciúmes e como se uma pessoa não se importasse com a outra. Outras acham que um mínimo de preocupação já é um ciúme exagerado.

É claro, há um limiar entre o normal e exagerado, que deve ser respeitado. Tudo em demasia (excesso ou falta), é ruim. Já na medida certa, como disse na figura, pode até ser um tempero para a relação.

Beijos.

Olá querida amiga,

Excelente texto. Parabéns pelo post!

Eu considero o ciúme como insegurança por parte de quem o sente.

Se há amor, sinceridade, amizade, cumplicidade entre o casal, não sobra espaço para o ciúme.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Oi Márcia

Muito interessante este teu artigo e muito completo também. Praticamente não há o que acrescentar.

Mas vou deixar minha opinião aqui. Acho que conheço os dois lados desta moeda.

Já fui ciumenta. Nada que passasse dos limites, já que sempre fui ardorosa defensora da liberdade que as pessoas devem ter de fazerem o que acreditam ser o mais correto. Mas o suficiente para estressar a relação. Quero ressaltar que algumas pessoas, talvez por insegurança também, gostam de testar o sentimento do outro provocando ciúmes, o que não ajuda em nada para quem tem esta tendência.

Até que um belo dia, me tornei o alvo de um ciumento. Posso te garantir que fiquei curada. Nada como experimentar um pouco do próprio veneno.

Penso que todos os problemas que temos têm relação com excessos e desequilíbrios. Acredito que é quase impossível a gente evitar um certo temor de perder a pessoa que amamos. Mas quando o ciúme se revela em desconfianças infundadas, em procura de pistas e provas de coisas que nunca existiram, questionários intermináveis, perseguições implacáveis, daí para a violência é um passo. E quem se sente assim deve procurar tratamento.

Para mim, a base de qualquer relacionamento, inclusive o de amizade, é a confiança. Quando isso se rompe, seja por fatos concretos, ou por imaginação fértil sem base real, não há relação que resista.

Este é o primeiro comentário que faço aqui, acho que me empolguei, o Post é excelente! Desculpe, tá?

Bjs Denize

Excelente artigo!

Gostei muito das explicações de cada característica de ciume, cada um contendo o seu papel, pro bem ou para o mau da relação.

Grande Abraço!

Bom post.
Admito que sou muito ciumento. Não é possível amar sem ter cíumes, na minha opinião. É uma prova de que amamos mesmo essa pessoa especial e de que não a queremos perder.

Não existe o ciúme bom e o ciúme mal, o que existe é um sentimento de menos valia, uma grande insegurança que leva um parceiro a desconfiar do outro. Quando se ouve falar que em uma relação precisa haver ciúme temos um caso típico de dois inseguros se amando (ou seria se armando?). É muito comum a idéia de que o ciúme é tempero do amor, que o outro nos completa, que alguém pode roubar nosso bem querer... São idéias arraigadas que não se desfaz de uma hora para outra. Quem ama, ama primeiro a si mesmo, respeita a si mesmo. Isso não é egoísmo. Ninguém pode amar o outro se não amar a si próprio. Não pertencemos a ninguém a não ser a nós mesmos. Um namoro ou casamento é uma relação de companheirismo, de ajuda mútua e não uma prisão. Nossa, esse tema incita a uma longa conversação. rs
Parabéns pelo post
Beijos
Bel

oi boa noite nao sei se meu ciumes e doentiu mas tenho ciumes do meu marido se ele falar com uma mulher no msn ja e motivo pra mim ficar louca de raiva a ponto de desligar o computador.val bjs!

Voce tá sofrendo com um relacionamento dificil ?Ciumes exagerado, agressoes verbais e até mesmo fisica ?
E mesmo assim voce ama ele mais do que a si mesma ? E só de imaginar ficar sem ele , voce acha que pode morrer ? Isso é um amor doentio . Se precisarem de conselhos , ajuda ou ate mesmo desabafar , podem contar comigo .Pretendo ajudar quem precisa, pois passei por grandes experiências de vida sobre esse mesmo problema. E hoje estudo bastante sobre esse assunto . Entao quem quiser . Atendimento online , (fico disponivel quase o dia todo ) :
MSN: jessicacafelista@hotmail.com
Blog(no momento em construçao) : http://thuglove-isnotlove.blogspot.com.br/

''Acredite , se amar é só sofrer , entao saiba que não é amor .''

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos