Slideshow

quarta-feira, 18 de março de 2009

INCOERÊNCIA: Brasileiros empreendem mais

Pesquisa GEM mostra crescimento do empreendedorismo no país :

O Brasil é o terceiro mais empreendedor entre os países que fazem parte do G-20, atrás apenas da Argentina e do México. Ao todo são 14,6 milhões de brasileiros que desempenham alguma atividade empreendedora. A informação consta da edição 2008 da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada hoje pelo Sebrae, que mede as taxas de empreendedorismo mundial. A pesquisa aponta ainda um aumento no número de jovens empreendedores no país e de pessoas que estão planejando mais para empreender.A GEM mede as taxas de empreendedorismo mundiais (TEA), reunindo dados estatísticos de 43 países. A Argentina obteve a maior taxa entre todos os membros do G-20, 16,5%; em seguida, o México, com 13,1%; e o Brasil, em terceiro, com 12,02%.O Brasil continua com uma TEA superior à média dos países observados pela pesquisa GEM, que foi de 10,48%. Ao analisar a média histórica do Brasil em relação à média dos demais países participantes da pesquisa, a TEA média brasileira de 2001 a 2008 é de 12,72%, contra uma média de apenas 7,25%. Isso reforça que o Brasil é um país de alta capacidade empreendedora e que, na média, entre 2001 e 2008, o brasileiro é 75,6% mais empreendedor que outros países.A pesquisa revela também que 15% dos jovens entre 18 e 24 anos no Brasil empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Para se ter uma idéia do crescimento, a taxa média de empreendedorismo jovem de 2001 a 2008 ficou em 11,9%. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%). Em contrapartida, o Brasil possui um dos menores índices de participação do adulto de meia idade (55-64 anos) no empreendedorismo (3%).
Outro dado importante é que pela primeira vez desde que o estudo é realizado no país, inverteu-se a proporção entre as pessoas que empreendem por necessidade e oportunidade. Para cada brasileiro que empreende por necessidade há dois que o fazem por oportunidade, o que mostra que pessoas estão abrindo seus negócios de forma mais responsável e planejada.DesafiosApesar dos resultados positivos, a GEM 2008 revela dados preocupantes. A inovação ainda está longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras. Apenas 3,3% dos empreendedores ouvidos pela pesquisa acreditam que seus produtos podem trazer alguma novidade para quem comprá-los. Em oposição a este dado, 68% dos brasileiros acreditam na importância de se lançarem produtos inovadores, segundo a GEM. O dado revela que o consumidor brasileiro quer inovação, mas as empresas ainda não conseguem atendê-lo.Outro ponto de preocupação diz respeito ao intra-empreendedorismo, conceito relacionado aos funcionários que, com sua atitude, contribuem para a inovação nas empresas em que trabalham. A taxa de intra-empreendedorismo no Brasil ficou em apenas 0,6%.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE-MG - em 17/03/2009

Pensem comigo.. se realmente o Brasil é um país tão empreendedor... como podem tantas pessoas estarem morrendo todos os dias de fome, falta de um bom atendimento médico nos hospitais públicos.Como pode o desemprego ser tão grande num país onde dizem que "se plantando tudo dá"?? Acho incoerente essa constatação, poderíamos viver tão mais tranquilamente se nossos governantes realmente se preocupassem com quem os elege ao invés de preocupar-se com desvios de dinheiro público pra suas contas bancárias, se fossem cobrados impostos de modo justo, pois há de se concordar que são os pequenos empresários que movem a engrenagem no país, pois deles são cobrados valores fora da realidade. Enfim... esse desabafo é apenas uma maneira de nos colocar todos a pensar um pouco que podemos mudar isso, basta que tomemos consciência que está em nossas mãos o poder de modificar o futuro..nosso e dos que ainda virão.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos