Slideshow

quinta-feira, 12 de março de 2009

Crítica sobre o filme Círculo de fogo que retrata a Batalha de Stalingrado

O filme “Círculo de Fogo”, se passa no ano de 1942/1943, relatando o fato histórico da resistência do exército vermelho à invasão alemã na cidade de Stalingrado durante a 2ª Guerra Mundial.
Já em seu título, pode-se desprender uma menção explícita ao cerco nazista a que foi submetidos o exército russo e a população de Stalingrado.Outros também poderiam entender por “círculo de fogo” como sendo o duelo entre os dois atiradores de elite principais do filme, o “vilão” alemão e Vassili, o herói russo.A ideologia apresentada é a do comunismo russo e do nazismo alemão, ambos escorados pela propaganda do nacionalismo exacerbado, o patriotismo acima de tudo, onde se deve lutar e morrer por sua pátria a qualquer custo.O filme retrata todo o despreparo e falta de recursos dos soldados russos frente a um inimigo muito bem armado, além do fato de serem acuados e obrigados a enfrentá-los sem possibilidade de recuarem, correndo o risco de serem mortos pelos próprios compatriotas “camaradas” se assim o fizessem.Essa cena, especificamente, deixa clara a angústia e desespero de se encontrar em pleno combate estando em desvantagem.Por carregar o nome de seu governante, Stalin, a cidade de Stalingrado era considerada o ícone soviético e existia o pensamento se ela caísse, todo o exército vermelho cairia também e esse fato deveria ser evitado de qualquer jeito.
A figura de Vassili foi “criada” por Danilov frente à necessidade de se ter um herói para servir de exemplo a ser seguido elo exército russo.Vassili conseguiu ser não somente mais um herói entre tantos encontrados na história da humanidade, isso aconteceu porque mesmo diante de tanto ódio e autoritarismo, conservou seu caráter e dignidade, além de conseguir encontrar espaço para um amor em meio a toda aquela trágica situação.Aliás, esse amor do atirador por Tânia, foi o alvo da discórdia entre ele e Danilov, levando ao oficial a agir de forma individualista e egoísta movido pelo ciúme tentando afastar os dois, artimanha que não teve resultado.
Todo o conflito relatado no filme aconteceu devido à briga pela obtenção de poder e ganância de Hitler pelos poços de petróleo russos, nesse caso vence quem conseguir bater o inimigo mais vezes nos confrontos de maior importância. Os generais nazistas esperavam que a população russa, oprimida pela ditadura de Stalin, receberia os alemães como salvadores, só que isso não aconteceu e frente à figura de herói, houve uma reviravolta no confronto onde o exército vermelho começa a ter uma reação frente ao exército alemão.
No final, as baixas humanas foram bem grandes para ambos os lados, também as perdas financeiras colossais e a vitória em 1943 seria russa, contrariando as expectativas iniciais.A batalha em Stalingrado seria para muitos considerada como um momento decisivo na 2ª Guerra ,onde o destino de Hitler foi selado.
Em meio à verdadeira história relatada pelo autor, o amor surgindo diante de tanto ódio deixa uma mensagem de esperança por tempos melhores, onde a guerra não se fará necessária e a raça humana será menos egoísta, gananciosa e individualista.Resta esperar que esse dia chegue
logo.

By JORNALISMO ANTENADO with 3 comments

3 comentários:

Eu amei esse filme, o meu professor de História passou mês passado, pois estamos estudando sobre a crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial. Esse filme me fez entender muito melhor a matéria. É MUITO PERFEITO TUDO ISSO QUE CONTA NO FILME! AMEEEIII!!!

eu achei esse filme perfeito ainda mais que eu gosto de guerra meu prof de geografia passo achei que geografia era mapa essas paradas mas isso e de história kkk valeu o resumo me ajudou em meu trabalho xau

Duvidas...Como o partido Bolchevique tratava o povo Russo??E como o filme mostra no início a RússiaxAlemanha??

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos