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quinta-feira, 19 de março de 2009

BLOGUEIRO NÃO É JORNALISTA

Em meio a cobranças, blogueiros refutam a comparação de sua atividade com o jornalismo e destacam o poder da livre opinião como sua principal característica


A cada minuto são criados mais dois blogs no mundo, somando-se aos outros 112,8 milhões que povoam a rede, segundo dados de agosto de 2008 da empresa de busca e medição Technorati, uma das mais respeitadas na internet. A mesma entidade havia detectado cerca de 4 milhões de blogs no final de 2004. Ou seja, em apenas quatro anos, a chamada "blogosfera" cresceu 2.720%. Diante de números assim, há quem defenda que novas mídias como essa exercerão cada vez mais o papel de informação e entretenimento antes restritos aos veículos de massa, detentores de grandes audiências, equipe profissionalizada, e tradição histórica, como os jornais impressos e a televisão. Desse complexo panorama de transformações surge uma analogia entre as mídias tradicionais e digitais e, conseqüentemente, uma irrefreável indagação: o blogueiro é o novo jornalista?
"Blogueiros e jornalistas são coisas tão diferentes que nem deviam ser discutidas", afirma Bruna Calheiros, principal figura por trás do blog Smelly Cat, dedicado a curtas e longa-metragens em animação. Apesar da assertividade da blogueira quanto à separação de universos e de sua formação em publicidade, sua página tem abordagem bastante informativa e é constantemente atualizada com as últimas novidades do gênero. Publicou diversos posts sobre o festival AnimaMundi, por exemplo, sem nada dever aos críticos mais tradicionais do setor. Bruna garante que não segue regras e nem pretende fazê-lo: "tenho meu tom, minha maneira e coloco minha personalidade nos textos". Mas ela pertence a um grupo de blogueiros que se propõem a tratar de certos assuntos tão bem quanto o faria um jornalista treinado para isso, quando não melhor.
É o que acontece, por exemplo, com o catarinense Rafael Ziggy, autor do SimViral, blog dedicado a marketing e publicidade. Ou com Nick Ellis, que faz de seu Digital Drops uma fonte confiável sobre gadgets e tecnologia. Ou ainda com Carlos Merigo, cujo blog Brainstorm #9 conta com programas sobre propaganda e cultura gravados de modo bastante profissional. Nenhum deles é jornalista, mas todos escrevem em quantidade e em qualidade, apuram muitas das notícias que publicam, editam textos e selecionam fotos e vídeos para acompanhá-los, entre outras coisas. Sim, fazem tudo isso com bastante personalidade, deixando clara a distância que têm da profissão jornalística. Mas trazem tanta atenção para si e para seus blogs que passam a ser mercadologicamente atraentes como se cuidassem de um jornal de verdade. Cynara Peixoto, que mantém a partir de Fortaleza o blog sobre tecnologia Mundo Tecno, vê com bons olhos o panorama. "É um mercado em franca expansão, que ainda merece mais atenção dos publicitários. A publicidade tem que ir para onde o público está", alerta. Diversos blogueiros acompanham o movimento e trocam informações sobre como fazer de sua página na internet uma fonte de lucro. Esperam atingir o grau de Ricardo Noblat, que ficou famoso na época do mensalão por furar o muro do jornalismo impresso com seu site - desde 2005 o blogueiro só vive de e pelo seu blog.


Igor Ribeiro


Matéria extraída Revista Imprensa Edição nº 238/Set 2008


Bom concordo com a Bruna Calheiros quando ela diz que as duas funções são tão diferentes que nem deveriam ser feitas esse tipo de comparação. A expansão das mídias virtuais tomaram uma proporção tão grande que às vezes confundem-se as coisas. Como Jornalista que sou, tenho obrigação de defender que ser mediador de informações vai muito além do que os blogueiros fazem. Claro que como blogueira que também sou , respeito muito o espaço destinado aos bloggers e que nos permitem "discutir" sobre o que pensamos , nossos anseios, medos, enfim... esse espaço é nosso..e dele dispomos como queremos ,sem nos preocupar muitas das vezes com o que irão pensar . Ao contrário como jornalista temos o dever de levar ás pessoas as informações sim, mas essas não representaram sempre nossa opinião real. As convenções , dentre outros atributos não nos dão direito de simplesmente externar nossas opiniões..temos um dever para com a verdade dos fatos. Não há como negar que diversos jornalistas montaram sua página na rede onde expõen suas idéias acerca dos acontecimentos ,além de seus gostos e etc. Isso é saudável e creio que deva ser cultivado. Mas que fique bem claro que blogueiro é um passatempo para alguns ou trabalho para outros , mas jornalismo é uma profissão de muita reponsabilidade, mesmo que muitos ainda duvidem desse fato .


Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

O problema do jornalismo hoje em dia é que o jornalista tem-se visto preso aos principios e regras de onde trabalha. Então, uma informação que deveria vir limpa acaba passando pelo crivo marcante da "personalidade" de um jornal, dando a tônica da informação. É nessa hora que muita gente acaba preferindo os bloggers - se é para ser impessoal, que seja descaradamente.

Eu leio jornal diariamente. E leio blogs.

Acho que ja não vivo nem sem, nem outro. ;)

bjs

oi amiga
estou deixando um oizinho
Deus Abençoe
bjss
Everton

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