Slideshow

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 61 anos


A resposta à Segunda Grande Guerra Mundial foi um pedido de paz. Diante do fim do conflito, membros da Organização das Nações Unidas (ONU) emitiram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948, a fim de garantir a liberdade e a igualdade de direitos a todos. A humanidade, porém, tem se afastado desse projeto de unidade.



De acordo com o cientista político Nelson Rojas de Carvalho, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a humanidade está mais longe de concretizar o ideal traçado pela ONU. “O que temos hoje é uma desagregação dos direitos, o que coloca em questão as universalidades.”


Ele aponta que a carta serviu para definir um ser humano ideal. “É um momento de afirmação da razão e da crença em um ideal de humanidade.” O intuito era unificar pela razão uma realidade marcada pela destruição. Mas o que se tem hoje é um estímulo às diferenças.


“Há uma fragmentação deste sujeito ideal, em que se apresenta um sujeito local, com uma pauta nacional, de gênero e de raça. Com isso, o que ocorre é um afastamento deste projeto.” O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, explica que a carta serve de garantia para uma vida digna e segura a todos. “Queremos construir um mundo melhor, mais humano, para todas as pessoas em todos os lugares.” Esse guia de direitos humanos serve de base para leis internacionais e de qualquer Estado.

Apesar da humanidade continuar testemunhando guerras e desrespeitos a tais direitos, na comemoração dos 61 anos da emissão da carta, o que se pretende é trazer à mente as suas premissas. “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.” (Artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos)


Pensar em comemoração de 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos depois de acabar de escutar na Tv que mais 30 mil homens serão enviados ao Afeganistão para lutar por uma guerra que não é deles,nem de seu país de origem, chega a ser até irônico. Porém pensei que justamente por isso cabe uma reflexão sobre o assunto. Como podemos falar de direitos humanos se é considero apenas quando serve aos nossos propósitos? Que direitos são esses que privilegiam uns países,enquanto outros são obrigados a reberem ordens de um  governante que nem é o deles? Acho particularmente, absurdo o então presidente dos EUA ganhar o prêmio Nobel da Paz, sendo que o país norte-americano está sempre se metendo em brigas que não são deles balançando uma bandeira que estão buscando uma "paz", sendo que na realidade sempre têm interesses prórpios nas intervenções. Fica então a reflexão, devemos pensar melhor nessas noções de direitos humanos e como está sendo nossa contribuição para que ela realmente exista e seja cumprida.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 8 comments

8 comentários:

Marcia, eu faço parte já alguns meses de um grupo contra a violência ao redor do mundo, hoje um dos membros me enviou material para contribuir com a campanha. Fico feliz pelo que voce está alertando, precisamos lembrar isso a todos os cantos deste planeta. Parabens pela sua postagem.

Bjs

Márcia,

Parabéns por postar e homenagear, esta data importantíssima, do aniversário da Declaração dos direitos Humanos!

Grande abraço,

FrancK

Marcia infelismente isto é mais uma hipocrisia dos governantes, pois muitos ou melhor algumas classes podem dizer que usufruem desta declaração no mais beijinho beijinho, pau pau.
Abraços forte

Saudações!
Amiga Márcia,
Mesmo reconhecendo a fragilidade e os fracassos de tantas bandeiras em prol dos direitos humanos, é importante reafirmar a Declaração em tela, dada a aos direitos que a mesma contém, em especial face ao abismo cada vez maior entre as classes sociais...Que ela se faça mais presente!
Dias melhores virão!
Parabéns pela homenagem!
Ótimo Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Parabéns pela matéria e pela militância.


LEIA ARTIGO QUE ESCREVI SOBRE OS 61 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITO HUMANOS NO MEU BLOG:

www.valdecyalves.blogspot.com

Otima postagem.

Sou seu seguidor no dihitt.

Bjus.

Olá Márcia!

Penso que comemorar e reafirmar esta Declaração é necessário. Infelizmente o seu propósito não tem sido alcançado, mas esse não poderá ser um motivo para que tão importante documento seja posto de parte.

Quanto ao Prémio Nobel... eu também tenho algumas ideias... :)

Excelente artigo!

Beijos
Luísa

Esta DUDH não espelha realmente a realidade, todos nós sabemos disto, entretanto ela serva de parâmetros e com certeza sem ela, o mundo estaria muito pior.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos