Slideshow

sábado, 14 de novembro de 2009

Em homenagem a filme, revista lista cenários possíveis para fim do mundo

Lançamento de '2012' fez questão de fim dos tempos ser questionada.Segundo 'Foreign Policy', o mundo de fato vai acabar 'algum dia'.


Aproveitando o lançamento mundial do filme "2012", que trata de uma catástrofe global, a respeitada revista "Foreig Policy" listou cinco cenários de fato possíveis para o fim do mundo, explicando a forma como desastres podem ocorrer e a real probabilidade de cada um deles acontecer.


 
1 - Asteroide :
Apontada como a causa da extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos, a queda de um grande asteroide (com 15 quilômetros de diâmetro) poderia ser fatal para a humanidade. Se tiver pelo menos mil metros de diâmetro um asteroide já poderia causar danos ambientais em todo o mundo.Um meteoro de poucas dezenas de diâmetro caiu na Sibéria em 1908, causando destruição mil vezes pior que a bomba atômica de Hiroshima. Segundo a Nasa, um objeto deste tamanho raramente se choca contra a Terra, e apenas um asteroide em todo o espaço monitorado pela agência espacial vai chegar perto do planeta, no ano de 2880. A revista alerta que há muito espaço não monitorado, entretanto.


2 - Desastre climático:
O cenário mais catastrófico do Painel Internacional de Mudança Climática aponta um aumento na temperatura do planeta de 4 ou 5 graus Celsius até o fim deste século. Isto seria suficiente para aumentar o nível dos oceanos em meio metro, inundando grandes cidades. O aquecimento global poderia ainda transformar um terço da Terra em deserto e extinguir entre 40% e 70% das espécies do planeta.
Por mais que muitos dos efeitos da mudança climática sejam irreversíveis, estudos do MIT e de entidades de oceanografia dos EUA mostram que o pior dos cenários pode ser evitado pela redução de emissão de gases na atmosfera.

3 - Guerra Nuclear:
O Departamento de Defesa dos EUA chegou a estimar a morte de 265 milhões de pessoas no caso de um confronto nuclear entre o país e a União Soviética durante a Guerra Fria, em 1977. Não chegava a ser o fim do mundo desta forma, mas causaria um "inverno nuclear" que destruiria a produção agrícola, e muitas pessoas morreriam de fome. O arsenal nuclear de todo o mundo atualmente, 23 mil armas, seria suficiente para produzir este cenário.
Por causa do desenvolvimento de armamentos na Coreia do Norte, da pesquisa nuclear no Irã e da tensão entre Índia e Paquistão, o relógio do apocalipse marca 5 minutos para a meia-noite (que representa o conflito nuclear). O fim da Guerra Fria, entretanto, diminuiu a possibilidade de uma guerra nuclear em larga escala como a descrita.

4 - Peste:
Civilizações inteiras já temeram diante de doenças incontroláveis no passado. A Peste Negra dizimou metade da população da Europa na Idade Média, e a gripe matou 50 milhões de pessoas em 1918. Com a globalização, as doenças podem se espalhar com maior facilidade e rapidez, como ocorreu recentemente com o vírus H1N1. Uma doença mais fatal, como o Ebola, teria potencial devastador, se se espalhasse.
Por mais que o risco na teoria exista, o tratamento das doenças avançou muito desde o início do século XX, e consegue combater as doenças que já existem.

5 - O desconhecido :
Teorias de catástrofes conseguem prever várias outras formas menos esperadas de o mundo chegar a seu fim. Segundo a revista, entretanto, estimativas de astrônomos dizem que o mundo um dia vai acabar, dentro de 5 a 8 bilhões de anos, quando vai ser atraída pelo sol. A probabilidade de humanidade existir por todo este tempo é relativamente pequena.


Fonte : www.globo.com 

A indústria cinematográfica norte americana mais uma vez apostou nas inúmeras possíveis catástrofes que  levariam ao fim do mundo. Ainda não assisti  ao filme, mais já me contaram que não economizaram no quesito efeitos especiais. Rendas exorbitantes nas bilheterias a parte, o ideal seria ao invés de se fazerem especulações analizarmos com mais atenção nas possíveis formas de se evitar que venham a aconteçer. 

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 4 comments

4 comentários:

Márcia,

Muita qualidade nesse post hem!! Para uma jornalista, vc me saiu de mão cheia!! Parabéns!!

Ahhh uma observação: qto a possibilidade de um asteróide só em 2880 (e eles falam que há muito espaço não monitorado), há cientistas justamente falando que a NASA está a sonegar infos importantes, e falam que já há sim um asteróide a caminho da Terra, com grandes chances de colisão.

Há um vídeo circulando no Youtube dizendo que eles escondem, pois na iminência da colisão, e a admissão do fato encma da hora, um Governo Mundial seria formado para "salvar" a humanidade. Primeiro diriam que não têm como destruir o asteróide. Depois o destruiriam, mas aí o Poder já estaria nas mãos de uns poucos oligarcas, que dominariam e escravizariam o Mundo....loucura ne?? Mas circula por aí!!

Assista: http://www.youtube.com/watch?v=J-1wPFhWla0&feature=related

Bjs!!

Marcia, vc sabe que há séculos todo mundo aguarda a data X, Y, ou Z para o final do mundo. Existiram datas profetizadas e nada aconteceu. O que realmente acontece é o ser humano que é um destruidor compulsivo. Se um dia algo acontecer, espero que Deus seja piedoso com as pessoas de boa fé.

Bjs

Matéria muito boa parabéns! Acho a teoria do asteróide mais provavél, embora o homem infelizmente seja auto destrutivo.

Marcia paz seja contigo...!!
Chocante seu texto...!!!
Amiga o homen vem se destruindo desde os primórdio da pedra... !!!
Bom sua postagem aborda diversos panoramas de conflito...
Mas em tudo sei que Deus esta no controle...
Se o mundo realmente estivesse nocontro do homem.. ele ja teria acabado com tudo...!!!
Marcia.. mais uma vez estou com dividas com você... amigame perdoe .. de quinta para cá foi só correria... mas ja agilizei tudo.. amanhã terminamos oque começamos falado..
Flor abraços!!!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos