Slideshow

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Evangelização através dos meios de comunicação

A EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DAS ARTES E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Show “Piano e Voz” de Pe. Fábio de Melo leva mais de 1850 ao Cine Teatro Central

Carisma. Esta palavra pode ser usada para descrever o padre Fábio de Melo. Cidadão, cantor, compositor, escritor, apresentador de programa semanal, educador e padre, essas são as funções em que Pe.Fábio se divide para exercer.Ele,consegue se adaptar para que tudo saia dentro do prazo pré-determinado,porém, se tivesse que largar tudo,optaria sem sombras de dúvidas em continuar no sacerdócio,explica.
A evangelização através das artes e também dos meios de comunicação é algo que vêm sendo utilizada já há algum tempo. O Sistema Canção Nova desde 1980 atua nesse sentido, possuindo rádios AM e FM, a TV Canção Nova que atinge todo o território nacional, além do portal onde são realizados mais de 3 milhões de acessos mensais.Sua programação é bem diversificada ,porém, sem perder seu propósito de evangelizar.
O Pe. Fábio possui um programa semanal que vai ao ar todas as quintas - feiras, às 22h30, na TV Canção Nova. Com a duração de 1 hora ,o programa“Direção Espiritual” é dirigido a telespectadores que escrevem cartas, e-mails e telefonam pedindo aconselhamento e buscando a palavra de Deus. Os padres Zezinho, Marcelo Rossi e Antonio Maria são os precursores dessa nova forma de evangelizar. Para Fábio de Melo, sempre haverá criticas, mas estas são normais e bem vindas a qualquer um que se predispor a fazer algo diferente e inovador. Para ele, o uso das mídias e das artes na evangelização é importante para que mais pessoas sejam levadas até a palavra de Deus.
A advogada Lúcia Cascado que é fã dos shows e do “Direção Espiritual”, diz que sempre foi católica e já participava da Canção Nova e um dia chegou onde são ministradas as palestras e o Pe.Fábio estava gravando o programa.O que chamou sua atenção foi a maneira como ele encara a religião ,não exigindo que a pessoa seja católica .Para ela,ele leva a não se ter medo dos questionamentos,mostrando que todos têm salvação independente da religião.Ensina a aprender a tirar alegria da tristeza. Para Lúcia, a maioria das pessoas que procuram a Canção Nova estão sedentas de Deus e que em sua simplicidade o Pe.Fábio transmite às pessoas uma palavra de incentivo e aconselhamento.
Em menos de 2 anos Juiz de Fora já foi palco dos shows de padre Fábio de Melo por 4 vezes ,sendo que a próxima apresentação já tem data marcada no mês de setembro.Todas as apresentações com “casa “ cheia e horas de autógrafos ao final.Um fenômeno midiático ,um padre , cantor ,compositor..tudo numa mesma figura que se depender de seus fiéis e fãs tende a estender a evangelização através dos meios de comunicação por todo o Brasil.



ENTREVISTA:

Woman: Como é se dividir entre :escrever,compor,lecionar, apresentar um programa e ser padre?

Pe.Fábio: Ser padre é um jeito de ser, então tudo que realizo na vida, leva um pouco da maneira como encaro o sacerdócio.

Woman: No site da Canção Nova diz que eles têm o objetivo principal “a evangelização através dos meios de comunicação”

Pe.Fábio: Hoje você tem uma repercussão muito grande no mundo inteiro. Um acontecimento, por exemplo, na Bósnia, repercute pela força da comunicação. Esse então é o desejo de fazer “a boa notícia chegar”, que todos os meios de comunicação estejam a serviço de uma palavra que possa fazer bem às pessoas.

Woman: A que pode ser atribuída essa necessidade dessa mudança de postura da Igreja Católica?

Pe.Fábio: Houve necessidade de se descobrir um jeito de continuar falando. Não basta falar, é preciso que alguém escute. Buscar os novos métodos é uma proposta saudável da igreja de trazer a palavra de Jesus, que é sempre bem aceita. Ninguém fala mal da palavra de Deus, mas podemos até criticar a igreja, o pastor, o padre. Foi preciso buscar um jeito mais simpático de anunciar a palavra que é naturalmente boa.

Woman: No programa “Direção Espiritual” é dada orientação aos telespectadores que expõem seus problemas e dúvidas através de cartas,e-mails e telefonemas.A que público é dirigido o programa e há quanto tempo já está no ar?

Pe.Fábio: O programa atinge um público bem diversificado, de crianças a idosos. Vemos esse resultado nos shows, onde encontramos pessoas de todas as idades. São recebidas semanalmente cerca de 2.000 cartas que são lidas e respondidas por uma assessoria. Alguns casos são respondidos no ar. As que são pessoais são por mim lidas e respondidas fora da programação.

Woman: Fale algo sobre a expressão:”CANTAR É REZAR DUAS VEZES”.

Pe.Fábio: Acredito nessa expressão, a música têm o poder de fazer aprender duas vezes. Tem coisas que são tão difíceis de serem compreendidas num discurso e de repente na música, numa fração de segundos, consegue ensinar tudo. Isso é interessante, saber que nós podemos rezar melhor na medida em que cantamos.

Woman:Se fosse necessário abdicar de todas as suas funções ,e escolher apenas uma,com qual profissão ficaria?

Pe.Fábio:Se tivesse que parar tudo hoje, ficaria com a única profissão em que me sinto realmente necessário: Padre.

Woman: Do trata seu novo livro “Quem me roubou de mim”?

Pe.Fábio: O livro fala sobre a dificuldade de relacionar-se; sobre pessoas interesseiras. Tenta também explicar "como é possível que alguém nos roube de nós mesmos, além de varias outras abordagens.

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos