Slideshow

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lúpus - o que você sabe sobre esta doença?

Semana passada minha mãe ao chegar do trabalho me perguntou a quanto tempo eu não doava sangue, pois sabe que sou doadora no hemocentro de minha cidade. A curiosidade dela era porque a filha de uma conhecida está internada e muito mal no hospital por causa de uma doença chamada Lúpus. Eu particularmente já havia ouvido falar da doença mas nunca havia lido nada a respeito, tais como sintomas, causas, etc. Hoje mais cedo fiz o que considero ser o dever de qualquer pessoa saudável e fui no Hemocentro. Considero que "doar sangue é doar vida", com meus 400 mls eu posso ajudar a pelo menos 4 pessoas, segundo um médico me explicou certa vez. Pois bem toda essa história me despertou interesse em conhecer mais sobre o Lúpus e acredito que muitos, tal como eu, pouco sabe sobre esta doença. Abaixo segue um arquivo retirado do site Clínica de Reumatologia

Lúpus:  Sintomas, Causas, Tratamento, Diagnóstico e Cura


O Lúpus Eritematoso é uma doença crônica, inflamatória auto-imune que pode se limitar a doença cutânea (Lúpus cutâneo) ou se disseminar para órgãos internos, denominando-se Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

O Lúpus cutâneo pode se manifestar de diversas formas em pele e subcutâneo (gordura abaixo da pele), podendo ocorrer desde forma leve como fotossenssibilidade (vermelhidão mais intensa em áreas que ficam expostas aos raios solares) até feridas que aparecem espontaneamente e dolorosas (vasculite).

Lúpus Eritematoso Sistêmico é caracterizado pela produção de anticorpos contra componentes do núcleo celular. Atinge preferencialmente as mulheres jovens (início em torno 15-40 anos), tendo uma predisposição genética envolvida.

Sintomas


Os sintomas podem ser diversos dependendo do órgão envolvido. 

Pode ocorrer:
  • Febre, fadiga, perda de peso
  • Artrite
  • Lesões de pele, geralmente em áreas expostas ao sol, couro cabeludo, orelhas, face. Pode ser manchas, bolhas, feridas ou descamações
  • Lesões em mucosas, principalmente oral, como feridas semelhantes a aftas
  • Urina com muita espuma ou sangue
  • Sangramentos (gengiva, hematomas espontâneos)

Outras situações diferentes podem ocorrer, porém somente com exames específicos, consegue-se identificar se a causa é pelo Lúpus:
  • falta de ar
  • dor pra respirar
  • diminuição urinária
  • aumento da pressão arterial
  • inchaço do corpo
  • convulsão e/ou psicose

Diagnóstico


Lúpus eritematoso sistêmico



O diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico baseia-se em alguns critérios estabelecidos e avaliados por um reumatologista.
  • Rash malar - lesão avermelhada e inchada na face na região de nariz e maçãs do rosto, conhecida como "asa de borboleta"
  • Lesões em cavidade oral e/ou nasal vista pelo médico
  • Lesão de fotossenssibilidade
  • Lesão discóide - lesão geralmente ulcerada com atrofia da pele
  • Inflamação de articulações - artrite
  • Inflamação de camadas serosa do corpo como derrame pleural ou pericárdico
  • Alteração hematológica (hemograma) - diminuição de seus componentes
  • Alteração neurológica - convulsão ou psicose sem outra causa
  • Alteração renal - nefrite
  • FAN - fator antinucleo positivo
  • Alteração de imunidade com outro outro anticorpo positivo como anti DNA, VDRL.

De acordo com os onze critérios listados, são necessários pelo menos quatro deles para se fazer o diagnóstico. Lembrando que não são todos os pacientes que apresentarão os critérios listados. Uma minoria de pacientes podem apresentar um quadro atípico e mesmo assim ter a doença. Por isso, sempre é necessário que procure um médico, de preferência um reumatologista.

Tratamento


O tratamento visa o controle (remissão) da doença e depende muito dos órgãos e estruturas acometidos. Também deve se fazer corretamente o tratamento de doenças associadas, como hipertensão arterial, dislipidemia...

No geral, são usados os medicamentos sintomáticos (antiinflamatórios, corticosteróides) e imunossupressores que visam diminuir a a ação do sistema imune, dependendo da área afetada.

O tratamento preventivo é importante para que se previna crises agudas da doença que podem por em risco a vida do paciente. Deve-se evitar a exposição solar e o uso de bloqueador solar (fator acima de 30) é obrigatório. Evitar aglomerações e locais susceptíveis a infecções.

Cura?


Não existe cura completa para o Lupus Eritematoso Sistêmico e outras doenças auto-imune. O tratamento visa o controle e remissão da doença e melhora da qualidade de vida.
       

Bom gente como fiquei triste em saber da moça , tão nova e internada por conta dessa doença, quis me informar melhor e compartilhar como vocês essas informações, além de fazer minha parte indo doar o sangue no Hemominas. Algo que chamou muito minha atenção e preocupou foi saber que para cada homem afetado, nove mulheres são portadoras dessa doença autoimune, que pode comprometer qualquer parte do seu organismo. Espero que tenha sido de ajuda o texto e fica o apelo a todos que sempre que puderem dêem sua contribuição ajudando a salvar uma ou mais vidas. 

Márcia Canêdo

Fonte: 

    

By JORNALISMO ANTENADO with 7 comments

7 comentários:

Olá Márcia querida!
Eu conheço essa doença porque, infelizmente, tenho uma pessoa em minha família que tem. Realmente não há cura, mas se a pessoa fizer um bom tratamento e levá-lo com cuidados, ela é administrável.
Lembro que quando surgiu esse caso no família ficamos totalmente desnorteados, pois muito pouco se ouve e sabe dela; mas, graças a Deus, temos muitos amigos médicos e um deles estava fazendo especialização nesse assunto e nos orientou o melhor tratamento.
Hoje tudo está sob controle! Graças a Deus!
Grande beijo,
Jackie

Ola Márcia!!!
Atualmente tenho escutado falar mais desta doença, mas eu não conhecia a fundo seus sintomas.
Doação de sangue é muito importante e as pessoas não costumam ter muito a idéia de quanto os hospitais precisam de doação. Já tive oportunidade de presenciar a falta que a doação de sangue faz para um hospital.

Forte abraço!!!

Suas postagens são muito boas!

Muito boa matéria!!! Sempre fui doadora desde dos meus 18 anos. Já me entristeci muitas vezes por ver que pessoas que seriam excelentes doadoras, nunca tiveram o menor interesse. Com essa matéria podemos ter a noção de como a doação é importante.
Um beijo querida Márcia

Oi Márcia,
Boa a matéria.
Como profissional da área de saúde, já conheço a doença.Mas, obrigada por compartilhar e informar.
Quanto à doação de sangue, não posso fazê-lo. Meu peso corporal não me permite. Isto não significa que eu não dê apoio a campanha.
Valeu!
Beijo querida.

Cara amiga Márcia,

Conheço bem a doença. Infelizmente em minha família somos vários os afetados por doenças auto-imunes de maneira bastante devastadora.

Sua iniciativa de publicar este artigo é muito bem vinda, pois a maioria das pessoas não conhece muito a respeito do Lupus e de outras doenças auto-imunes.

Quanto a doar sangue, é algo muito importante. É mesmo uma questão de cidadania e incentivo a todos que façam. Infelizmente, por razões de saúde, não posso doar e isso me deixa realmente muito chateada.

Antes de meu pai falecer, quando já estava muito doente na UTI, ele precisou de sangue e eu não pude doar. Claro que ele recebeu o sangue que precisava, mas o fato de eu não ter podido contribuir me deixou muitíssimo frustrada. Por isso digo que todos os que podem, devem colaborar!

Parabéns pelo artigo! Tenha uma linda semana!

Bjs,

Guta

Confesso que não conhecia a doença tão bem, sabia que era auto-imune, mas não sabia os sintomas e forma de controle. Portanto, obrigado, Marcinha, pela bela explicação! :)

Beijão

Oi hj bi sua matéria esta a procurando sobre a doença, pois minha medica esta supeitando que sofro de tal, as lesões na minha pele são cada vez maiores assim como o edema em meu corpo, os sintomas esta cada vez mais evidentes. Hj quando fiz a biopsia e a medica me disse quiquei sem chão, desolada, nao tenho palavras pra descrever tamanha tristeza, mas creio em Deus e na sua misericórdia,

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos