Slideshow

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Entrevista ao Blogger Jornalismo Antenado do escritor e médium Assis Azevedo

Após quase duas semanas "fora do ar" por problemas técnicos, o Blogger Jornalismo Antenado retorna às suas atividades com uma entrevista que me foi gentilmente cedida pelo amigo e escritor  Assis Azevedo. Assis possui já várias obras publicadas dentro do gênero espírita. Quem se interessar em manter contato com o escritor, ele pode ser encontrado no site Dihitt onde publica textos de reflexão e também no Twitter (@AssisAzevedo). Suas obras podem ser compradas nas principais livrarias espíritas, além das virtuais como a Submarino e também através dos sites das Editoras Boa Nova e  pela Casa Editora O Clarim.

Um pouco sobre a vida do autor:

O escritor Francisco de Assis Azevedo da Silva é casado e nasceu em Parnaíba (PI) em 09 março de 1947. Divide seu tempo entre ser escritor de literatura espírita, diretor e produtor do Programa Espírita Caminhos de Luz, que vai ao ar pela SIMTV, afiliada da Rede TV( canais 17 aberto, 21 cabo e 06 net), exibido aos domingos às 15:00 hrs. Além do programa  fundou também o Jornal Espírita de Natal. Há mais de trinta anos dedica-se a Doutrina inspirada nos ensinamentos de Allan Kardec.

Enquanto militar da ativa do exército fundou centros espíritas em algumas cidades do País. Participou dos movimentos espíritas de Goiânia (GO), Recife-PE, Altamira (PA), Santarém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e atualmente em Natal (RN), cidade onde reside. Assumiu na cidade de Natal a presidência da instituição mais antiga, o Centro Espírita Deus, Amor e Caridade desde o ano de 1998.

Segue a entrevista cedida pelo escritor á jornalista Márcia Canêdo, autora do  Blogger Jornalismo Antenado:

Jornalismo Antenado: Assis,quantas obras você já possui escritas?

Assis Azevedo: Até o momento são seis publicadas  e várias escritas e ainda não editadas.

Jornalismo Antenado: Qual o nome e data de publicação destas obras ?

Assis Azevedo: São eles: Sublime Missão/Agosto de 2004; A Morte Não é O Fim/Maio de 2006; Vingança Além do Túmulo/Fevereiro de 2007; Traição e Mistério/Outubro de 2007; Resgate de Almas Afins/Outubro de 2008 e Estranho Segredo/Novembro de 2009.

Jornalismo Antenado : No momento você está com um novo projeto a ser publicado em breve. Nos fale um pouco dele e se for possível faça uma  rápida sinopse da obra.

Assis Azevedo:   Meu atuais trabalhos são nos livro Sonhos Perdidos com previsão de publicação no  ainda no primeiro semestre de 2010 pela editora Editora Boa Nova e também o Crucificação e Liberdade a ser publicado no segundo semestre deste ano pela editora Casa Editora O Clarim.
 O livro Sonhos perdidos  retrata a alma de um jovem que fora educado para ser o herdeiro de uma família de empresários, porém seu sonho não era esse, daí desenrola-se uma triste história de um drogado. Já o livro Crucificação e Liberdade retrata a vida de uma moça que desde cedo sonhava com suas encarnações passadas, inclusive quando fora Cláudia Prócula, esposa de Pôncio Pilatos. A mesma personagem também atuou nos tempos da ditadura militar.

Jornalismo Antenado: Há quanto tempo você se encontra na Doutrina Espírita?

Assis Azevedo: Há mais de trinta anos.

Jornalismo Antenado: Nos fale um pouco sobre o espírito de João Maria, pelo qual psicografa os livros . Há quanto tempo ele entrou em sua vida? Este é o  único espírito pelo qual psicografa ou é orientado?

Assis Azevedo : João Maria, enquanto encarnado foi sacerdote, muito conhecido no Rio Grande do Norte, principalmente em Natal. Há mais ou menos vinte anos que ele tentava entrar em contato comigo, até que depois de muito pensar aceitei psicografar suas obras a partir do ano de 2000. Tenho contatos com outros espíritos, mas as obras publicadas, por enquanto são apenas do João Maria.


Jornalismo Antenado: Assis a qual centro espírita você faz parte e há quanto tempo já o frequenta?

Assis Azevedo: Sou presidente da instituição espírita mais antiga de Natal, o Centro Espírita Deus, Amor e Caridade.


Jornalismo Antenado: Por quais meios de comunicação você difunde a Doutrina Espírita e suas obras?

Assis Azevedo: Venho fazendo este trabalho de divulgação através de rádios, Tv, sites, revistas, Jornais, etc.


Jornalismo Antenado: “A cada nova existência, o homem tem mais inteligência e pode melhor distinguir o bem e o mal.” (Allan Kardec). Esta é uma frase de Kardec que trata um pouco sobre a evolução dos espíritos a partir da reencarnação. Em poucas palavras como explicaria esse fenômeno?

Assis Azevedo: Isso não é um fenômeno. A cada existência o homem arquiva em sua memória perispiritual mais informações, que lhe ajuda a discernir o bem do mal.


Jornalismo Antenado: Os espíritas acreditam na imortalidade da alma ou espírito. Como pode se dar à ação e ajuda desses espíritos em nossa vida? Como foi para você iniciar um trabalho em conjunto com o espírito João Maria utilizando a literatura para a difusão da Doutrina Espírita?

Assis Azevedo: Através dos pensamentos do bem ou mal a qual nós estamos sintonizados em nosso dia-a-dia. Quanto ao trabalho com o espírito João Maria, isso merece uma história a parte. Mas resumindo, o que acontece é que desde criança sempre fui ligado a comunicação, literatura, teatro de colégios, artes em geral, além de ver, ouvir e sentir coisas que somente o Espiritismo me explicou. O João Maria, enquanto sacerdote encarnado foi um grande intelectual, pois fez parte de vários movimentos literários no Estado e País, fundando inclusive um jornal em Natal. Daí houve uma sintonia de ideais, que nos uniu, com a finalidade de continuar divulgando a Doutrina Espírita.

Jornalismo Antenado: Embora a Doutrina Espírita não seja oriunda do Brasil, este é o país que possui a maior quantidade de adeptos atualmente. A que você atribui este fato?

Assis Azevedo: Ao povo brasileiro que apesar das várias religiões e seitas adotadas no país, já é espiritualizado, portanto entende com facilidade a alma humana, diferente dos outros povos, que são frios.

Jornalismo Antenado: Em sua opinião seria o Chico Xavier a figura que melhor ajudou na difusão e compreensão da doutrina no país? Fale um pouco sobre a influência do Chico em sua vida.

Assis Azevedo: Claro que foi, até porque ele recebeu a missão de divulgar para o mundo a doutrina codificada por Allan Kardec. Quanto à influência em minha vida foi fundamental para eu resolver ser um espírita convicto e atuante.

Jornalismo Antenado: Seus livros são em sua maioria romances, onde retrata fatos do cotidiano que foram influenciados pela ação dos espíritos. Existe a vontade de um dia escrever também obras teóricas sobre a doutrina?

Assis Azevedo: Tenho várias obras que são de minha autoria, porém, ainda não as publiquei. Inclusive, tenho romances como A FACE OCULTA DO PODER, A MORTE DO PRESIDENTE, etc, todavia como sou um escritor conhecido no meio espírita, motivos éticos, me fazem guardar essas obras para publicá-las no futuro, se for o caso.


Jornalismo Antenado: Os espíritas afirmam-se cristãos e atribuem à doutrina espírita o caráter de uma doutrina cristã, já que consideram seguir os ensinamentos morais de Jesus. Entretanto, essa associação é contestada pelas religiões de matriz judaico-cristãs, sob a alegação de que, embora partilhem de valores morais semelhantes, a rejeição espírita a diversos dogmas inviabilizaria a conceituação do espiritismo como cristão. Qual sua opinião sobre o assunto?

Assis Azevedo: Claro que o Espiritismo como uma doutrina raciocinada que não tem dogmas, não poderia aceitar os dogmas de outras religiões, embora os respeitem. Quanto ao fato de ser cristão é porque em suas obras básicas codificadas por Allan Kardec, os ensinamentos do Cristo estão inseridos, particularmente em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, portanto é uma religião cristã.

Jornalismo Antenado: Fale-nos um pouco sobre o programa na TV aberta e a cabo e dos projetos que tem para o futuro, inclusive o lançamento do próximo livro, principalmente quanto às suas expectativas.

Assis Azevedo: Temos um programa na SIMTV, afiliada da Rede TV, que se divide em cinco blocos, incluindo vários assuntos: Abertura, entrevista, estudando o Espiritismo e Momento Federativo. Canais 17-aberto, 21-cabo e 06-net ou jet. Já o projetos são: Interligar TV, Blog, Jornal Espírita de Natal, agora on-line, rádio FM e também um trabalho em conjunto ao Blogger Jornalismo Antenado. Quanto aos livros, como já citei no início, ainda neste semestre o livro Sonhos Perdidos será lançado pela Editora Boa Nova para participar da bienal internacional de São Paulo. A expectativa é grande, pois já sou um  autor  conhecido neste meio, assim como meus livros.


"Os princípios da reencarnação, quando forem aceitos pela ciência da Terra,conseguirão liquidar aflitivas questões do espírito humano; entretanto, não seria justo de nossa parte impor a verdade ou exigi-la em bases de violência. Enquanto na experiência física, saibamos recolher da ciência os benefícios que ela nos consiga prestar, sem reclamar-lhe realizações que ela própria considere de caráter prematuro." (Chico Xavier)


Um pouco sobre Allan Kardec:

Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecidocomo Allan Kardec teve formação acadêmica em matemática e pedagogia, interessando-se mais tarde pela física, principalmente o magnetismo. Como escritor, dedicou-se a tradução e a elaboração de obras de cunho educacional. Sob o pseudônimo, notabilizou-se como o  codificador  da Doutrina Espírita. O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes,   foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druidas, na Gália.

As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, sob o pseudônimo Allan Kardec, são:

-O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857;
-O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861;
-O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864;
-O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865;
-A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868.

Fonte Histórica: www.luzdoespiritismo.com

Márcia Canêdo

"A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação." (Allan Kardec)

By JORNALISMO ANTENADO with 18 comments

18 comentários:

Oii Marcia

Que legal que o site voltou.Adorei essa entrevista, muito bom conhecer mais do Assis azevedo, ja tinha ouvido falar dele,a entrevista foi bem estruturada e condiz do conhecimento que ele tem com a doutrina espirita e me pareceu um ser evoluido e querendo sempre aprender mais.

Bjs no coração

É muito bom saber que está ajudando a divulgar a Doutrina-Ciência aqui,Márcia.Só agora conheci realmente quem é o Assis Azevedo;parabéns a ele por dedicar sua vida à esta causa nobilíssima.Todos sabem que psicografar não é tarefa simples,o próprio Chico teve problemas de saúde devido à isso,
porque sua mediunidade era total,completa,e
com certeza,muitas vezes foi super "usado".
Ele,e principalmente Emmanuel,sabiam que aquele excesso,era necessário p/ abrir os primeiros caminhos... Hoje,os médiuns têm certa folga,com um transe parcial ou às vezes,apenas ouvem o que é ditado;por isso,
então,gostaria de saber do nobre Assis,qual é o tipo do seu dom,e tb,o que ele pensa da "avalanche" de obras lançadas,que quase chegam a transformar o Espiritismo em nicho comercial,como o é,na minha opinião,as
"desventuras" feitas pelo filho da Zíbia Gasparetto e,talvez até,ela própria.Por essas e outras,prefiro os trabalhos
"clássicos",como os de André Luís,dentre outros.Quanto aos "cristãos" que não simpatizam com o Kardecismo,eles próprios sabem que nunca existiu contradição entre o que ensina Jesus,e o que dizem os espíritos. Obrigado,e um grande abraço.

Olá Márcia
Gostei muito desse trabalho que fez com o Assis Azevedo...não o conhecia mas gostei, afinal é sempre bom para todos nós conhecermos sempre alguém que divulga e dedica a Doutrina Espírita, pois realmente é uma tarefa difícil de se cumprir...mas Parabéns a esses espíritos evoluídos que tanto nos ajudam!!
E PARABÉNS para vc tb pelo belo trabalho! Bjs e muitas FELICIDADES !

Muito boa entrevista amiga, passei a conhecer Assis Azevedo, parabéns uma bela matéria.
Abraços forte

A doutrina espirtita é sempre uma lição de vida, e o Assis Azevedo transmiti uma paz muito grande, parabéns pela entrevista.

bjos

A doutrina espirita é uma grande lição e o Assis de Azevedo trasmiti uma paz muito grande. Parabens pela entrevista.

Bjos

Márcia,

Hoje em dia tenho visto poucas notícias de pessoas fazendo o Bem e dedicando suas vidas a pensar nos semelhantes. Sempreé bom ler a respeito de pessoas, como o Assis, que se desprendem um pouco do egoismo para se desacar no cuidado ao próximo.

Apesar de não estar ligado ao kardecismo, felicito você pela entrevista e o Assis pelo bom trabalho como searista do kardecismo.

Bjs!!

Olá Márcia!
Ótima entrevista. Foi bom conhecer um pouco sobre o Assis Azevedo.
Beijos, Fernandez.

Amei a entrevista
muito boa e com conteúdo
Parabéns...
Já estou seguindo seu blog....

Vamos por partes.
1º O Espiritismo não é RELIGIÃO.
Confomer diz Karedc no livro O QUE É O ESPIRITISMO.

2º Kardec dedicou um volume inteiro para estudo da Boa Nova e que é o terceiro livro da série (O Evangelho Segundo o Espiritismo). Muitos, erroneamente pensam que é este tomo que encerra a parte religiosa da Doutrina. Tredo engano, porque os Evangelhos cuidam, apenas, da parte moral religiosa, assim mesmo, relativa ao Cristianismo, o que não significa dizer que a mesma só sirva para os cristãos.

Além disso, Cristo, Cristianismo e Evangelho são três conceitos distintos, embora indiretamente ligados a Jesus.

Para saber mais consulte REPÚBLICA DOS ESPIRITOS

Marcia
Excelente entrevista!
É tema muito interessante.
bjs
joana

Márcia a entrevista ficou excelente.Parabéns e um grande abraço ao amigo Assis.
Roberto Lima

Marcinha,

Uma entrevista a sério, feita por uma jornalista a sério. Parabéns!

Foi muito bom conhecer um pouco mais da doutrina espírita e Assis Azevedo.

Beijinhos
Luísa

Márcia a entrevista ficou excelente.Parabéns

Oi marcia, que bom que está de volta, e abrindo com chave de ouro, o jornalismo antenado, seja muito bem vinda, e que você continue nos primiando com entrevistas como essa do médium Assis Azevedo.

um grande abraço,

Herminio Neves.

Olá Márcia,
Aqui tem um presentinho pra você:

http://asingleme.blogspot.com/2010/05/sunshine-award-minhas-indicacoes.html

Espero que goste, foi com grande carinho!

Ps: Volto depois para falar sobre a notícia.

Abraço forte,
Mari.

Te indiquei para o Sunshine Awards no diHITT.

REGRAS PARA ACEITAÇÃO DO PRÊMIO:

* Colar a logo do prêmio no seu blog ou em um post
* Repassar o prêmio para outros 12 bloggers
* Incluir o link dos indicados no post
* Informar os indicados sobre o prêmio, deixando comentários em seus blogs
* Compartilhar o link com a pessoa que lhe enviou o prêmio

Gostaria que me dessem o endereço de Assis Azevedo.É possível dar o endereço dele,por favor?

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos