Slideshow

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vamos nos permitir...

Sábado de carnaval e de crônica aqui no Blogger Jornalismo Antenado. Alguns vão pra folia outros aproveitam a data para refletir, descansar, tomar sol nas praias e piscinas, curtir a familia. Esta semana resolvi fazer diferente, acordei na manhã de quinta feira  com vontade de escrever uma crônica, desabafar sentimentos de cidadã brasileira que sou , expressá-los em prosa. Curiosamente em menos de uma hora saiu o artigo abaixo, que reflete um pouco do que sinto a respeito do momento que vivemos em nosso país. Espero que gostem e peço aos que não concordarem com minhas opiniões que deixem também seus comentários, o interessante de escrever é justamente esse feed back, onde descobrimos como o texto foi absorvido pelo leitor. Vamos a crônica então. 

Vamos nos permitir...

"Paz, Carnaval, Futebol..não mata não engorda e não faz mal" ... é o que diz a letra de um dos famosos hits baianos. Será verdade?! O brasileiro convencionou dizer que o ano só começa depois do carnaval, mas como podemos pensar assim se já iniciamos com carnês de IPTU, IPVA, listas de material escolar, mensalidades já a serem pagas. Como o ano começa depois da festa do mômo se as prestações feitas no natal, já estão começando a vencer? Portanto, pura ilusão pensarmos desta forma. Fora o fato que 2010 já iniciou de forma atípica com catástrofes, enchentes, desabamentos de terra, muita desgraça e morte em vários estados. Alguns fazem em 4 dias coisas que ao longo do ano não se permitiriam, mas esquecem-se que consequências podem advir de seus atos. 

Bom, se o pensamento é "vamos viver a vida porque ela é curta", como nos esquecemos que este é um ano de eleição presidencial mas nos lembramos que a copa da África está prestes a acontecer? As prioridades que estão mudando ou será que somos "adestrados" para nos atermos nas festividades e no esporte e deixarmos de lado algo que pode melhorar ou piorar nossas vidas. Longe de mim dizer que não precisamos de distração e diversão. Só me preocupa realmente o fato de muitos saberem a escalação de seu time no campeonato estadual de 1998, mas ainda não se preocupar em quem são os possíveis candidatos à presidência do país em 2010. Fácil seria dizer que tudo isso é culpa da mídia que "manipula as informações" e  desvia nossa atenção, ao invés de admitrmos que ficamos alheios ao que acontece ao nosso redor. Afinal, se posso culpar o vizinho para que me preocupar?! Nos tornamos o país do bolsa família, bolsa gás, cotas para negros, como se essas medidas efetivamente fizessem alguma diferença no futuro do Brasil.

"Vamos viver tudo que há para viver ... vamos nos permitir" diz o refrão da música de Lulu Santos. Devemos sim nos permitir sonhar com um futuro melhor para nossas crianças e para o meio ambiente. Mas precisamos nos conscientiar que está em nossas mãos boa parte das mudanças que almejamos. Cabe a cada um fazer a diferença, deixar de viver seu mundinho particular e pensar um pouco mais no coletivo.

Como a crônica hoje foi de  minha autoria, aliás espero que tenha ficado no mínimo coerente, pois não sou cronista. Minha reflexão você já conhecem então deixo uma música que retrata bem a indignação de milhares de brasileiros que comungam de minha opinião. 

Márcia Canêdo



Brasil ( Cazuza)

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
 
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Confia em mim

Brasil!!

By JORNALISMO ANTENADO with 14 comments

14 comentários:

Concordo inteiramente com a sua crônica.
Está muito boa apesar de você não se declarar uma cronista.
Mas as especialidades são desnecessárias quando o assunto envolve grande parte da nossa vida.
Alguns me questionam por que um pastor, que deveria cuidar de "coisas espirituais" fala sobre política. Na verdade tudo é espiritual e hoje falar em política é mais relevante para o reino de deus do que qualquer outro assunto pois aí residem as ideologias e sofismas por onde os princípios de Deus são solapados.
Obrigado pelo convite pra ler a sua crônica e pela sua atenção.
Um abraço.

Oi, amiga, parabéns pelo texto.
Quando você diz: "Fácil seria dizer que tudo isso é culpa da mídia que "manipula as informações" e desvia nossa atenção, ao invés de admitrmos que ficamos alheios ao que acontece ao nosso redor." eu concordo em partes. Concordo que precisamos entender o quanto nos afastamos dos verdadeiros objetivos, mas responsabilizo a mídia sim. Nosso povo vem e se mantém de uma cultura subserviente. Da mesma forma que os primeiros colonizadores levaram daqui muitas riquezas, ainda hoje, aqueles que estão no poder continuam tirando de nós boa parte do que possuímos. Em troca, eles nos dão, como os anteriores, a sensação de que somos protegidos, cuidados. O que a midia tem a ver com isso? Também ela, capitalista que é, vendo-se no direito de receber o seu quinhão, anestesia nossas mentes com o incentivo ao consumismo, às falsas imagens... enfim, o povo brasileiro aprendeu que sua valia está na esperteza e não no trabalho, nos excessos e não na moderação.
Desculpe se me alonguei. Achei o seu texto excelente e vai de encontro com o que penso, apenas acredito na lavagem cerebral que nos é imposta diariamente e, como falta incentivo à educação e cultura,já viu no que dá...
Beijos
Bel

Márcia,

Vc marcou bem sua posição nesta crônica, bem coerente. Se ateve aos detalhes mais ácidos que, como vc mesma sabe, eu aprecio.

Diria que são as duas coisas, mídia manipuladora e preguiça mental, o que motiva essa anestesia generalizada.
Diria mais: lembra-se do "Panis et Circus", da minha última crônica??

Parabéns pelo texto!! De coração!!
Bjs!
Ebrael.

Querida Marcia

Voce falou a verdade.Em um olhar rápido ,descobrimos que a midia manipula tudo o que se passa á volta de um povo,digo povo,porque não é só ai no Brasil,tambem acontece aqui,em Portugal,onde somos vitimas das informaçoes diarias ,desviando o nosso olhar para o que os poderosos lhes interessa.

Nós ,povo,é que temos que mantermos unidos ,para gerar força a combate-los ás injustiças que eles propios criam.

Vou fazer como voce:descansar,reflectir,curtir a familia,e estar em casa no quentinho do lar,porque aqui está muito frio.

Bom descanso amiga!

beijnhos
joana

Olá amiga Márcia, excelente crônica. Concordo com você, o povo deste País brinca sem medir as consequências; nosso Brasil é realmente o País do vale-gás, bolsa-família, vale mais alguma coisa, é tanto vale que a maioria não quer mais trabalhar só espera o dinheiro na conta no final do mês,sei que ralmente tem pessoas precisando destes vales, mas eles se prevalescem disto e não procuram melhorar. A mídia tem uma parcela de culpa, pois eles se prevalescem do poder que tem de manipular um povo preguiçoso, não estou generalizando. Bem as eleições vem aí e espero que este povo não sejam manipuladas e saibam ver os prós e contras dos candidatos.

Bjão.

Olá Márcia,

Belas palavras, “Que ano de eleição que nada, é o ano da Copa”.

Se pensarmos somente desta forma, teremos mais alguns anos para reclamar que ninguém faz nada pelo nosso país.

Temos sim que comemorar a volta do nosso sistema jurídico que estava por anos em coma diante dos políticos corruptos de nosso país.

Apesar de uma cela com 40 metros quadrados, mesa para reunião e banheiro privativo, seu ARRUDA está PRESO!

Essa noticia sim me motiva a pular no carnaval.

Belo recado Márcia, vamos tomar cuidado com a televisão, do mesmo jeito que ela nos emociona, ela tem o poder de nos destruir também.

Parabéns pela crônica Márcia.

Bjos e fica com Deus.
Rogério Gomes

Marcia

Vou lhe chamar agora de cronista, memso vc dizendo que não é.Parabens pela postagem, e com certeza as pessoas tem que pensar mais no coletivo, deixar o individualismo de lado.Pois quem faz a diferença é aqueles que nasce para servir e nao aqueles que nascem para ser servidos.
Bjs

Oi Márcia,

Já que falou em musica, começo meu comentário com uma:

"E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?"

.....

O problema deste "ópio" que o povo embarca não esta na festa em si, mas na festa que deixam de festejar porque enlouquecem no "pode tudo" e negam,literalmente, o restante.

Fico pensando se estes ensandecidos utilizassem sua energia pelo bem do nosso pais e da sua comunidade...

Não precisariam cantar "E agora, Jose?" e ficar ruminando ressaca, o ano todo com as diretrizes dos nossos governantes.

Olá Marcia

Adorei seu texto.
Voce conseguiu reunir os principais fatos desta nossa via tão "louca" em um texto construído com palavras serenas e fortes ao mesmo tempo.
Nada melhor que um bom feriado para refletir sobre nossos dias, sobre assuntos de que devemos participar, sobre as mudanças de nosso país, sem tambem esquecer de nossas diversões.
Confesso-lhe que não curto "pular" carnaval, gosto apenas de assistir aos desfiles pela tv.
Prefiro aproveitar meu tempo nestes dias para buscas novos assuntos, artigos e novidades para meu blog.
Concordo plenamente com Pastor Julio, voce tambem poderia se dedicar a um trabalho bvoltado para as cronicas.
Parabens
Um forte abraço
Mad

Márcia,

Adorei a tua crónica. Muito boa!

Será o Carnaval uma espécie de escape para os brasileiros? Eu não conheço o "espírito" para puder comentar, uma vez que para mim esta festa não tem qualquer importância. Não a vivo emocional ou fisicamente. Também por cá o Carnaval não movimenta milhões nem vai criar riqueza ao país.

Parabéns pelo excelente texto.

Beijinhos
Luísa

Márcia,
bela crônica, adorei!É importante viver com senso de coletividade, priorizando o bem de todos.
Abçs.

Resumindo: O Povo, precisa de educação. Como prioridade política, social, economica e etc...
Enquanto este dia não chega, estamos a mercê dos que manipulam o jogo a seu favor!

Parabens pela provocAção!

Em Cuba, o Carnaval dura 19 dias, se não errei nas contas ou não tomei mohitos demais.

Mas todos trabalham em seus turnos, o ano inteiro, e descansam quando é necessário.

O problema do Brasil é que as elites são preguiçosas e burras, e o povaréu quer copiá-las: acha que eles são um modelo a seguir!

Quanto ás eleições, são uma ilusão pior que a do Carnaval: são completamente manipuladas pelos financiadores de campanha.

Concordo inteiramente com a tese: temos que tomar conta do nosso destino.

Agir, participar e buscar mais informação, pois quem se aliena vira gado a ser abatido no altar das ilusões eleitorais, creditícias, consumistas e futebolísticas.

Só vão se endividar e sofrer!

Oi Márcia! Como assim não és cronista? Ficou excelente esta crônica. E vi muitas verdades nas tuas palavras.

Minha opinião é a seguinte:

Nada tenho contra o Carnaval e o Futebol.

Conheci pessoas que desfilaram em Escolas de Samba e me relataram emoções surpreendentes. A bateria é contagiante. E quem brinca nas ruas, deve ter cuidado com os exageros. Os excessos são sempre desaconselháveis.

Também gosto de Futebol, torcedora que sou.

E não sou contra as bolsas que o governo utiliza para atenuar nossas imensas desigualdades. O que sou contra é que, mecanismos que foram criados para serem emergenciais se eternizem, e se deixe de lado as reformas estruturais que tornariam esses mecanismos desnecessários.

Mas a vida de um país não pode se resumir a isso, claro.

Temos problemas sérios para resolver, eleições pela frente. E temos que usar da melhor maneira possível o nosso voto, e procurarmos eleger mais políticos realmente comprometidos com a questão social e a Educação.

A questão para mim é que, mudanças reais e efetivas, só através da Educação.

As crianças que vemos hoje, ocupadas com as suas brincadeiras infantis, serão os governantes e os detentores da Mídia no futuro.

Se elas chegarem ao Poder, com uma visão de mundo de Pessoas do Bem, com base em valores éticos e morais, a maior parte dos problemas que enfrentamos hoje tendem a acabar.

O processo é demorado, porque ainda existem muitos colocados à margem, sem acesso a nenhum tipo de informação.

Mas acredito que as mudanças acontecerão, mesmo que alguns não queiram, demore o tempo que for.

Enquanto isso, vamos tentando fazer nossa parte, dentro do que é possível.

Adorei, adorei e adorei sua Crônica! Importante trazer estes temas para debate, você está de parabéns!

Bjs

Denize

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos