Slideshow

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Hipertensão: no Brasil, já passam dos 17 milhões o número de adultos com a doença

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde de prevalência de pressão alta, ou hipertensão arterial, são de que 35% da população brasileira com mais de 40 anos é portadora da doença correspondendo a cerca de 17 milhões de pessoas.Segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, 33% dos óbitos com causas identificadas no Brasil são relacionados a problemas cardiovasculares como a hipertensão.


O Ministério da Saúde explica que a hipertensão ocorre "quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9".
Quando não controlada, pode acarretar em derrames, doenças do coração - como infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito) -, insuficiência renal ou até falência dos rins, e alterações na visão que podem causar cegueira. Por isso é fundamental prevenir e controlar a doença.


Existem alguns fatores que aumentam as chances de um indivíduo desenvolver hipertensão e grande parte deles pode ser evitada:

HISTÓRICO FAMILIAR



A presença de casos de hipertensão arterial na família devem ser comunicados ao seu médico, pois você pode apresentar uma predisposição a ter hipertensão. O fato de haver uma pessoa hipertensa na família não quer dizer que outra pessoa terá a doença, mas apenas aumentam as chances disto ocorrer.

RAÇA


Verificou-se que a hipertensão arterial é mais comum em pessoas da raça negra. No entanto, isto não quer dizer que outras pessoas de outras raças (brancos e orientais) não tenham "pressão alta".

IDADE


A hipertensão arterial é mais comum em pessoas acima dos 35 anos. O risco de desenvolver a doença aumenta com o avançar da idade. Este é um processo relativamente natural pelas transformações sofridas pelas artérias ao longo da vida, propiciando a hipertensão.


DIETA ALIMENTAR


Ingestão excessiva de sal aumenta as chances de se desenvolver a hipertensão arterial. Dietas pobres em sal fazem parte das maneiras de se evitar a hipertensão. Também dietas ricas em alimentos gordurosos, que contenham muito colesterol, predispõe a pessoa a desenvolver hipertensão.


DIABETES


É comum que pessoas diabéticas também sejam hipertensas. Assim, estas duas doenças combinadas podem trazer complicações cardíacas e renais.

PESO CORPÓREO


Sabe-se que pessoas acima do seu peso normal têm maior chance de desenvolver hipertensão arterial. Isto não quer dizer que pessoas magras não possam ser hipertensas. Procure saber com o seu médico se você está acima do peso normal para a sua altura. Consulte-o também sobre como realizar uma dieta e atividade física adequada para se perder o excesso de peso.

CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS


Um abuso no consumo de alcóol aumenta o risco da pessoa vir a ter hipertensão arterial. Dessa forma o consumo moderado é o mais aconselhável.

ATIVIDADE FÍSICA


É muito bom se ter uma rotina de atividade física para evitar a hipertensão. A vida de hábito sedentário é um dos fortes fatores que levam à hipertensão em uma idade mais avançada.

FUMO


O hábito de fumar está associado com o aumento do risco de se ter hipertensão e também cardíaco.
STRESS


O stress da vida cotidiana de pessoas que vivem em grandes cidades é um fator que aumenta a probabilidade desta pessoa vir a ter hipertensão. O stress também é um dos vilões dos problemas cardíacos.



Pelo dados da Organização Mundial da Saúde estima-se de que 13% das mulheres e 9% dos homens brasileiros são obesos. O órgão avisa que, depois dos 55 anos, 90% dos indivíduos correm o risco de desenvolver hipertensão, mesmo que tenham tido pressão normal até então. Alguns sintomas que podem ajudar no diagnóstico da doença são dores de cabeça, cansaço, tonturas e sangramentos do nariz. Porém, a única forma segura de identificar a hipertensão é checar regularmente a pressão arterial, pois o mal não apresenta sintomas claros no início. Por isso, muitos portadores de hipertensão nem sabem do risco que correm.

Uma curiosidade sobre a doença segundo o cardiologista Abrão José Cury Jr., do Hospital do Coração, de São Paulo, para aqueles que sofrem com a doença é ficar atento no inverno. Devido ao aumento da poluição do ar nesta época do ano os sintomas da doença se agravam ,  o que ocorre pela ação de gases tóxicos e material particulado emitidos pelos veículos movidos a combustíveis como gasolina e diesel.  Segundo ele, no inverno, o número de hipertensos que procuram hospitais aumenta em até quatro vezes.


Fontes: www.bol.com.br
            www..portalsaofrancisco.com.br

Através das pesquisas verifica-se, portanto que alguns dos vilões que levam a hipertensão, são fatores a que submetemos nosso corpo devido ao acelerado ritmo de vida que a atualidade nos impõe. A melhor forma de minimizar os riscos futuros é o controle da doença para aquelas pessoas que já tiveram a doença diagnosticada.

Para aqueles que possuem antecedentes familiares ou já foram diagnosticados como hipertensos,o  Ministério da Saúde recomenda um consumo diário máximo de sal de uma colher de chá e  medição regular da pressão arterial. Outra recomendação é a   redução ou total abandono do consumo de bebidas alcoólicas, além da  manutenção do peso adequado conseguida através de uma alimentação saudável aliada com a prática de atividades físicas ao menos cinco vezes por semana. No caso dos pacientes que fazem uso de medicação via oral, não é recomendado mudança de rémedio, ou aumento e dimininuição de sua administração sem consulta prévia com o médico que já acompanha o quadro clínico desde o diagnóstico.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 14 comments

14 comentários:

Hipertensão mata silenciosamente.

Com o nível e o padrão dos nossos médicos e hospitais no Brasil há muita gente tendo derrame e enfarte pela indiferença deles.

Pessoas conhecidas foram a hospitais públicos aqui no Rio de Janeiro porque estavam passando mal, com pressão alta, 15 por 11 e foram liberados pois só tratam quem chega com pressão acima de 16.

Além desse descaso e indiferença, a nossa justiça e o nosso ministério público nada fazem.

Um abraço.

Drauzio Milagres

O posto de saúde perto de minha casa é excelente. Já pedi varias vezes minha diarista, hipertensa, entrar no programa de prevenção deles. Ela nunca vai e... .um
dia caiu desmaiada. Agora, felizmente, aprendeu o caminho. Recebe até medicamento.

A hipertensão é um problema grave, que precisa de tratamento cuidadoso.
Eu estive uma época com a minha pressão alta, foi temporário graças a Deus. Tomei o remédio, diminui ainda mais o sal e não tive mais problemas. Mas a maioria da população sofre constantemente e nem sempre tem o tratamento ideal ou as vezes nem sabe que é hipertenso.
Parabéns pelo post amiga
Beijos
Bel

Olá querida amiga Marcia, escelente texto e bem informativo. Aqui em casa não tem ninguém hipertenso, apesar de alguns fumarem e gostarem de sal. Eu adoro comer pão assado com um pouquinho de sal, minha pressão arterial pe 10/6 considerada baixa para minha idade que é 45. Tenho uma amiga que é hipertensa, ela vive com o remédio na bolsa.
Existe muitas pessoas que são e não sabem. Estas pessoas só vão ao médico quando acontece algum problema de saúde, muitas delas nem vão. Aí é que está o perigo.

Bjão.

Márcia,

Parabéns por tão importante matéria publicada!

A hipertensão é um doença que atormenta uma grande parte da humanidade.

O principal problema é a má alimentação e depois vêm outros factores de descuido pessoal com a saúde que causam esta gravíssima doença.

Bjs,

FrancK

Ótimo artigo sobre a hipertensão, pois apresenta de forma clara e objetiva informações sobre esse mal que vem crescendo assustadoramente entre a população brasileira.Receio que no futuro as estatísticas sejam ainda piores, pois muitas de nossas crianças têm uma alimentação inadequada e quando chegam a adolescência abandonam as atividades físicas.
Ótimo artigo Márcia!
Abraços

Olá querida Márcia,

Mais um ótimo e super informativo post.

O stress tem sido um dos males da vida moderna, ultimamente raramente se consegue ficar totalmente tranquilo no trabalho, por exemplo. Isso, aliado ao sedentarismo e a má alimentação são um "prato cheio" para a hipertensão.

Um check-up periódico é muito importante para que as pessoas não sejam pegas desprevinidamente.

Beijos.

Olá Márcia!

Essa é uma doença que invade um pouco todo o mundo. Cada vez as populações estão mais sensibilizadas para a prevenção, mas penso que ainda há um longo caminho a percorrer.

Beijos
Luísa

A hipertesão é um grande mal que mata milhares de brasileiros todos os anos

Olá Márcia!!

Assunto por demais importante, inclusive para mim, que sou diabético. Realmente, estou preocupado, já que da última vez que eu medi a pressão, em repouso e em estado de calma, ela estava em 14 x 9, exatamente.

Bem informativo seu post!!

Bjs!

Oi Márcia!
Excelente texto, serve de apoio e alerta a todos em geral.
Parabéns!

eu que tive um enfarto, uma embolia pulmonar e sofro de tromboflebite por repetição sei bem como são os problemas gerados pela hipertensão.
Acho bom que você tenha colocado um artigo aqui, pois nuna é demais informar...
Por falar nisso, gostaria de saber se vc me autoriza a republicar este artigo, com link para seu blog e todos os créditos, no meu site www.soropositivo.org
Se vc nao autorizar eu saberei entender.
e desde já agradeço a atenção dispensada

Olá qerida amiga Marcia,

O assunto que publicou é de relevante interesse para toda a população.
Infelizmente a hipertensão é uma doença que se aloja silenciosamente e muito tempo depois é que o portador fica sabendo que a tem.
Falo, por experiência. Comecei aos 45 anos com Diabetes Mellitus e Hipertensão. Faço tratamento, tomo regularmente os remédios, faço dieta, mas, preciso perder um pouco de peso. Caminhava diariamente e fazia natação, mas precisei operar os joelhos(rompimento dos meniscos e artrose) que nunca ficaram bons e daí, cumplicou, pois não faço mais nenhm exercício.
Não é fáci, amiga.
Parabéns pela postagem.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Olá blogueiro!

O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos