Slideshow

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

In Memoriam - Personalidades que nos deixaram em 2009

2009 está chegando ao fim e não poderíamos evitar nos lembrar de algumas personalidades mundiais que nos deixaram neste ano. Dentre uma série escolhida pela Revista Veja, separei alguns que acredito ficaram em nossa memória pelos seus feitos, cada qual em sua categoria. Vale saber um pouquinho mais da vida dessas pessoas e o Jornalismo Antenado não poderia ficar de fora dessa homenagem merecida.

Obituário 2009 - Celebridades


 1) Michael Jackson - 50 anos Cantor - Junho
Para encontrar o sucesso, Michael, perdeu sua infância. Filho de um músico frustrado que decidiu "adestrar" os filhos para atuar no showbiz. Assim nasceu o grupo Jackson Five, nos áureos anos 60, composto por Michael e mais 4 irmãos. Na década seguinte, o cantor iniciaria sua carreira-solo, lançando o clássico Off the Wall. Mas seria an década de 80 que ele se tornaria um imperador do pop com o album Thriller, que atingiu a marca das 100 milhões cópias vendidas em todo o mundo. Triller trouxe a revolução ao mundo dos videoclipes. Porém a medida que os anos foram pasando a personalidade do cantor foi se deteriorando na mesma proporçãoq eu sua fortuna aumentava. Após uma série de cirurgias Michael desfigurou seu rosto, clareando toda sua pele - de negro, tornou-se branco . No fim da vida, tinha cerca de 500 milhões de dólares em dívidas acumuladas e definitivamente estava viciado em remédios.  








2) Claude Lévi-Strauss - 100 anos Antropólogo - Novembro
Strauss faz parte de uma raríssima classe de homens que podem ser chamados de sábios. Seu legado para a humanidade foi a refundação da Antropologia, ao comparar  diferentes culturas - não buscando o que as distanciava, mais o que as unia. Descobriu assim, que há estruturas de comportamento universais. Francês, Lévi-Strauss tinha uma forte ligação com o Brasil, aqui vivendo entre 1935 e 1939, período em que estudou tribos indígenas e ajudou a criar a Universidade de São Paulo. "Sua obra é uma fonte de inspiração à igualdade e ao diálogo das culturas." (Jacques Chirac, ex-presidente da França)







3) Ted Kennedy - 77 anos Político Americano - Agosto
A diferença entre Ted e seus irmão Jonh e Bob Kenned, foi que ele não sofreu nenhum atentado. em compensação viu seu nome envolvido em uma morte mal explicada em 1969, quando bêbado ao sair de uma festa, enfiou o carro em um rio, afogando sua acompanhante. Com isso foi-se embora suas ambições à Presidência dos Estados Unidos. Tornou-se porém um ados senadores mais influentes da história americana. "Suas ideias e ideais se refletem em todos os que podem buscar seus sonhos em uma América mais igual e justa- inclusive eu." (Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos)





4) Patrick Swayze - 57 anos Ator - Setembro
Patrick foi um caso raro desde a infância, se destacava no time de futebol americano, mais cultivava a paixão pela dança. Essa mescla de virilidade e leveza fez dele um astro de Hollywood. Explodiu em Dirty Dancing em 1987 e fez milhares de mulheres suspirarem por sua atuação em Ghost (1990) . Passou anos lutando para livrar-se desse rótulo, intrerpretando personagens cada vez mais incomuns. em 2009, descobriu um câncer no pâncreas, que lhe daria pouquissímo tempo de vida. Msmo sob quimioterapia, decidiu filmar uma temporada completa da série The Beast. Este infelizmente foi seu último papel. 







5) Walter Cronkite - 92 anos Jornalista - Julho
Deve-se a Cronkite a criação do papel de âncora dos telejornais. E nessa função gozou da confiança irrestrita do povo norte-americano. Apresentou o principal noticiário da rede CBS, entre 1962 e 1981 . Nos anos 60 sua influência era tanta no país que "abalava" a Casa Branca com um simples arquear de sobrancelhas. Por causa de uma de suas reportagens sobre a Guerra do Vietinã, levada ao ar em 1968, o presidente Lyndon Johnson, que era seu amigo, desistiu de concorrer à reeleição. "Se perdi Cronkite, perdi o americano médio", explicou o então presidente. 





6) Farrah Fawcett - 62 anos Atriz - Junho
Se viveu nos anos 70 impossível não conhecer a dona desse sorriso perfeito e olhar luminoso . Sua imagem para a época era tão hipnótica  que Fawcett estabeleceu o padrão de beleza americana naquela década. Recebeu um convite para coestrelar a série As Panteras, ao lado de Kate Jackson e Jaclyn Smith. Milhões de pessoas por todo o mundo acompanharam as aventuras desse trio de detetives na TV. No aufe da carreira abandonou o programa para fazer cinema. "Ela foi a Marilyn Monroe dos anos 70." (Hugh Hefner, fundador da Playboy)






7) Clodovil Hernandez - 71 anos - Estilista - Março

No Brasil da década de 60, não haviam ainda a grande Fashion Week, nem "tendência", pore´m havia dosi estilistas, Dener e Clodovil, que faziam vestidos para artistas e grã-finas e se alfinetavam nas colunas sociais. Dener morreu estilista em 1978 e Clodovil, deputado federal , aliás um dos mais votados do país. No meio-tempo foi apresentador de televisão, fazendo sucesso com seu jeito afetado e ferino. Cobrado por não ter apresentado um único projeto de lei em defesa aos homossexuais, respondeu: "Quais direitos? Direito de promover passeatas? Não tenho orgulho de transar com homem." 





8) Maurice Druon - 90 anos Escritor - Abril

Quando Hitler marchou sobre Paris, o jovem Druon usou a pena para lutar. Junto com um tio, escreveu o hino da resistência francesa - Chant des Partisans. No pós-guerra, publicou O Menino do Dedo Verde, clássico infanto-juvenil que narra a história de Tistu, um garoto capaz de fazer brotar flores em tudo que toca. Na velhice, com uma atitutde machista, bombardeou a admissão de mulheres na Academia Francesa de Letras. Felizmente essa "guerra" ele perdeu .





9) Zé Rodrix - 61 anos Músico - Maio

Na voz de Elis Regina, o músico carioca Zé Rodrix experimentou em 1972, seu primeiro e maior sucesso: Casa no Campo. Um verso dessa canção, antecipava um estilo que ele criaria pouco depois, o rock rural, que misturava rock'n'roll e ritmos folclóricos. Nos anos 80, enveredou por outras carreiras, tais como publicidade e compôs trilhas sonoras, jingles e produzir alguns espetáculos de teatro e programas de TV. Em 2001, voltou à estrada com Sá e Guarabira para divulgar um novo CD do trio. "Músico completo, filósofo louco, cômico, crítico mordaz e grande companheiro". (Guarabira, músico)






10) Raúl Alfonsín - 82 anos Político - Março

Político argentino que se preza sofre com o amor e ódio do eleitores. Alfonsín viveu essa sina como poucos. Em 1983, chegou à Casa Rosada, como o primeiro civil eleito para governar a Argentina, após 8 anos de ditadura militar. Reorganizou o Estado, levou  generais a julgamento, acusados pelo desaparecimento de 30.000 pessoas. Seu governo, no entanto, foi uma tragédia econômica: em 1989, a hiperinflação bateu a casa do 4.900%. Pressionado, renunciou cinco meses antes de terminar seu mandato e deixou o poder pela "porta dos fundos". "Foi um defensor dos direitos humanos, que ajudou a consolidar a democracia na grande nação argentina ". (José Luis Zapatero, primeiro-ministro da Espanha)



Fonte: Revista Veja Retrospectivas 2009 (edição nº 2145, ano 42, nº 52, pp. 142-150).




Márcia Canêdo.

By JORNALISMO ANTENADO with 20 comments

20 comentários:

Olá Márcia,

Puxa, vc lembrou bem... e ficou bonita sua homenagem... foram muitos esse ano. Isso me deixou triste. Parecia que não ia parar. Faltou a Brittany Murphy na lista. Eu era fã dela também.

Faltou a atriz Brittany Murphy

Gostava muito do trabalho dela, infelizmente ela se foi, tão nova =/

Abraços

Bela homenagem, Márcia.
É nos lembrando do passado que poderemos dar valor ao futuro.
Beijos

Márcia,
É bom relembrarmos aqueles que fizeram história e nos deixaram. suas obras, seus pensamentos ou alguma lição de vida. Muito bom post.Parabéns!!! Seus posts são sempre de grande relevância.
Beijinhos

Márcia,
É guardando as memórias, os fatos e acontecimentos que, entenderemos o futuro.Adorei seu post.Pretendo publicá-lo à noite, quando os amigos estão na Net.Grande beijão
Sonia

Muito interessante conhecer um pouco dessas personalidades. Algumas delas já conhecia bastante seus trabalhos. Outras nem tanto. Cada uma delas influenciou de alguma forma suas gerações.

Abraços e Feliz 2010!

Parabens pela memoria, mas na minha opinião, Vá com deus Jackson.

Abraços!

Marcia super bem lembrado, gostei de sua homenagem.
Abraços forte

Lindo blog ,excelente postagem muita gente boa partiu este ano é a vida ,bjoo

Querida, eu tenho a assinatura. Nessas horas que notamos como a vida passa depressa. Tanto que tem alguns que mal acreditamos que já foram.... um deles, com certeza, M.Jackson. E fiquei muito triste com a morte da atriz ainda jovem: Brittany Murphy.
Beijos

Márcia,

Ficou linda a sua Homenagem, parabéns pelo post, adorei!!

São personalidades que ficarão para sempre nas nossas memórias!

Que Deus os tenha na mais profunda Paz e Luz!

Beijos,
FrancK

Márcia,

Adorei sua postagem, pois sempre leio os obtuários anuais.

Sabe, eu tinha mania de gravar todas as mortes de famosos, e isso quando nem existia gravador de DVD, era tudo em VHS mesmo.

Eu tenho tanta gravação que você nem imagina... Só do Ayrton Senna eu tenho 18 horas de gravação.

Morria alguém, e lá estava a Rosana gravando... rsss

Agora eu já não tenho muito essa mania não, mas se o gravador de DVD estiver no jeito e com a mídia inserida, pode apostar que eu estarei gravando.

Foram grandes perdas mesmo neste ano de 2009, e o Zé Rodrix eu conhecia pessoalmente quando trabalhava na EMI-ODEON.

O Zé foi cremado aqui no Crematório da Vila Alpina, e como eu moro em frente ao Crematório, pude ir ao seu velório e assistir a cerimônia. Ele era maçon e a cerimônia foi muito bonita.

Eu tenho o anuário da revista Veja do ano passado, e ela traz todos os famosos que se foram, e garanto para você que morreram muito mais famosos no ano passado do que neste ano.

Adorei!

Bjs.

Rosana.

Márcia, minha linda e maravilhasa amiga!

Que Belíssima homenagem, você não o quanto tenmho saudade de algumas personalidades que nos deixaram.

Mas o que mais ei senti sua morte, foi o M. Jackson, curti muito seus Hits.

Mandou bem minha amiga, bjussssss,

Nuzzi.

Márcia,

Ficou ótimo o post né!! kkkk...Pois é!! E desses acho que o que mais falta, na minha opinião, fará são três: Michael Jackson, Lévi-Strauss e Zé Rodrix.

Cada um em sua área de atuação e seu gênero, fará muita falta!! E como sou fanático por Arqueologia e Antropologia, Lévi-Strauss é o que mais simpatia me inspirava!!

Bjs Márcia!!

Márcia,

De todos - sem demérito dos demais - o que mais senti foi a dos dois músicos: Michael Jackson e Zé Rodrix. Talvez porque gosto muito de música.
Cabeça boa a sua! É claro que faltaram alguns nomes, mas o espaço ficaria pequeno se colocasse todos. Morreu muita gente boa esse ano que, com certeza, deixaram saudades.

Abraço e parabéns pelo post!

Do amigo,

Antonio

Olá querida amiga Márcia,

Bela homenagem aos que nos deixaram este ano.

A escolha foi perfeita, faltou apenas a Brittany Murphy, muito recente e tão jovem . Gostava do jeitinho dela.

Parabéns!

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Eu senti muito a morte do Michael Jackson.
Parabéns pelo post!

Abraço
Serenissima

Gostei do Blog!

Quanto as homenagens, digo, ainda temos muito que aprender com o fim da vida... sempre!

Um grande abraço e parabéns!

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Jornalismo Globalizado: Um esforço alto a ser reconhecido. Aproveite pra participar das enquetes para escolher os protagonistas de 2009.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Olá Querida Márcia,

Boa Postagem!

É Importante lembrar pessoas que tiveram grande importância para a humanidade que se partiram, porém muitas outras pessoas que foram muito mais importantes positivamente para a humanidade morrem no anonimato, e na maioria das vezes celebridades são apenas pessoas sem nenhuma importância que aparecem por mostrar a voz, a bunda, os peitos ou chutar um pedaço de couro redondo.

Muitos brilhantes médicos, voluntários, cientistas e etc... que trazem grande benefícios para a sociedade morrem sem nenhum reconhecimento, e babacas como jogadores de futebol, músicos, atrizes vivem e morrem na glória como se fossem realmente importantes.

Grande Abraço;
Lauro Daniel

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos