Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

domingo, 18 de setembro de 2011

Cerveja Artesanal: Juiz de Fora já tem 2ª maior produção de MG


Município contabiliza nove cervejarias caseiras e uma microcervejaria

Jornalista Flávia Lopes


Na década de 40 do século XIX surgiram as primeiras indústrias de cerveja no Brasil, que dominaram o mercado e não pararam de crescer. No ano passado, foram produzidos 12,6 bilhões de litros no país. No atual cenário, contudo, o retorno à forma de produção artesanal, quase rústica, tem atraído novos consumidores, fazendo este mercado crescer em ritmo superior ao das indústrias. A previsão do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas/MG) para este e para os próximos anos é de ampliar em 15% o volume produzido, bem acima do esperado pelas cervejarias industriais no país, que trabalham com expectativa de 5% de crescimento anual.
Juiz de Fora não fica atrás. Há cinco anos, a produção mensal de cervejas artesanais na cidade não chegava a mil litros. Hoje, o mercado local contabiliza uma microcervejaria e oito cervejarias caseiras que, juntas, produzem 25 mil litros mensais. Tal volume, segundo o Sindbebidas/MG, coloca a cidade na segunda colocação entre os municípios mineiros com maior produção, atrás apenas de Belo Horizonte, cuja média gira em torno de 200 mil litros por mês.
Novos mercados
Principal produtor local, com um volume de 15 mil litros/mês, o empresário Célio Oliveira, proprietário da marca Antuérpia, começou a produção de chope artesanal em 2009 e inicialmente comercializava apenas em seus próprios estabelecimentos (Churrasqueira, Salsa Parilla, Vanille). Hoje, ele também está engarrafando no formato long neck e, desde o início do mês, tem vendido a bebida para outros espaços, como restaurantes e supermercados locais. O próximo passo, segundo ele, é ampliar seus compradores. "Estamos em negociação com o grupo Pão de Açúcar, que tem uma unidade direcionada para este setor, e também como o supermercado Verdemar, em Belo Horizonte."





Célio Oliveira, proprietário da marca Antuérpia


Dono da marca Profana, o produtor Cristiam Rocha, do Boi na Curva, também tem percebido uma mudança no perfil dos consumidores, que fez com que sua produção saltasse de 240 litros para 1.500 mensais. "Podemos dizer que o mercado hoje está em 'franca explosão'. As pessoas querem novidades e estão buscando cervejas que possam saborear e harmonizar com pratos."
No mercado desde 2007, o cervejeiro ficou em primeiro lugar no prêmio nacional de 2009 promovido pela Associação dos Cervejeiros Artesanais do Brasil (Acerva), após ficar em segundo lugar no ano anterior. De olho na expansão do setor, irá abrir um curso para ensinar técnicas de fabricação caseira no próximo mês. Segundo ele, já há cinco turmas fechadas, totalizando 60 aspirantes a cervejeiros na cidade.
Tradição
Apesar de aparentemente recente, a produção de cervejas artesanais na cidade não é nova. No final do século XIX, um grupo de alemães se instalou em Juiz de Fora para trabalhar nas obras de construção da estrada União Indústria, que se estenderam até 1861. Nesse período, a cidade era o principal polo de Minas Gerais, havendo o registro de oito cervejarias. Uma delas foi fundada por Sebastião Kunz, que transmitiu o gosto por várias gerações até chegar ao tataraneto, Pedro Peters, da cervejaria Barbante.
Daquela época, segundo o cervejeiro, apenas o nome Barbante foi mantido (em alusão à técnica utilizada para prender as rolhas e evitar estouros durante o processo de fermentação). "Como não havia um processo de importação, as cervejas eram produzidas com arroz, milho. Hoje seguimos a lei de pureza da Baviera, que permite o uso apenas de água, malte, lúpulo e leveduras, sem o acréscimo que qualquer aromatizante ou conservante." Antes de começar a comercializar, Peters conta que ficou durante um ano e meio aperfeiçoando a técnica. Hoje, diz que dedica cerca de oito horas diárias para cada processo, que não leva menos de 30 dias para ser finalizado, segundo o cervejeiro.

By JORNALISMO ANTENADO with 4 comments

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Imagens e Reflexões

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e
 de repente você estará fazendo o impossível."
São Francisco de Assis

"O homem é mortal por seus temores e imortal por
seus desejos ."
Pitágoras


"Veja as qualidades e elogie; os defeitos logo desaparecerão."

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido.
 Não na vitória propriamente dita."
Mahatma Gandhi

"A página aberta da vida é bela; mais bela, porém, é a página
 lacrada."

"A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva
 do caminho que percorremos para encontrá-la."

"Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus
 inimigos interiores. É a própria realização do ser."

"O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas
 também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos
 e você mudará seu mundo"
Norman Vicent Peale

"Para cada virtude basta um homem; para a amizade, são
 precisos dois."

"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo."
Liang Tzu

"A preocupação deveria levar-nos à ação e não à depressão."
Karen Horney

"É muito mais honrado erguer-se a lutar mesmo tendo que
 correr o risco do insucesso, do que unir-se aos pobres de espírito
 que não perdem e não vencem e por isso acabam morrendo sem
 viver."

"Devemos cuidar de dar um passo à frente, um passo por menor
 que seja."

"O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio."
François Rabelais


"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade"
Albert Eistein

"Que nada vos perturbe, que nada vos aflija, que nada vos assuste! Tudo passa: a dor e a alegria. Só Deus fica. Eternamente."
Padre Eustáquio

"O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma,
como a comida é o alimento do corpo."
Paulo Coelho 

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

"Deus nos concede a cada dia uma página de vida nova no livro do tempo.
Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."

" Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos."

" Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio."














Márcia Canêdo
Imagens: Google 

By JORNALISMO ANTENADO with 8 comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos