Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quatro anos de Jornalismo Antenado...

Quatro anos... ufffaaaa...  Já tem isso tudo de tempo que escrevi meu primeiro post?! É parece que sim... Foi no dia 19 de agosto de 2007 que tudo começou.  Estaria mentindo se dissesse que sempre tive vontade de ter um bloguer. A realidade é que minha paixão é pela leitura e escrita (coisa que muitos devem estar “carecas” de me ver declarando.rs) Bom mas, se eu nunca havia pensado em ter um blog não significa que já não zapeasse na internet lendo vários principalmente os jornalísticos como o do Ricardo Noblat dentre outros. Por que então resolvi criar o Jornalismo Antenado?! Foi através de um professor da faculdade de jornalismo que em sua disciplina –Hipermídia- que pediu que todos criassem o diário virtual e o usassem para discutir temas discutidos na matéria.

Pois bem nesse momento nasceu meu bloguer e nos próximos 6 meses seria usado apenas para resenhas e pesquisas disciplinares. Muitos que me conhecem a fundo sabem que nessa época eu trabalhava durante o dia e estudava a noite, meu blog então passou outros tantos meses parado por falta de tempo e uma monografia para terminar e defender. Passado o mês da formatura que, sinceramente tudo que passava pela cabeça eram sapatos, vestidos, penteados e festas, me descobri formada, procurando emprego e com um bloguer parado. Por que então não usá-lo para divulgar notícias, escrever artigos, publicar crônicas de autores preferidos, contar piadas, manter contatos... enfim dar uma finalidade para o espaço , mostrar minha “voz” na web. Foi o que fiz dei asas ao meu gosto pela escrita e me tornei além de jornalista , blogueira.

Quatro anos... Neste meio tempo passou de tudo pelo Jornalismo Antenado... crônicas de Jabor, Veríssimo, Marta Medeiros,Lia Luft, textos autorais, artigos refletindo o comportamento humano, coberturas de algumas catástrofes da natureza-Angra dos Reis, Nova Friburgo, Haiti, Japão. Homenagens para Elis Regina, Juiz de Fora, minhas filhas caninas Mel, Punk e Cléo. Explicações sobre doenças e relacionamentos interpessoais, reflexões acerca de religiões e da psicologia humana. Divagações sobre a vida, o mundo, meus sentimentos....tudo isso e muito mais nos 192 posts, acompanhados por (no momento) 473  seguidores e um número ilimitado de visitantes anônimos , 1.478 comentários recebidos, quase 50 mil acessos contabilizados e outros 40 mil anteriores  à colocação do contador.....uuffaaaa... é tanta coisa... me deixa pegar um fôlego aqui...rsrs   

Engano pensar que foram quatro anos de calmaria, ao contrário, quem escreve concordará quando digo que não basta querer escrever e publicar (a não ser que seja parte de seu trabalho, neste caso mesmo sem inspiração precisamos escrever )  . Faço parte da parcela de blogueiros que se recusa a postar apenas para manter o blog em dia. Se meu trabalho me toma tempo e energia mental para criar, publico no J.A de acordo com o que dá. Faltou tema interessante que me instigue ou criatividade para um bom texto...sempre preferi deixar para postar numa outra hora. Muitos podem não concordar, mas, respeito demais meus leitores para publicar algo “bobo” apenas pelo fato de não querer deixar o bloguer sem atualizar.
     
Jornalismo Antenado está de niver e sua criadora deseja poder comemorar ainda muitos outros 4 anos de existência junto a todos vocês e agradecer a cada um que acompanha, lê, dedica alguns minutos para comentar, divulga meu banner e indica minhas matérias . Obrigada também a aqueles que mesmo sem deixar rastro me visita e se emociona com minhas reflexões. Tudo que é publicado aqui no bloguer é para você se informar, refletir, emocionar, rir, se inteirar do que se passa no mundo. Sem leitor um bloguer passa a ser apenas mais um espaço perdido na imensidão da web e muito me orgulha saber que posso fazer a diferença para alguém, que minha vida não está passando em brancas nuvens.....uma marquinha minha tá disponível para quem quiser visitar e acompanhar. Meu muito obrigada a vocês meus leitores....sem vocês hoje não faria 4 anos de muitos outros que virão.

Márcia Canêdo


Fonte:Imagens: Google

By JORNALISMO ANTENADO with 34 comments

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais é todo dia...


Convencionou-se comemorar todos os anos no segundo domingo de agosto o Dia dos Pais. Mais uma data comemorativa criada pelo comércio para  aumentar as vendas e fazer circular nosso tão suado dinheiro. Nada contra presentear quem amamos ainda mais sendo nosso pai, porém, datas como essas deveriam ser repensadas porque ao mesmo tempo que causam a alegria de muitos, outros tantos, ficam tristes nestas ocasiões. Quantas crianças gostariam de ter condições de comprar um presente para seu pai e a falta de dinheiro na familia não deixa? E aquelas que nem ao menos sabem de sua origem pois foram criadas por mães abandonadas por seus companheiros? Há também quem  teve pouco tempo de convivência com seus progenitores por diversos outros fatores incluindo a morte.

A verdade é que não existe necessidade de que uma data escolhida aleatoriamente exista para que resolvamos homenagiar nossos pais. Dia dos Pais é todo dia. Se você acordou hoje com saudades e mora distante, pegue o telefone diga  que o ama, que sente falta de não poder abraçá-lo todos os dias e gostaria tê-lo por perto mais vezes. Estão brigados por algum motivo?! Releve, peça desculpas mesmo se o desentendimento não aconteceu por tua culpa. A vida é muito curta para que fiquemos cultivando rancores que mais tarde se tornam cânceres em nossos corpos e almas. O mundo seria bem melhor se as pessoas aproveitassem melhor seu tempo e parassem de escolher sempre a discussão ao invés de buscar a paz.

Moram juntos?! Já pensou quantas vezes deixou de sentar e compartilhar um simples jantar com ele? Quando ele chega do trabalho depois de mais um dia exaustivo você procura saber como foi seu dia, se está com algum problema?! Infelizmente os lares se tornaram ilhas. Os filhos se enclausuram nos quartos entretidos na Tv ou computador, a esposa no quarto do casal assistindo sua novela preferida e o pai na sala zapeando em busca das mais novas notícias sobre o campeonato brasileiro. É o que alguns escritores já classificam como “fami-ilhas”, pessoas que dividem o mesmo espaço físico porém que mal conversam entre si.

Dia dos Pais é todo dia!!! Lembrem-se disso! Não estou dizendo para deixar de presenteá-lo no segundo domingo de agosto. Se isso te faz feliz busque o presente que acredita que seu pai vai realmente gostar, não aquela blusa que você ACHA que ele está precisando. Porém antes de tudo sente-se com ele, olhe em seus olhos e diga como se sente, fale do amor incondicional que sempre soube que ele lhe têm mesmo nas horas que te dava broncas. Este sim será o melhor presente que ele pode esperar de VOCÊ o reconhecimento pelo amor dedicado e educação aprendida após tantos anos. Faça isso e quando o tempo passar e ele não estiver mais nesta esfera, você possa deitar a cabeça no travesseiro e relembrar todos os bons momentos que passaram juntos e então a saudade de sua presença física será pelo menos um pouco mais suportável.         

Márcia Canêdo

Fonte: Imagens: Biblioteca Google
Texto: Márcia Canêdo - Publicado na Revista Carpe Diem! Edição de Agosto- Link para  Download da revista disponível no Bloguer Sociedade dos Poetas Mortos .

By JORNALISMO ANTENADO with 11 comments

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A arte de fazer bebês com argila !

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)



"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado." 

(Theodor Adorno)



"A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas. A arte é cúmplice do amor. Tire o amor e não haverá mais arte." (Remy de Gourmont) 


"A arte saiu da caverna e caminha em direção ao divino. É o Deus que há em nós, a grande mola que propulsiona o homem para a frente e para cima."
(Olga Savary)



"Arte nada tem a ver com literatura, sentimento ou moral; tem seus próprios meios e conteúdo." 
(Ely Bueno)



"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

"Na arte a mão nunca pode executar algo superior ao que o coração pode inspirar." (Ralph Waldo Emerson)



"Toda a obra de arte é uma personalidade. O artista vive nela, depois dela ter vivido longo tempo dentro dele." (Vargas Vila)



"Uma obra de arte é o resultado excepcional de um temperamento excepcional." (Oscar Wilde)



"A arte de um povo é um reflexo autêntico de sua mentalidade."
(Jawaharlal Nehru)




"A arte é um instante de eternidade e perfeição." 
(V. Avelino)



"A arte é um esforço para criar, além do mundo real, um mundo mais humano." (André Maurois )
"Obras-primas não são fruto de um nascimento solitário. Elas são a conseqüência de vários anos de pensamento em comum, de tal modo que a experiência da massa está por trás de uma única voz.(Virgínia Woolf)

"Os segredos da arte, para quem os conhece, estão escondidos sob um arbusto; para quem não os conhece, sob uma montanha."
(Provérbio Árabe) 




"A manifestação consciente do pensamento, por meio da fala ou da ação, com qualquer fim, é Arte... De sua primeira a sua última obra, a Arte é o uso voluntário do espírito e a combinação de coisas para servir a seu fim."(Ralph Waldo)







"A vida é a imitaçao de algo essencial, com o qual a arte nos põe em contato." (Antonin Artaud - Poeta, ator e dramaturgo francês) 



"A arte é a expressão da sociedade em seu conjunto: crenças, idéias que faz de si e do mundo. Diz tanto quanto os textos de seu tempo, as vezes até mais."(Georges Duby) 





"Arte nada tem a ver com literatura, sentimento ou moral; tem seus próprios meios e conteúdo."(Ely Bueno) 

"Arte é a tradução do espírito por meio da matéria."(Salvador de Madariaga)

Camile Allen - Artista Plástica





"O maior problema de toda arte é produzir por meio de aparências a ilusão de uma realidade mais grandiosa."
Johann Wolfgang Von Goethe - Poeta alemão

Realmente o talento de Camile Allen é uma coisa maravilhosa: olha o que essa mulher faz com argila:Bebês!! 
A delicadeza das expressões, os detalhes minuciosos de cada escultura em argila é de encantar até o mais duro coração. Isto é Arte e merece ser divulgada e apreciada por todos.


Márcia Canêdo
 Fonte: Imagens Google

  Pensamentos: Site O Pensador

By JORNALISMO ANTENADO with 16 comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos