Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

domingo, 29 de maio de 2011

Homenagem aos 161 Anos de Juiz de Fora

Homenagem aos 161 anos de JUIZ DE FORA 

Em homenagem aos 161 anos de Juiz de Fora,conhecida no passado como Manchester Mineira ou Princesa de Minas, conheça alguns de seus atrativos turísticos. O aniversário da cidade será comemorado no próximo dia 31 de maio. Espero que gostem de conhecer um pouco mais da cidade onde nasci e fui criada.      

Academia de Comércio-Colégio e Curso Academia

Localizada na Rua Halfeld, 1179 (Centro) a Academia de Comércio, fundada por Francisco Baptista de Oliveira em 30 de março de 1891e inaugurada em 24 de julho de 1894. O objetivo da Academia de Comércio, como se depreende de seu nome, era o ensino comercial, cujos cursos seriam de acordo com o programa da escola de Altos Estudos Comerciais de Paris.

Associação Comercial

Localizada na Praça Dr. João Penido, 48/52 – Centro - no conjunto arquitetônico da Praça Dr. João Penido (ou Praça da Estação), o imóvel pertence a uma fase mais rebuscada do ecletismo, que pregava maior liberdade na utilização de linguagens e estilos, onde a ornamentação fantasiosa é a expressão mais forte. Nota-se grande influência do estilo neoclássico. Apesar de já ter havido algumas modificações no modo de implantação das construções no lote, o edifício segue o alinhamento da via pública e aproveita toda a testada do terreno. 


Casa de Cultura

Localizada na Av. Rio Branco, 3372 - a Casa de Cultura é um espaço acadêmico da UFJF, vinculado  à Faculdade de Serviço Social, aberto à comunidade e vocacionado para o desenvolvimento de atividades de extensão sobre Gerações, Trabalho e Cultura e Território e a Cidade. O espaço tem galerias de exposição, terminais de computadores com acesso gratuito à internet, filmoteca e salas de vídeo – com acervo de coleções pessoais e do projeto “Luzes da Cidade”, projeção - com aproximadamente 30 lugares, e leitura - equipada com televisão e terminais de áudio. Haverá, ainda, um anfiteatro, uma praça e uma cafeteria, localizados no centro da Casa e responsáveis pela área de vivência.


Catedral Metropolitana

Localizada na Rua Santo Antônio, 1201 – Centro - a Catedral Metropolitana foi a terceira capela a ser construída na cidade e teve a construção concluída em 1847. Era ampla, mas sem torres e encenada apenas por uma cruz de ferro. Quando o arraial foi elevado à categoria de Vila, em 31 de maio de 1850, com o nome de santo Antônio do Paraibuna, a capela passou à condição de matriz.


Cine Teatro Central

Localizado na Praça João Pessoa, s/nº - calçadão da Rua Halfeld - Centro - O Cine-Theatro Central começou a ser construído em 1928, quando a cidade já era um pólo industrial e politicamente influente, pela iniciativa dos grandes cafeicultores locais, com o objetivo de ser uma casa de espetáculos à altura do município. Aqui tem início a origem do maior símbolo histórico, cultural e artístico de Juiz de Fora. O arquiteto Rafael Arcuri assinou a planta arquitetônica do novo teatro e a decoração interna recebeu o toque do pintor italiano Ângelo Biggi. Sua capacidade é para 1850 pessoas, contando com acústica excelente, sendo considerado um dos 10 teatros mais bonitos do Brasil. Em 1994 é tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, sua administração está sob a inteira responsabilidade da UFJF.


Estádio Municipal Radialista Mário Helenio

Localizado no Bairro Dom Orione  - durante as obras de construção do estádio a Prefeitura ofereceu ônibus gratuito para que os torcedores pudessem ver sua construção. Estima-se que um público de 60.000 torcedores tenha participado da festa de inauguração. Seu nome é uma homenagem ao radialista Mário Helênio que batalhou muito pela sua construção. O Estádio Municipal é palco de jogos dos campeonatos estadual e nacional.


Centro Cultural Bernardo Mascarenhas

 Localizado na Av. Getúlio Vargas, 200- Centro- o prédio abrigou a antiga Cia Têxtil Bernardo Mascarenhas, instalada em 1888 por este ilustre cidadão que nasceu em Diamantina. Possui estilo arquitetônico inglês imitando a arquitetura das fábricas deste país. Para a introdução de motores elétricos, Bernardo Mascarenhas construiu a Usina de Marmelos, primeira da América do Sul. As atividades da fábrica foram encerradas em janeiro de 1984. Atualmente o local abriga o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, o Mercado Municipal, o centro de Formação do Professor e a Praça Antônio Carlos.


Mirante São Bernardo

Localizado na margem esquerda do Rio Paraibuna, no Bairro São Bernardo - Bernardo Mascarenhas adquiriu 16 alqueires da família Daibert, construiu casas populares para os funcionários de sua fábrica e de lá puxou uma tubulação de água para abastecer a sua fábrica, graças a uma queda d´água que ali existia. Como ele era devoto de São Bernardo, construiu um oratório e colocou uma imagem do santo para que dali ele pudesse abençoar sua indústria, além de uma mini rádio no alto do bairro, onde hoje está a capela.

Morro do Imperador

Localizado na Rua Dr. João Pinheiro, em direção ao Bairro São Pedro - inicialmente era chamado de Morro da Liberdade e é mais popularmente conhecido como Morro do Cristo. Está a 930 m de altitude, é um dos pontos mais altos da cidade sendo uma das mais belas vistas panorâmicas. O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade. No Morro do Imperador existiu também uma torre helicoidal, 1ª do tipo na América do Sul que serviu durante 15 anos à TV Industrial. Hoje em dia, o Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo e a caminhada pelas trilhas são praticados freqüentemente.



Museu Mariano Procópio

 Localizado na Rua Mariano Procópio, s/n - Bairro Mariano Procópio - em 1861, Mariano Procópio construiu uma Villa para receber a família imperial de D. Pedro II. No século XX, o espaço da casa foi transformado por Alfredo Ferreira Laje, filho de Mariano Procópio, em museu particular. Além disso, ele construiu uma nova casa em anexo, para abrigar suas coleções. Nascia assim, o primeiro museu de Minas Gerais, que abriga um dos acervos mais significativos do país com cerca de 50.807 peças em seu arquivo. É também o segundo mais importante acervo do Brasil Império. O museu foi doado à cidade em 1936 por Alfredo Ferreira Lage e torna-se Patrimônio Histórico em 1939. Hoje o Museu se tornou fundação, possuindo recursos próprios para sua conservação. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, bem como o Acervo do Museu Mariano Procópio são tombados pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais


Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

Localizado na Rua Benjamin Constant, 790 - Centro  -o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes foi inaugurado em 20 de dezembro de 2005, após obra relâmpago que redimensionou os ambientes para atender às necessidades museológicas. O piso e a iluminação foram planejados para não prejudicar as obras de arte, protegidas também por desumidificadores e controladores de ar e temperatura. O espaço conta, ainda, com sala de pesquisa, laboratórios de conservação e restauração de obras de arte, papel e reserva técnica, além de duas galerias destinadas a exposições e quatro bibliotecas: Murilo Mendes, Poliedro, Guima e Arthur Arcuri. O destaque do museu é o acervo Murilo Mendes, considerado o maior conjunto de obras modernas ingressado no Brasil na segunda metade do séc. XX, incluindo peças de Picasso, Portinari, Miró, Alberto Magnelli e Ismael Nery.


Parque da Lajinha

 Localizado na Av. Paulo Japiassu Coelho, no trevo do cruzamento para o Aeroporto e a BR-040.No local onde atualmente funciona o Parque da Lajinha, se localizava a Fazenda da Lajinha, pertencente à família dos Lajes. O Parque possui uma área de aproximadamente 43 hectares, que abriga cachoeiras, trilhas, jardins, gramados e lagos, chamando atenção para o turismo ecológico na cidade. O espaço conta ainda com coreto, bondes, quiosques, campo de futebol e uma floresta remanescente de Mata Atlântica.Foi criado em 2003 o CEDAM: Centro de Educação Ambiental cujo principal objetivo é a educação e preservação ambiental, além de pesquisas de animais em extinção.


Parque Halfeld

Localizado na Av. Rio Branco entre as ruas Halfeld e Marechal Deodoro – Centro. Oásis verde em pleno centro da cidade, o Parque Halfeld, construído no século XIX era o principal local de expressão cultural. No seu entorno encontram-se o Fórum Benjamin Colluci, a Igreja Metodista, a Igreja São Sebastião, os prédios da Câmara Municipal e das "Repartições Municipais", um conjunto arquitetônico de fundamental importância na formação do núcleo histórico local.


Universidade Federal de Juiz de Fora

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora se localiza no bairro Cidade Universitária.A Universidade Federal de Juiz de Fora, criada em 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, é pólo acadêmico e cultural de uma região de 2,5 milhões de habitantes no Sudeste do Estado de Minas Gerais. Sua criação contribuiu para reunir os cursos que já existiam, mas ficavam espalhados em alguns prédios da cidade. Atualmente é a 3ª melhor Universidade Federal do país.


Usina de Marmelos Zero
Primeira Usina hidrelétrica da América do Sul inaugurada em 1889. Foi construída por iniciativa de Bernardo Mascarenhas que desejava utilizar energia hidrelétrica em sua fábrica (Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas) e na iluminação da cidade. Edificação singela está implantada em nível abaixo da Estrada União e Indústria. O prédio transformou-se no Museu da Usina de Marmelos e tem os bens e o acervo cuidado pelo Centro de Ciências da UFJF através de um convênio assinado entre esta instituição e a CEMIG. O órgão desenvolve ainda atividades relacionadas à Educação Científica não formal e à divulgação das Ciências e da Cultura Científica.


Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 6 comments

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cine Teatro Central em Juiz de Fora recebe três grandes espetáculos de comédia

Contato e maiores informações: gueminho@acessa.com 


Fonte: gueminho@acessa.com




Vale a pena conferir e dar muitas risadas!!! 



Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estamos com fome de amor... Arnaldo Jabour

Estamos com fome de amor...  Arnaldo Jabour

O que temos visto por ai??? Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes. Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas??? Chegam sozinhas e saem sozinhas... Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos... Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível. 

E não é só sexo não! Se fosse, era resolvido fácil, alguém dúvida? Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo! Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia .... Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos, sem se preocuparem com as posições cabalisticas... Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega. Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...



Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós... Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!" Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...



Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens  com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez  mais sozinhos... Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário... Pra chegar a escrever essas bobagens?? (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas. ..


Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados... Mas e daí?  Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado... "Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor... Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais... Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem haver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida... E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...

Quem disse que ser adulto é ser ranzinza? 


Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele...  E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?" Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado... O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...
Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.

Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"... Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!

Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!

Essa crônica do Jabour retrata uma grande verdade. As pessoas hoje em dia estão muito carentes de amor. Não apenas do amor romântico, mas do amor carnal e também da amizade. As relações humanas estão muito efêmeras opta-se por evitar se envolver com o outro por receio de sofrer, por medo do que fazer quando um dia acabar o sentimento que os une. Porque a realidade é que em se tratando de sentimento nunca podemos pensar em tempo, não importa se durar uma semana ou 10 anos a probabilidade de dar certo ou não é a mesma. Não existe garantias quando existe sentimento envolvido.   As "baladas" estão cheias de pessoas muitas vezes fingindo uma animação que de longe estão sentindo mas claro precisam ter estampado um sorriso no rosto para agradar quem está do lado. Tem também aqueles "tipos" que juram nunca se deixar "prender" pulam de relacionamento em relacionamento com pessoas que nada tem a ver consigo só para evitar um envolvimento real. 

Na internet não é diferente. Faça um teste em entrar por meia hora em uma sala de bate papo o que não faltarão são inúmeros convites para sair, pessoas solitárias em busca de cia e outras querendo aventuras para apimentar seus relacionamentos . Conversamos mais com nossos amigos pela rede social que pessoalmente como deveria ser, essa é a realidade, até a amizade modificou nos tempos modernos. E mesmo com todo esse aparato tecnológico que nos permite conectar com o mundo através de um clique continuamos sedentos de amor, carentes desse sentimento controverso que nos une e nos faz tanta falta na vida. O que é felicidade? Amor, Saúde, Amizade, Tesão, Cumplicidade, Dinheiro? Um pouco de tudo isso em doses certas? Creio que sim! 

Márcia Canêdo      

By JORNALISMO ANTENADO with 8 comments

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lúpus - o que você sabe sobre esta doença?

Semana passada minha mãe ao chegar do trabalho me perguntou a quanto tempo eu não doava sangue, pois sabe que sou doadora no hemocentro de minha cidade. A curiosidade dela era porque a filha de uma conhecida está internada e muito mal no hospital por causa de uma doença chamada Lúpus. Eu particularmente já havia ouvido falar da doença mas nunca havia lido nada a respeito, tais como sintomas, causas, etc. Hoje mais cedo fiz o que considero ser o dever de qualquer pessoa saudável e fui no Hemocentro. Considero que "doar sangue é doar vida", com meus 400 mls eu posso ajudar a pelo menos 4 pessoas, segundo um médico me explicou certa vez. Pois bem toda essa história me despertou interesse em conhecer mais sobre o Lúpus e acredito que muitos, tal como eu, pouco sabe sobre esta doença. Abaixo segue um arquivo retirado do site Clínica de Reumatologia

Lúpus:  Sintomas, Causas, Tratamento, Diagnóstico e Cura


O Lúpus Eritematoso é uma doença crônica, inflamatória auto-imune que pode se limitar a doença cutânea (Lúpus cutâneo) ou se disseminar para órgãos internos, denominando-se Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

O Lúpus cutâneo pode se manifestar de diversas formas em pele e subcutâneo (gordura abaixo da pele), podendo ocorrer desde forma leve como fotossenssibilidade (vermelhidão mais intensa em áreas que ficam expostas aos raios solares) até feridas que aparecem espontaneamente e dolorosas (vasculite).

Lúpus Eritematoso Sistêmico é caracterizado pela produção de anticorpos contra componentes do núcleo celular. Atinge preferencialmente as mulheres jovens (início em torno 15-40 anos), tendo uma predisposição genética envolvida.

Sintomas


Os sintomas podem ser diversos dependendo do órgão envolvido. 

Pode ocorrer:
  • Febre, fadiga, perda de peso
  • Artrite
  • Lesões de pele, geralmente em áreas expostas ao sol, couro cabeludo, orelhas, face. Pode ser manchas, bolhas, feridas ou descamações
  • Lesões em mucosas, principalmente oral, como feridas semelhantes a aftas
  • Urina com muita espuma ou sangue
  • Sangramentos (gengiva, hematomas espontâneos)

Outras situações diferentes podem ocorrer, porém somente com exames específicos, consegue-se identificar se a causa é pelo Lúpus:
  • falta de ar
  • dor pra respirar
  • diminuição urinária
  • aumento da pressão arterial
  • inchaço do corpo
  • convulsão e/ou psicose

Diagnóstico


Lúpus eritematoso sistêmico



O diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico baseia-se em alguns critérios estabelecidos e avaliados por um reumatologista.
  • Rash malar - lesão avermelhada e inchada na face na região de nariz e maçãs do rosto, conhecida como "asa de borboleta"
  • Lesões em cavidade oral e/ou nasal vista pelo médico
  • Lesão de fotossenssibilidade
  • Lesão discóide - lesão geralmente ulcerada com atrofia da pele
  • Inflamação de articulações - artrite
  • Inflamação de camadas serosa do corpo como derrame pleural ou pericárdico
  • Alteração hematológica (hemograma) - diminuição de seus componentes
  • Alteração neurológica - convulsão ou psicose sem outra causa
  • Alteração renal - nefrite
  • FAN - fator antinucleo positivo
  • Alteração de imunidade com outro outro anticorpo positivo como anti DNA, VDRL.

De acordo com os onze critérios listados, são necessários pelo menos quatro deles para se fazer o diagnóstico. Lembrando que não são todos os pacientes que apresentarão os critérios listados. Uma minoria de pacientes podem apresentar um quadro atípico e mesmo assim ter a doença. Por isso, sempre é necessário que procure um médico, de preferência um reumatologista.

Tratamento


O tratamento visa o controle (remissão) da doença e depende muito dos órgãos e estruturas acometidos. Também deve se fazer corretamente o tratamento de doenças associadas, como hipertensão arterial, dislipidemia...

No geral, são usados os medicamentos sintomáticos (antiinflamatórios, corticosteróides) e imunossupressores que visam diminuir a a ação do sistema imune, dependendo da área afetada.

O tratamento preventivo é importante para que se previna crises agudas da doença que podem por em risco a vida do paciente. Deve-se evitar a exposição solar e o uso de bloqueador solar (fator acima de 30) é obrigatório. Evitar aglomerações e locais susceptíveis a infecções.

Cura?


Não existe cura completa para o Lupus Eritematoso Sistêmico e outras doenças auto-imune. O tratamento visa o controle e remissão da doença e melhora da qualidade de vida.
       

Bom gente como fiquei triste em saber da moça , tão nova e internada por conta dessa doença, quis me informar melhor e compartilhar como vocês essas informações, além de fazer minha parte indo doar o sangue no Hemominas. Algo que chamou muito minha atenção e preocupou foi saber que para cada homem afetado, nove mulheres são portadoras dessa doença autoimune, que pode comprometer qualquer parte do seu organismo. Espero que tenha sido de ajuda o texto e fica o apelo a todos que sempre que puderem dêem sua contribuição ajudando a salvar uma ou mais vidas. 

Márcia Canêdo

Fonte: 

    

By JORNALISMO ANTENADO with 7 comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos