Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

terça-feira, 30 de março de 2010

Humano Amor de Deus

Humano Amor de Deus ( Pe. Fábio de Melo)

Tens o dom de ver estradas

Onde eu vejo o fim

Me convences quando falas:

Não é bem assim!

Se me esqueço, me recordas

Se não sei, me ensinas.

E se perco a direção

Vens me encontrar

Tens o dom de ouvir segredos

Mesmo se me calo

E se falo me escutas

Queres compreender

Se pela força da distância

Tu te ausentas

Pelo poder que há na saudade

Voltarás!

Quando a solidão doeu em mim

Quando o meu passado não passou por mim

Quando eu não soube compreender a vida

Tu vieste compreender por mim

Quando os meus olhos não podiam ver

Tua mão segura me ajudou a andar

Quando eu não tinha mais amor no peito

Teu amor me ajudou a amar

Quando os meus sonhos vi desmoronar

Me trouxeste outros pra recomeçar

Quando me esqueci que era alguém na vida

Teu amor veio me relembrar

Que Deus me ama

Que não estou só

Que Deus cuida de mim

Quando fala pela tua voz

E me diz: Coragem!



 
Fonte: Parte integrante do Cd Vida- Pe. Fábio de Melo

Muitos que lerão esse post irão estranhar pois sabem que eu particularmente não sou uma pessoa religiosa, entenda-se disso que não frequento uma igreja específica. O que não significa que eu não creia em Deus, ao contrário, apenas que sou uma pessoa questionadora e que ainda não me encontrei em uma religião. 

 Bom, mas a finalidade do post não é falar de minhas dúvidas e sim do amor de Deus e da força que ele nos inspira nas horas mais difíceis. Nesta semana comemoramos a Páscoa,  a  morte e  Ressurreição de Cristo .  Esta contradição que cerca a data está presente diariamente em nossas vidas. Todos os dias muitos nascem e outros tantos deixam esse plano, para trilhar sua evolução junto ao pai. Hoje, 30 de março de 2010, foi um dia desses de contradição para mim. Ao mesmo tempo que nesta data minha irmã mais velha comemora seus 49 anos , com saúde junto a sua familia, marido e filhos , estive no cemitério velando o marido de uma prima, que partiu desta vida aos 41 anos, deixando uma menina de apenas 13 anos órfã . 

A verdade é que nada nos prepara para a perda de um ente querido, não importa que a pessoa estivesse internada e que em nossos corações reconheçamos na morte um descanso para aquele que parte. Certo é, que nossa humanidade não deixa que nos conformemos facilmente . Ver hoje minha prima frágil em meus braços me dizendo que precisará de muita força para continuar o caminho e criar sua filha que tanto precisa dela, me arrasou. Ver uma menina que tanto lembrou minha própria irmã na ocasião de morte de meu pai, ali aérea, ainda sem mensurar toda a situação, me corta o coração. Perdi meu pai irá fazer 14 anos em julho e posso sem sombra de dúvidas dizer que o tempo e Deus nos dá o consolo, porém a dor da perda, a saudade da presença, do carinho e até das broncas ... isso tempo algum  tira. Portanto hoje ali naquele momento me coloquei no lugar delas e pude mensurar um pouco da dor que sentiam.

Onde entra o amor de Deus nesta história?! Na força que só ele é capaz de nos transmitir  nos momentos de alegria, mas principalmente nos de angustia e dor. Esta certeza que, como diz  a letra da música com que ilustrei o post, existe um Deus que me ama, cuida de mim e me dá coragem para seguir o caminho apesar dos obstáculos que a vida impõe. A morte não é o fim, ao menos eu creio que não seja, ao contrário a vejo como um regresso, uma forma encontrada por Deus de nos fazer evoluir a partir de nossos erros e acertos. Quem sofre com esse processo porém é quem fica, a familia, os amigos ... que claro não querem abrir mão da presença física. Mas eu, Márcia me recuso a não crer que meu pai de onde esta nos protege e guia com a ajuda de Deus nossos passos .

Muita coisa aconteceu neste mês, perdas irreparáveis, lutas diárias, mas ele chega ao final coincidindo  com a proximidade da Ressurreição,  da Renovação  da Vida e que seja desta forma que este momento aja sobre nós, como refrigério para amainar a dor e inspiração para um futuro ainda que incerto.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

sábado, 27 de março de 2010

A ARCA DE NOÉ (Versão Brasileira)

Bom, depois de um dia de cama, um diagnóstico feito pelo médico como gastrointerite (a famosa virose que vem atacando todo mundo) ,  medicada e procurando voltar a "vida" novamente  , consegui vir preparar a crônica nossa de todo sábado...rs Nesta semana escolhi um texto que a primeira vista  poderia ser considerado de comédia, mas se bem refletido mostra que de de nada tem de piada, ao contrário reflete uma triste realidade em nosso país. Espero que gostem.  

A ARCA DE NOÉ (Versão Brasileira)

Um dia, o Senhor chamou Noé que morava no Brasil e ordenou-lhe:
- Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que o Brasil seja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira. No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.

Noé chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:

- Onde está a arca, Noé ?

- Perdoe-me, Senhor suplicou o homem.

Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas: Primeiro tentei obter umaLicença da Prefeitura, mas para isto, além das altas taxas para obter o Alvará, me pediram ainda uma contribuição para a Campanha para eleição do prefeito.

Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas Taxas de Juros ...

O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário. Começaram então os problemas com o IBAMA e a FEPAM para a extração da madeira.
Eu disse que eram ordens SUAS, mas eles só queriam saber se eu tinha um " Projeto de Reflorestamento " e um tal de " Plano de Manejo ".

Neste meio tempo eles descobriram também uns casais de animais guardados em meu quintal ... Além da pesada multa, o fiscal falou em " Prisão Inafiançável" e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque, para este crime, a lei é mais branda.

Quando resolvi começar a obra, na raça, apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha umEngenheiro Naval responsável pela construção. Depois apareceu oSindicatoexigindo que eu contratasse seusMarceneiros com garantia de emprego por um ano.

Veio em seguida a Receita Federal, falando em " Sinais Exteriores de Riqueza " e também me multou.Finalmente, quando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pediu o " Relatório de Impacto Ambiental " sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil. Aí, quiseram me internar num Hospital Psiquiátrico!

Sorte que o INSS estava de greve...

Noé terminou o relato chorando, mas notou que o céu clareava perguntou:

- Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?

- Não! - respondeu a voz entre as nuvens

- Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde!

O governo já se encarregou de fazer isso

Fonte: Autor desconhecido, retirado de arquivo pessoal

Me respondam agora depois desse desfecho: o tema do texto é uma comédia ou um drama vivido pelo Brasil?! A meu ver o autor conseguiu expressar a realidade que vivemos. A eterna burocracia onde até para ser atendido em um simples posto de saúde o cidadão tem que já chegar quase desfalecendo se quiser ser atendido, e ainda assim claro ficar depois de horas esperando.

Absurdos a parte, maracutáias e o famoso "jeitinho brasileiro" de conseguir as coisas. Triste  e verdadeiro não é mesmo?!  O pior é que o povo mesmo reclamando, dizendo nunca mais votar em fulano de tal e que beltrano vai dar jeito neste país, acaba se acostumando aos escândalos e vendo os mesmos se repetindo num círculo vicioso que deixa a muitos indignados. 

Como fazer para mudar esta situação?! Primeiramente deixando de ser coniventes , se está claro que as esferas de poder precisam de renovação, mostremos aos políticos que podemos colocá-los e tirá-los de seus cargos. Se nos cansamos de ser coagidos a pagar proprina para conseguir algo que seria de nosso direito, que ao invés de se calar, busquemos os órgãos responsáveis para denunciar. A imprensa meus amigos não serve apenas para nos informar através dos jornais e revistas, mas também  tem responsabilidade moral de ser a voz da sociedade. Portanto use e abuse dos meios de comunicação sempre que tiver conhecimento de algo ilícito.

Enfim, este país que o Noé do texto descreveu é nossa atual realidade, porém não significa que deva ficar assim eternamente .... a mudança está na minha, na sua , nas nossas mãos!

Márcia Canêdo  

By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

A prova que os olhos não veem

A prova que os olhos não veem


A perícia legal fornece dados que podem ser decisivos para a sentença de um julgamento, mesmo sem testemunhas e confissões.
Por Vivian Vasconcellos e Carla Delecrode
 
Apesar dos infelizes acontecimentos, os casos Glauco e Nardoni trouxeram pontos positivos para o processo e o julgamento penal no Brasil. A mídia expôs de forma detalhada uma prática não tão comum no Brasil, a Medicina Forense, e que, por meio da Psiquiatria Forense, também pode ajudar a explicar fatos tão chocantes. De acordo com o neurologista e perito forense da UFRJ Miguel Chalub, essa modalidade é uma das especialidades da Medicina Legal que trata da responsabilidade penal e da capacidade civil. “A lei brasileira favorece os doentes mentais e, portanto, pelo julgamento da responsabilidade penal, pode-se dizer se a pessoa que cometeu o crime está apta a responder por esse crime ou não”, diz Chalub ao Opinião e Notícia.

O especialista em direito penal e procurador do Banco Central do Brasil em Brasília Alexandre Magno Aguiar explica ao Opinião e Notícia que no processo penal a prova testemunhal e a confissão tradicionalmente têm muito valor. “No entanto, boa parte dos crimes não deixa vestígio, depende de testemunhas e de uma confissão. Nos habituamos a utilizar essas provas e temos pouca tradição em realizar uma perícia completa no Brasil. Infelizmente não é feita ou é mal feita.” De acordo com o especialista, o problema é que a perícia é tratada como se não pertencesse às provas. “Tanto o réu quanto a testemunha podem mentir, mesmo que de boa fé. A memória é muito traiçoeira e não podemos tomar decisões tão importantes, baseados em situações tão frágeis.”

Apesar de nenhuma testemunha ou confissão, Aguiar afirma que foi possível reconstituir passo a passo a cena do crime. “Tivemos raras evidências da perícia demonstrando que eles não foram culpados, evidências que chegam à beira de serem incontestáveis. Seria impossível, a tese da defesa, de uma terceira pessoa ter jogado a menina.” Ele diz ainda que, nesse caso, a defesa tenta inverter a realidade forense. “Na realidade forense as provas são muito mais certas e exatas que outras provas. A chance do erro em um exame de DNA, por exemplo, é perto de zero. Mesmo que ninguém tenha visto e não haja confissão é possível descobrir os culpados.”

O psiquiatra forense Miguel Chalub disse que não foi pedida uma análise de um psquiatra forense no caso Nardoni e no caso Glauco. “Pelo o que eu acompanho, o rapaz [Cadu], claramente tem problemas mentais e um psiquiatra deve analisá-lo”, comentou sobre o assassino confesso do cartunista Glauco Vilas Boas. “A Psiquiatria Forense analisa o histórico do paciente através de entrevista, descrição dos fatos, antecedentes, internações, histórico clínico e a anminésia, em que a pessoa relata tudo o que aconteceu, e, com esses dados, pode-se concluir se ela agiu em função da droga ou não.”

No entanto, o especialista conta que o processo de perícia legal realizado no caso Nardoni é de alto custo, devido aos profissionais utilizados, substâncias, reagentes e aparelhos. “A perícia deve ser feita em todos os casos, mas aconteceu de forma tão detalhada devido à exposição da mídia.” Chalub diz que não são todos os casos que necessitam de avaliação de um psiquiatra forense. “Só quando houver dúvida sobre a sanidade mental do indivíduo. A maior parte das pessoas comete crimes por problemas sociais, não é necessário examinar a todos. No Rio de janeiro, por exemplo, existem 20 mil presos em cadeias, enquanto no manicômio judiciário são 200.”

Outro ponto delicado é o caso do uso das drogas. O psiquiatra Miguel Chalub explica que o uso de drogas não torna a pessoa legalmente irresponsável, pois não tira sua capacidade de controle. No caso de drogas pesadas, como a morfina, poderia ser feita uma análise para ver o estado mental da pessoa ao cometer o crime. “O psicótico, por exemplo, tem consciência do que faz, mas não tem controle sobre o que faz.”

O professor de Direito Penal Alexandre Aguiar explica que a lei determina que, caso o réu tenha um entendimento diminuído devido a uma doença mental, pode-se condená-lo à prisão, mas sua pena será reduzida em um terço ou será aplicada a medida de segurança, quando o réu é considerado inimputável – ou seja, ele não responde por suas ações e não tem consciência do que está acontecendo. Caso comprove-se que o uso do chá de Santo-Daime, utilizado por Cadu, tenha interferido em sua saúde mental, ele pode ser considerado semi-putável ou inimputável, mas, independente do uso das drogas, será considerada apenas sua sanidade mental. O uso do chá de Santo-Daime em cerimônias religiosas é considerado lícito pelo governo brasileiro.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br
 
Este tipo de investigação onde encontra-se o autor do crime sem uma confissão e provas concretas aqui no Brasil era presente apenas nas famosas séries norte-americanas, como CSI Investigação Criminal e suas co-irmãs CSI Las Vegas e CSI Miami . No fundo sempre víamos estes tipos de reconstituições da cena dos crimes como algo fantasioso e pouco provável de ser colocado em prática, fora das telas da tv e cinema.
 
Porém no caso Nardoni, que hoje enfim teve um desfecho na justiça com a condenação dos réus, estas investigações foram importantes e fizeram toda a diferença para que o casal se mantivesse preso sem conseguir o habbeas corpus até o julgamento . No caso do assassinato do cartunista Glauco Vilas Boas, mesmo havendo uma confissão de Cadu, foi necessário a intervenção de um psiquiatra forense que  analisou um possível desvio mental por parte do rapaz, além claro de seu envolvimento com drogas. 
 
Para mim, como brilhantemente as jornalistas Vivian e Carla iniciaram o artigo, a partir destes casos absurdos foi possivel tirar algo de benéfico que possa ajudar na resolução de muitos casos no futuro abrindo-se o precedente  do uso da Medicina Forense e da investigação pericial que refaz a cena do crime. 
 
Márcia Canêdo 

By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

domingo, 21 de março de 2010

21 de Março: Dia Mundial da Síndrome de Down

Hoje dia 21  de março é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data, escolhida pela Associação Internacional da Síndrome de Down, faz alusão à anomalia no cromossomo 21. Para as Apaes de todo o Brasil, a data é muito especial. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais trabalha diretamente com os portadores da deficiência. São oferecidos programas que vão desde a estimulação precoce e alfabetização até inclusão no mercado de trabalho.Não existem limites para a criança quando esses trabalhos são feitos de forma eficiente e com o carinho da família Apae. De acordo com o coordenador clínico da Apae de Uberaba, Alex Abadio Ferreira, “o mais importante é que o portador da SD seja estimulado o mais rápido possível, aproveitando a plasticidade cerebral, que é a capacidade de aprendizagem e adaptação do cérebro, precocemente”.

Um dos programas oferecidos pela Apae de Uberaba é a equoterapia. “A equoterapia utiliza o cavalo como um meio de reabilitação da pessoa com deficiência. Além do estímulo motor que o cavalo produz, a relação de amizade e a aceitação do animal em relação ao portador da síndrome de Down são essenciais para o desenvolvimento neuropsicomotor”, explica o coordenador. O modelo adotado em Uberaba é exemplo para a região.A única limitação é o preconceito, muitas vezes da própria família. Mas, aos poucos, a síndrome de Down é mais compreendida. A mídia e Instituições que trabalham diretamente com os portadores da anomalia têm papel fundamental nessa luta. Elas mostram a capacidade que esses seres humanos têm e o quanto a inclusão é importante.
  A síndrome de Down (SD) é a síndrome genética melhor conhecida. É responsável por 15% dos portadores de atraso mental que frequentam instituições próprias para crianças especiais. Sua primeira descrição clínica foi publicada em 1866 por Langdon Down. É também chamada de mongolismo devido à aparência facial de seus portadores . A criança com SD deve ser encaminhada, o mais precocemente possível, para serviços especializados que orientem os pais sobre o prognóstico e a conduta terapêutica. A qualidade de vida dos afetados depende, principalmente, dos cuidados da família. A estimulação precoce melhora o desempenho neuro-motor, a hipotonia muscular e a linguagem.
 
 
Fonte:http://www.deficienteonline.com.br e arquivos pessoais
 
A deficiência maior que existe é a falta de informação. A única limitação de um portador de Síndrome de Down é o preconceito, muitas vezes, da própria família. Mas, aos poucos, a SD é mais compreendida. A mídia e Instituições que trabalham diretamente com os portadores da anomalia têm papel fundamental nesta luta. Elas mostram a capacidade destes seres humanos e o quanto a inclusão é importante. Muitos pais no passado sofreram com o preconceito de ter um filho SD até que atravéz de incentivo das instituições e do próprio avanço tecnológico entenderam que dentro de suas limitações temporais a vida deles podem ser totalmente normal. Muitos trabalham , fazem cursos de culinária e artesanato, aliás segundo professores são os mais habilidosos porque possuem uma sensibilidade maior, namoram, saem para dançar, ir ao teatro, cinema, fazem dança, ou seja, a antiga noção de limitação deixou de existir. Na atualidade, graças a informação já não vemos mais essas crianças  especiais sendo excluídas das escolas ditas convencionais, apesar de mães darem o depoimento de que em unidades da ALAE(JF) e das inúmeras APAES espalhadas pelo Brasil o grau de aprendizado deles é maior porque são feitos trabalhos específicos de melhorias de coordenação motora e fonaudióloga.

Vale ressaltar que a sensibilidade dos Downs é muito grande, podemos até mesmo dizer que a demosntração de amor deles pela familia e amigos é bem maior e presente que dos considerados "normais", como se realmente existisse essa tal normalidade. Portanto incentivemos a cada dia mais a inclusão nas escolas, empresas e afins. A oportunidade de crescimento deve ser dada a todos . 

  "Derrubar as barreiras do preconceito e construir um Brasil mais igual , com todas as suas diferenças, é mais do que um desafio. É um compromisso que devemos todos assumir perante a sociedade".

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 20 comments

sábado, 20 de março de 2010

Como uma pessoa deve se sentir quando leva um fora

Mais um sábado chegou e apesar da tempestade de horas atrás que por sinal derrubou inpumeras árvores em minha cidade, consigo finalmente me sentar para preparar o post de hoje. Esta semana a crônica fala sobre sentimento, como devemos , ou pelo menos, deveríamos no sentir quando levamos um fora de alguém especial. O autor o publicitário e escrito, Samir Mesquita. Samir gosta de formatos inusitados em seus livros, escreveu "Dois Palitos" que vem dentro de uma caixa de fósforos , e 18:30, obra impressa sobre um mapa de trânsito.

O que sentir quando levamos um fora

Você é NÃO.Você não é tudo pra mim. Não é minha única causa nem minha única guerra. Seu nome não é o título de minha história. E meu silêncio não é propriedade exclusiva sua. Você não é meu único carnaval. E não são apenas seus defeitos que me irritam. Não sou monoteísta para adorar um único deus. e não imagine que sua mão estaria sozinha para me socorrer. Meu vocabulário não se limita a seus adjetivos - existem mais sete maravilhas no mundo além de você. Não são só suas sardas que tenho para contar. Você não é minha única adrenalina. E nem todos os componentes de meu Prozac.

Você não é cada cada centímetro quadrado do meu chão. O amanhã acontecerá com ou sem você. Meu interesse não é restrito a suas polêmicas. Não só suas piadas me fazem rir. E seus ouvidos não são os cúmplices de todas as minhas confissões. Você é só uma das minhas Minha conta telefônica não vem obssessivamente com o seu número e no meu Ipod existem 6.784 músicas além da nossa. Quando olho para o meu umbigo, não é você que vejo. Sua tristeza não é a única que me comove. E as pernas que me sustentam não são VOCÊ.

Não sou teleguiado, conheço muitos outros endereços além do seur que meus pensamentos são monopólio seu, você é só  um dos sótãos em que me escondo. Você não é meu único álibi. Existem outras pessoas das quais também espero perdão. Você não é um compromisso onipresente na minha agenda. Outros elementos também compões minhas fotos. Você sozinho(a) não mata minha fome. E não sejamos hipócritas: há outras peles que me excitam e outros perfumes no ar além do seu. Você não é o único com 36,5°C. E não é apenas seu corpo que pode abrigar meu sexo. Você NÃO é meu único vício.

E por não ser tudo isso, por ser uma entre tantas alternativas, você é meu NÃO  a todas as outras. Você é a escolha. Aquele a quem sou devota não por dever ou coerção. Meu sim a você é um exércicio de livre-arbítrio praticado segundo a segundo. Sim a um contrato  sentimental que nada distingue, separa, sobrepõe ou submete. Sim a uma política de boa convivência sem falsidades e sob todos os esforços. Sim àquele que me desperta a curiosidade de uma aprendiz e faz de mim um embrião a multiplicar e ser, a cada dia, uma nova pessoa e também a mesma. Sim a quem, quando me vejo na velhice, ainda espero ter para conversar. Um sentimento que existe não por dependência e nunca usado como moeda de troca. Peça fundamental no equilíbrio de meu caos.

Você é aquele por quem me arrisco a cruzar todos os limites da comodidade para tentar ser melhor. Você é aquilo que me falta dia a dia, que desejo e persigo. Obra em aberto que me inquieta e me encanta. Mas hoje você é NÃO. Essas três letras saídas da sua boca que ecoam em mim. E me dilaceram. Palavra que outras vezes já ouvi e só provou que sou capaz de sofrer mais, como também de um amor ainda maior. Negativa à qual, a partir de agora, você se resume pra mim. Porque , SE VOCÊ É  NÃO, EU SOU SIM AO QUE ME ESPERA.  

Samir Mesquita

Fonte:Revista Cláudia -Mês Junho 2009

Bom, esta crônica me "caiu" nas mãos diretamente na sala do dentista ontem. Como  a dentista em questão é minha irmã, não me fiz de rogada e arranquei a página da revista, que não era nova, mas sim do meio de 2009. Lí, reli, lí novamente ... enfim o texto me chamou a atenção porque realmente quando nos vemos na situação de sermos preteridos por alguém que amamos a primeira vista parece que o mundo para de girar. Só que graças a  Deus, essa sensação de impotência e imobilidade não dura muito tempo , na maioria dos casos pelo menos. Ai você pode estar se perguntando, mais porque não dura, se o sentimento por essa pessoa é verdadeiro?! Simples, ao sermos preteridos não importa porque motivo for, começamos a ver a situação de fora, fazendo isto vemos todos os erros que poderiam ter sido evitados, o maior deles achar que não viveria sem a outra pessoa.

Neste ponto amei a crônica do Samir. Esse publicitário é um gênio, pois soube retratar com louvor a sensação que a  maioria de nós sentimos alguns dias após tomar um fora. Se no momento temos impressão que o mundo caiu, que estamos desorientados sem a presença do objeto amado, temos porém a oportunidade de olhar em volta. Este SIM AO QUE ME ESPERA, é o ponto chave deste texto, porque é o momento que começamos a perceber o mundo a nossa volta, outras pessoas que nos observam, nos querem bem, demonstram seu carinho e interesse e a gente cega num via isso. Não pensem que isso significa que iremos esquecer aquele(a) que nos preteriu da noite para o dia, mas apenas nos abriremos a novos horizontes que fatalmente nos farão ver que há vida após aquele amor arrebatador que carregávamos no peito. Detalhe: essa vida pós fora, pode ser bem melhor que a anterior.

Márcia Canêdo  

By JORNALISMO ANTENADO with 14 comments

sábado, 13 de março de 2010

Próprios e impróprios

Nossa, achei que não conseguisse chegar a postar a tempo. Explico ... a cerca de meia hora o céu estava literalmente caindo em Juiz de Fora, minha terrinha natal. São as famosas águas de março fechando o verão tão belamente cantadas pela Elis Regina. Pois bem, a crônica de hoje não é de nenhum cronista conhecido, porém é sobre um tema que acredito todos já conversaram nas rodinhas de amigos e claro muitos vivem na pele esta situação. Estou falando da fatídica criatividade que alguns pais e mães insistem em ter ao pensar no nome do futuro bebê. Chega então de enrrolação e vamos e à crônica deste sábado. 
Próprios e impróprios - Ivan Ângelo

Mas por que será que tantas pessoas recusam os nomes próprios tradicionais na hora de registrar os filhos? Estão nesse rol duas categorias de pessoas: as ingênuas e as bregas. Buscam – e acham! – nomes complicados, muitas vezes estranhos; inventam, misturam, importam, adaptam. Por que não um simples João, Paulo, Pedro, Tiago, Mariana, Luísa, Camila, Luciana? Talvez acreditem que um nome comum conduzira o nomeado a um destino comum.

Na busca do diferente, têm preferência sons da América do Norte. Wesley está na moda. Brian, Nathan, Michael, Washington correm junto. Muitas vezes os pais só pegam o som, não a grafia. Como é o caso do nome do jogador de futebol Uóshito. Ou de seus semelhantes, que encontrei numa matéria de jornal recente: Uini (seria Winny), Oliude (Hollywood), Estivenson (Stevenson), Viliam (William), Hantuane (difícil reconhecer aqui o francês Antoine). Outros inventam uma pronúncia que não existe, como o brega-chique Paôla. Porque Paola, em italiano, se pronuncia Paula, simplesmente. Meu próprio nome é estrangeiro, russo, mas não da muito na vista. Encontro na reportagem nomes que não são de gente e passaram a ser: Welcome, Pensylvania, Overland. Pode uma coisa dessas?

Há pais que recorrem a misturas: Wandressa, Lusimélia, Roniwalter, Roseméri. Outros simplesmente inventam: Ervane, Reulis. Quantos nomes de gente conhecida são também estranhos? O político Pauderney, a desportista Shelda, o escritor Lêdo.

Um amigo descendente de libanês contou-me que tinha uma tia com um nome incrível: Uruqsan. Registrado. Não havia nada parecido no Líbano, de onde viera menina. Lá ela se chamava Roxane. O avô contava que repetira varias vezes o nome dela para o funcionário da imigração e este o anotara no documento. Não entendia a grafia brasileira. Imagine, leitor, o sotaque carregado do libanês ao silabar Roxane, o "r" palatal apoiando-se numa ausente vogal "u", o "x" soando "cs" como em "fixa" ou "flexão", e você estará perto de Uruqsan.

Sim, às vezes a culpa é do cartório. Aconteceu com Millôr, que era para ser Milton mas a letra ruim do escrivão empurrou o pequeno traço do "t" para cima do "o", não desenhou direito a perninha do "n", e o Milton desapareceu. Meu próprio irmão era para se chamar Jesus, como meu pai, mas um escrivão latinista ou católico demais transformou-o em Jésus. Pode ter achado falta de respeito alguém se chamar Jesus. Ora, é um nome popular no México, país de católicos fervorosos.

Quando eu era menino, falava-se de um nome absurdo, Um Dois Três de Oliveira Quatro. Dizia-se que era real, tinha saído no jornal. Saiu também José Índio do Brasil, parece que nome verdadeiro. No fim do cadastramento eleitoral os jornais costumavam vasculhar listas nos cartórios, à procura de curiosidades.

Que não faltam. Não é curioso que tantos jogadores de futebol com nomes terminados em "son" tenham ficado famosos? A começar por Édson, o maior de todos. Confiram: Edmilson, Denilson, Dinelson, Robson, Anderson, Edílson, Liédson, Kléberson...

Curioso também como alguns nomes tradicionais caíram em desuso, considerados "antigos", "feios", "de pobre", "nada a ver": Sebastião, Eustáquio, Joaquim, Benedito, Eurico, Ifigênia, Dirce, Orlando, Vanda, Ildeu, Amélia, Vicente, Lourdes, Raimunda, Aurora, Arlindo. E outros, "modernos", entraram em alta, como Jéssica, Andressa, Pâmela, Gisele, Natalie, Michel, Michelle. Não se explica. Modas...

Pensava que era um castigo carregar um nome esquisito a vida inteira. Gozação na escola, apelidos para amenizar, burocracia dificultando a mudança. Nada disso. O jornal diz que a maioria adora a diferença.

Fonte: Arquivo pessoal recebido em e-mail

Entenderam agora meus amigos o drama vivido por tantos inocentes que não tiveram a chance de poder escolher o próprio nome ?! Se não bastasse esse excesso de criatividade de tantos pais, ainda existe um outro problema, este por sinal vivido por essa que vos escreve. Falo aqui da péssima mania que foi moda a muitos anos atrás de  dar nomes compostos aos filhos. Todos em conhecem por Márcia Canêdo, porém os mais íntimos sabem que na realidade é Márcia Patricia Canêdo. Agora convenhamos, primeiramente porque alguém em sã consciência, deixa uma adolescente de 15 anos escolher o nome para a irmã?! Segundo, porque ninguém falou com essa mesma irmã que Márcia é um nome que não exige, nem combina com complemento?! Em 34 anos não recebi uma resposta que em convencesse. Quero deixar claro que nada tenho contra o nome Patricia, porém tal como o Márcia ele não combina com nenhum outro. Enfim, se mudar de nome é uma burocracia danada( aliás como tudo em nosso país..) continuo com meu nome composto, porém abreviado sempre que possível.

Voltando a criatividade excessiva ...  aqui onde moro duas familias que conheço a história apenas de nome, onde seus filhos receberão nomes bem incomuns. Na primeira, são irmãs que se chamam Itália e Roma  e na outra Sol, Lua e Estrela. Acho isso o cúmulo da covardia , porque quem é obrigado a conviver com o nome depois não é quem por quaisquer motivos esdrúxulos gostava do nome. Portanto a reflexão da crônica do Ivan é justamente que as pessoas tenhm um pouco mais de parcimônia quando escolher o nome para o filho. Essa história de inventar nomes, homenagiar parentes já falecidos não é legal, pensem que seus filhos irão para a escola e que crianças podem ser cruéis quando querem . Ou mais, nunca se esqueçam que vocês podem achar interessante um nome diferente, inusitado, mas apesar do que as pesquisas revelam isso não significa que sua filha ou filho também irão gostar . Fica a dica então!

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

quinta-feira, 11 de março de 2010

Acontecimentos que marcaram o dia 11 de março

Neste mês quase que a Série Fatos que Marcaram Época não é realizada, devido a uma série de acontecimetnos que muitos dos leitores tomaram conhecimento. Por causa da hora que estou conseguindo colocar o post no ar deixarei para falar mais sobre os fatos no decorrer dos comentários que forem surgindo. Desculpem se este mês a série num estiver a altura de vocês meus queridos leitores, prometo que em Abril se Deus quiser as coisas já estaram normalizadas. Curtam esse nosso túnel do tempo mais uma vez.



ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM O DIA 11 DE MARÇO AO LONGO DOS TEMPOS


1302 - Na obra de Shakespeare, Romeu e Julieta se casam.

1702 - Lançamento de "Daily Courant" (1º diário de Londres) por Daniel Defoe (autor de "Robinson Crusoé") que, por esse feito, é considerado o "pai do jornalismo inglês".

1785 - Descoberto o cometa Méchain.

1808 - Criação do Tesouro Nacional do Brasil

1810 - Napoleão, Imperador da França, casa com a arquiduquesa Marie Louise da Áustria.

1818 - Mary Shelley publica Frankenstein, a história da criatura formada com partes de vários corpos e que, rejeitada por seu criador, parte em busca de companhia.
 
1851 - Rigoletto, a grande obra de Verdi, estréia em Veneza.

1931 - A União Soviética proíbe a venda de Bíblias.

1933 - Terremoto mata 115 pessoas em São Francisco (EUA).

1942 - O presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos.

1947 - Ademar de Barros é empossado no governo de São Paulo. 1965 - Manifestação estudantil contra a ditadura brasileira, no Fundão (Rio de Janeiro-RJ)

1970 - O cônsul-geral do Japão no Brasil, Nobuo Okushi, é seqüestrado. Quatro dias depois, ele seria libertado em troca de oito prisioneiros políticos.

1985 - O líder do Politburo Mikhail Gorbachev é escolhido para suceder Konstantin Chernenko na presidência da URSS.

1986 - Índio brasileiro, Raoni, tentou invadir o Palácio do Planauto em Brasília juntamente com 70 guerreiros dos índios Txukahamãe .

1986 - Este dia marca um milhão de dias desde a fundação do Império Romano, no dia 21 de abril de 753 a.c.

1990 - A Lituânia torna-se a primeira república a se separar da União Soviética, que só reconhece a independência do país báltico em 1991.

1991- Entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor brasileiro.

1993 - A Coréia do Norte retira-se do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. O país recusa-se a permitir a inspeção de sua produção de armas nucleares por oficiais Ocidentais.

2000 - Explosão mata 81 mineiros na Ucrânia.

2001 - O Governo talibã do Afeganistão comunica à ONU que os budas gigantes de Bamiyán foram destruídos.

2006 - Posse de Michelle Bachelet (1ª mulher a ocupar o cargo de presidente do Chile).

2008 - Google, anunciou a conclusão da aquisição da empresa de publicidade na internet, DoubleClick.

Fonte: Redação Terra , imagens Google.
 
 
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 18 comments

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem a amiga mais fiel que tive nesta vida : MEL

Tributo a um amor maior

Desde que criei o Jornalismo Antenado utilizei o blogger como um espaço onde além de divulgar notícias, acontecimentos importantes , informações de todos os tipos , pudesse também expressar meus sentimentos de alegrias, esperanças, vitórias, lutas e também tristezas. Bom , nesse 8 de março onde mundialmente comemora-se o Dia Internacional da Mulher, venho compartilhar com meus amigos e leitores um momento muito triste em minha vida.

Hoje meio dia e meia, no Parque Morada dos Pequenos Animais, me despedi de minha filha de quatro patas , a Mel, uma Collie linda e de olhos meigos e vivazes que me acompanhou por 8 anos de vida. Vítima de insuficiência renal, uma doença que segundo o Dr Henrique, um veterinário humano e sensivel que cuidou dela na última semana, é comum a sua raça . Esse rapaz largou sua noite de domingo para tentar de todas as formas salvar minha cadelinha, sou testemunha disso pois estive ao lado dela durante todo procedimento.

8 anos ... para algumas pessoas não é nada , ainda mais para aqueles que não entendem o amor único de um animal com seu dono. Porém para os que gostam de animais, entendem como uma criaturinha de 3 meses de idade, que acabou de desmamar pode nos fazer derreter por dentro fazendo nascer um amor inimaginável. Comigo foi assim, quando a Mel chegou em minha casa, me apaixonei por sua meiguisse e vivacidade. E o tempo foi testemunha   desta cúmplicidade e afeição que naquele momento nascia.

Agitada, comunicativa, amorosa , ciumenta, amiga, leal ... essa era a Mel, que todos os dias ouvia de minha boca um Eu te amo acompanhado de um beijo carinhoso em seu longo foçinho ... Minha "filha" , "menina", "gata" ou "leoa" era como eu costumava chamá-la ou a "repórter"do terreiro como minha irmã costumava dizer, porque entregava todas as coisas erradas das outras cadelas daqui de casa. Muitos poderam não acreditar mas ela literalmente batia boca comigo quando eu chamava a atenção como se estivesse me dizendo a versão dela do ocorrido. Ao passo que quando queria ganhar pão extra, petiscos ou pipoca que adorava piscava um olho pra mim  como quem diz : eu quero, me dá?! Eu ria e claro acabava dividindo meu café da manhã, biscoito ou o que fosse com ela, como resistir aquele jeito meigo dela ... eu não conseguia. 

8 anos ... de muita brincadeira, brigas, conversas onde nos entendiamos e nos aceitavamos como somos e mesmo nesses últimos dias que eu tive que obrigá-la a tomar soro e papinha na boca, eu olhava dentro daqueles olhos cor de mel e dizia que era para o bem dela e ela  aceitava , porque confiava em mim . Já disse uma vez que sou uma pessoa intensa e tudo em mim é intenso, tal como foi o amor que sinto por minha menina , hoje é a dor que rasga meu peito. Tenho consciência que fiz tudo que podia e estava ao meu alcance para tornar sua vida feliz e sua partida menos dolorosa, ao menos para ela, porque para mim sofri cada vez que via que ela estava sentindo dor ou ofegante buscando desesperadamente lutar pra continuar viva. Essa cadelinha guerreira, ouviu seu último Eu te amo da minha boca ontem a noite, mas sabe que ficará guardada na minha memória e principalmente em meu coração, isto ela leu em meu olhos que eu não tirava dos dela. Obrigada pelos anos de alegria e amor que me dedicou Mel...Te Amo eternamente.... 

"Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida." (Autor Desconhecido)

"Sinto pelos que não gostam de cães ... pelo simples motivo de que nunca saberão o que é realmente ser amado, de verdade...pois nenhum outro ser vivo nos ama tão  incondicionalmente ..."(Autor Desconhecido)

Despedida á uma Amiga!

Como quem não quer nada você chegou
Numa manhã de sol iluminando ainda mais os nossos dias
Quase sem querer, nos conquistou com sua piscadinha singela
E nos deixou assim, como no dia em que chegou numa manhã de sol
E nos deixou com um buraco no peito, que só cessará na manhã de sol
Em que nos reencontrarmos e você, Melzinha nos olhar e piscar dizendo
Que estamos novamente juntas.
Obrigada pelo conforto de seu sorriso
Pela compreensão de seu olhar
Pela maciez de seu pêlo
Pela companhia de todos esses curtos sete anos em que convivemos!
Te amo sempre, nunca esqueceremos de você
Dos dias de futebol e de gols
Nos quais você sempre latia incomodada com os foguetes
As nossas discussões em que eu falava e vc parecia latir em resposta
Mel, doce como o nome, e eterna em seu modo de viver.
Descanse em paz, em breve estaremos novamente juntas! Todos nós!
Te amamos!
 Poema escrito hoje por minha irmã Priscila Canêdo

      Márcia Canêdo  

By JORNALISMO ANTENADO with 33 comments

domingo, 7 de março de 2010

Viver Despenteada




Hoje aprendi que é preciso deixar que a vida nos despenteie
Por isso decidi aproveitar a vida com mais intensidade...
O mundo é louco, definitivamente louco...
O que é gostoso, engorda. O que é lindo, custa caro.
O sol que ilumina o teu rosto enruga.
E o que é realmente bom dessa vida, despenteia...Veja aí!

- Fazer amor, despenteia.
- Rir às gargalhadas, despenteia.
- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.
- Tirar a roupa, despenteia.

- Beijar a pessoa amada, despenteia.
- Brincar, despenteia.
- Cantar até ficar sem ar, despenteia.
- Dançar até duvidar se foi boa idéia, colocar aqueles saltos gigantes essa noite... deixa seu cabelo irreconhecível!!

Então, como sempre, cada vez que nos encontrarmos
eu vou estar com o cabelo bagunçado.
Mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida!
É a lei: sempre vai estar mais despenteada a mulher que decide ir no primeiro carrinho da montanha russa do que aquela que decide não subir.
Pode ser que me sinta tentada a ser uma mulher impecável,
toda arrumada por dentro e por fora.
O aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença:
arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça,
coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique séria...
e talvez deveria seguir mesmo as instruções, mas
quando vão me dar a ordem para ser feliz?

Por acaso não se dão conta que para ficar bonita
eu tenho que me sentir bonita?!?
A pessoa mais bonita que posso ser!
O que realmente importa é que ao me olhar no espelho, veja a mulher que devo ser.

Por isso, minha recomendação a todas as mulheres aqui está!!
Entregue-se, coma coisas gostosas, beije, abrace, dance, apaixone-se, relaxe, viaje, pule, durma cedo e acorde tarde, corra, voe, cante, arrume-se não só para ficar linda, mas arrume-se para ficar confortável!
Admire a paisagem, aproveite,
e acima de tudo deixe a vida te despentear!
O pior que pode acontecer é que, rindo em frente ao espelho,
 você precise se pentear de novo...

Autor Desconhecido

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiração, pois um dia tu te decepcionas.
Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."


Peço desculpas pelo atrazo na crônica, esta parece uma semana sem fim. Além de muito estresse em um serviço que estou fazendo,fiquei sem internet de segunda até sexta e para coroar o desarranjo minha cadela Mel, tá dodói desde quinta-feira. Emfim estou de enfermeira  direto, mega preocupada com minha filinha canina( quem tem animal sabe do que estou falando). 

A crônica desta semana é um convite a Felicidade ... isto mesmo ... vale a pena ser feliz independente de tudo de contrário esteja acontecendo ao seu redor. O cantor Léo Jaime em um antigo sucesso fazia a seguinte pergunta: "será que tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda?" Acho que todo mundo já se fez essa pergunta não é verdade..rsrs Porque nem sempre o que a sociedade convencionou chamar de normal, moral , aceitável é o que nos faz feliz. Não sei quem escreveu esta crônica direcionada às mulheres, mas que deve ser lida e refletida pelos homens sejam eles novos ou já maduros, pra deixarem de tantas cobranças. Vamos ser FELIZES pura e simplesmente ... Vale a pena.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 10 comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos