Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Adeus ano velho...Feliz ANO NOVO.... Que venha 2010 !!!!

Mais um ano está acabando, abrindo espaço para outro onde depositaremos novas esperanças, objetivos, sonhos ... Não acredito em promessas de Reveion, normalmente elas não ultrapassam a primeira semana, caem no abismo negro do esquecimento e só serão novamente lembradas no final do ano corrente. Mas acredito sim, que devamos ter metas em nossa vida e buscar realizá-las com todas as nossas forças.

Portanto se o que deseja é um novo Amor, abra seu coração, deixe que os bons sentimentos que tem dentro de si ajam como ímã atraindo alguém que comunge dos mesmo ideais que você. Se está atrás de um novo emprego ou de sua colocação no mercado de trabalho que tanto almeja, mande currículos, visite sites, converse com amigos e conhecidos, se abrir uma porta é difícil, pense que sempre existe a opção de encontrar uma janela aberta. O que não vale é desistir do sonho ao primeiro sinal de obstáculo. 


Em sua casa não encontra Paz? Faça a sua parte, evite discutir por qualquer coisa, conte até três antes de comprar uma briga que não é sua, saiba contemporizar e ser maleável em determinados momentos. Em qualquer lugar que more mais de uma pessoa as chances de atrito são grandes, lembrando um velho ditado "quando um não quer , dois não brigam", sei que entre a teoria e a prática há uma grande diferença, mais vale a pena tentar.      


Enfim ... 2010 bate a nossa porta e o novo ano pode ser um divisor de águas em nossas vidas, ou não, mais isso só saberemos se o encararmos de frente com os  votos de paz, amor, felicidade, saúde  para todos a nossa volta. Cultivemos pensamentos positivos, pois de tristeza e desabores o mundo já está cheio .   

Recebi essa poesia em um e-mail a algum tempo nesta mesma época, ela fala sobre sentimentos, esperanças, dúvidas ... tudo que nos passa pela cabeça quando se aproxima um novo ano. Achei que valia a pena compartilhar com todos vocês.




Quando as tempestades da vida
Surgem escuras à minha frente,
Me recordo de maravilhosas palavras
Que uma vez eu li.
E digo a mim mesmo:

Quando pairarem nuvens ameaçadoras,
Não dobre suas asas
E não fuja para o abrigo.
Mas, faça como a águia,
Abra largamente as suas asas
E decole para bem alto,
Acima dos problemas que a vida traz.

Pois a águia sabe
Que quanto mais alto voar,
Mais tranquilos e mais brilhantes
Tornam-se os céus.
E não há nada na vida
Que Deus nos peça para carregar
Que nós não possamos levar planando
Com as asas da oração.

E ao olhar para trás
Verá que a tempestade passou,
Você encontrará novas forças
E ganhará coragem também.

De repente,
num instante fugaz,
os fogos de artifício anunciam que
o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz,
as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.

De repente,
não importa a nação,
não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,
porque todos são humanos e descendentes de um só Pai,
os homens lembram-se apenas de um só verbo: AMAR.

De repente,
sem mágoa,
sem rancor,
sem ódio,
os homens cantam uma só canção,

um só hino,
o hino da liberdade.

De repente,
os homens esquecem o passado,
lembram-se do futuro venturoso,
de como é bom VIVER .. .

(Autor: Luiz Moreno)

Feliz Ano Novo Um 2010 De Muita Saúde, Paz, Amor e Felicidade a todos nós!!!

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 18 comments

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

In Memoriam - Personalidades que nos deixaram em 2009

2009 está chegando ao fim e não poderíamos evitar nos lembrar de algumas personalidades mundiais que nos deixaram neste ano. Dentre uma série escolhida pela Revista Veja, separei alguns que acredito ficaram em nossa memória pelos seus feitos, cada qual em sua categoria. Vale saber um pouquinho mais da vida dessas pessoas e o Jornalismo Antenado não poderia ficar de fora dessa homenagem merecida.

Obituário 2009 - Celebridades


 1) Michael Jackson - 50 anos Cantor - Junho
Para encontrar o sucesso, Michael, perdeu sua infância. Filho de um músico frustrado que decidiu "adestrar" os filhos para atuar no showbiz. Assim nasceu o grupo Jackson Five, nos áureos anos 60, composto por Michael e mais 4 irmãos. Na década seguinte, o cantor iniciaria sua carreira-solo, lançando o clássico Off the Wall. Mas seria an década de 80 que ele se tornaria um imperador do pop com o album Thriller, que atingiu a marca das 100 milhões cópias vendidas em todo o mundo. Triller trouxe a revolução ao mundo dos videoclipes. Porém a medida que os anos foram pasando a personalidade do cantor foi se deteriorando na mesma proporçãoq eu sua fortuna aumentava. Após uma série de cirurgias Michael desfigurou seu rosto, clareando toda sua pele - de negro, tornou-se branco . No fim da vida, tinha cerca de 500 milhões de dólares em dívidas acumuladas e definitivamente estava viciado em remédios.  








2) Claude Lévi-Strauss - 100 anos Antropólogo - Novembro
Strauss faz parte de uma raríssima classe de homens que podem ser chamados de sábios. Seu legado para a humanidade foi a refundação da Antropologia, ao comparar  diferentes culturas - não buscando o que as distanciava, mais o que as unia. Descobriu assim, que há estruturas de comportamento universais. Francês, Lévi-Strauss tinha uma forte ligação com o Brasil, aqui vivendo entre 1935 e 1939, período em que estudou tribos indígenas e ajudou a criar a Universidade de São Paulo. "Sua obra é uma fonte de inspiração à igualdade e ao diálogo das culturas." (Jacques Chirac, ex-presidente da França)







3) Ted Kennedy - 77 anos Político Americano - Agosto
A diferença entre Ted e seus irmão Jonh e Bob Kenned, foi que ele não sofreu nenhum atentado. em compensação viu seu nome envolvido em uma morte mal explicada em 1969, quando bêbado ao sair de uma festa, enfiou o carro em um rio, afogando sua acompanhante. Com isso foi-se embora suas ambições à Presidência dos Estados Unidos. Tornou-se porém um ados senadores mais influentes da história americana. "Suas ideias e ideais se refletem em todos os que podem buscar seus sonhos em uma América mais igual e justa- inclusive eu." (Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos)





4) Patrick Swayze - 57 anos Ator - Setembro
Patrick foi um caso raro desde a infância, se destacava no time de futebol americano, mais cultivava a paixão pela dança. Essa mescla de virilidade e leveza fez dele um astro de Hollywood. Explodiu em Dirty Dancing em 1987 e fez milhares de mulheres suspirarem por sua atuação em Ghost (1990) . Passou anos lutando para livrar-se desse rótulo, intrerpretando personagens cada vez mais incomuns. em 2009, descobriu um câncer no pâncreas, que lhe daria pouquissímo tempo de vida. Msmo sob quimioterapia, decidiu filmar uma temporada completa da série The Beast. Este infelizmente foi seu último papel. 







5) Walter Cronkite - 92 anos Jornalista - Julho
Deve-se a Cronkite a criação do papel de âncora dos telejornais. E nessa função gozou da confiança irrestrita do povo norte-americano. Apresentou o principal noticiário da rede CBS, entre 1962 e 1981 . Nos anos 60 sua influência era tanta no país que "abalava" a Casa Branca com um simples arquear de sobrancelhas. Por causa de uma de suas reportagens sobre a Guerra do Vietinã, levada ao ar em 1968, o presidente Lyndon Johnson, que era seu amigo, desistiu de concorrer à reeleição. "Se perdi Cronkite, perdi o americano médio", explicou o então presidente. 





6) Farrah Fawcett - 62 anos Atriz - Junho
Se viveu nos anos 70 impossível não conhecer a dona desse sorriso perfeito e olhar luminoso . Sua imagem para a época era tão hipnótica  que Fawcett estabeleceu o padrão de beleza americana naquela década. Recebeu um convite para coestrelar a série As Panteras, ao lado de Kate Jackson e Jaclyn Smith. Milhões de pessoas por todo o mundo acompanharam as aventuras desse trio de detetives na TV. No aufe da carreira abandonou o programa para fazer cinema. "Ela foi a Marilyn Monroe dos anos 70." (Hugh Hefner, fundador da Playboy)






7) Clodovil Hernandez - 71 anos - Estilista - Março

No Brasil da década de 60, não haviam ainda a grande Fashion Week, nem "tendência", pore´m havia dosi estilistas, Dener e Clodovil, que faziam vestidos para artistas e grã-finas e se alfinetavam nas colunas sociais. Dener morreu estilista em 1978 e Clodovil, deputado federal , aliás um dos mais votados do país. No meio-tempo foi apresentador de televisão, fazendo sucesso com seu jeito afetado e ferino. Cobrado por não ter apresentado um único projeto de lei em defesa aos homossexuais, respondeu: "Quais direitos? Direito de promover passeatas? Não tenho orgulho de transar com homem." 





8) Maurice Druon - 90 anos Escritor - Abril

Quando Hitler marchou sobre Paris, o jovem Druon usou a pena para lutar. Junto com um tio, escreveu o hino da resistência francesa - Chant des Partisans. No pós-guerra, publicou O Menino do Dedo Verde, clássico infanto-juvenil que narra a história de Tistu, um garoto capaz de fazer brotar flores em tudo que toca. Na velhice, com uma atitutde machista, bombardeou a admissão de mulheres na Academia Francesa de Letras. Felizmente essa "guerra" ele perdeu .





9) Zé Rodrix - 61 anos Músico - Maio

Na voz de Elis Regina, o músico carioca Zé Rodrix experimentou em 1972, seu primeiro e maior sucesso: Casa no Campo. Um verso dessa canção, antecipava um estilo que ele criaria pouco depois, o rock rural, que misturava rock'n'roll e ritmos folclóricos. Nos anos 80, enveredou por outras carreiras, tais como publicidade e compôs trilhas sonoras, jingles e produzir alguns espetáculos de teatro e programas de TV. Em 2001, voltou à estrada com Sá e Guarabira para divulgar um novo CD do trio. "Músico completo, filósofo louco, cômico, crítico mordaz e grande companheiro". (Guarabira, músico)






10) Raúl Alfonsín - 82 anos Político - Março

Político argentino que se preza sofre com o amor e ódio do eleitores. Alfonsín viveu essa sina como poucos. Em 1983, chegou à Casa Rosada, como o primeiro civil eleito para governar a Argentina, após 8 anos de ditadura militar. Reorganizou o Estado, levou  generais a julgamento, acusados pelo desaparecimento de 30.000 pessoas. Seu governo, no entanto, foi uma tragédia econômica: em 1989, a hiperinflação bateu a casa do 4.900%. Pressionado, renunciou cinco meses antes de terminar seu mandato e deixou o poder pela "porta dos fundos". "Foi um defensor dos direitos humanos, que ajudou a consolidar a democracia na grande nação argentina ". (José Luis Zapatero, primeiro-ministro da Espanha)



Fonte: Revista Veja Retrospectivas 2009 (edição nº 2145, ano 42, nº 52, pp. 142-150).




Márcia Canêdo.

By JORNALISMO ANTENADO with 20 comments

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal com Poesia...

O Natal está chegando, é tempo de renovação, de confraternizar com nossos amigos, familiares, amores. Mas devemos lembrar que não é apenas nessa época do ano que isso deve acontecer, de que adianta ficar de beijinhos e abraços dias 24 e 25  depois de brigar com uma determinada pessoa o ano inteiro?! Fica essa reflexão a todos nós.


Fazendo um balanço geral do ano, penso que tenho muitas coisas a agradecer e uma delas são os amigos que tive o prazer de conhecer e que colaboram em abrilhantar meus textos com seus comentários, amigos que me respeitam com pessoa e como profissional.


Escolhi alguns amigos a quem hoje desejo presentear com um selo exclusivo do blogger  Jornalismo Antenado, o Selo Este Blogger é Antenado!! Sua única Regra é divulgá-lo em seu blogger com  o nome do Blogger Jornalismo Antenado . Prometo no próximo ano criar um selo que poderá ser compartilhado com outros amigos.

O Selo Este Blogger é Antenado está sendo presenteado aos queridos (as) : 

1 ) Ebrael Shaddai - http://memoriasdeebrael.blogspot.com/

2) Ladyanne Sousa - http://ladyanne.webs.com/


3) Rosana Madjarof - http://saudadeeadeus.blogspot.com/


4) Lison -  http://www.nhamundaonline.com/


5) Sissym - http://blogzoomideiasdafadasemfim.blogspot.com/


6) Rosemeire Nakamura - http://orientalfotosflores.blogspot.com/

7) Luiz Gnz - http://blogluizgnz.blogspot.com/

8) João Batista da Cunha - http://joaopoetauberaba.blogspot.com/


9) Principe Encantado - http://paranosdoismensagens.blogspot.com/


10) Luísa - http://www.arte-e-manhas.com/


11) Camila Calabrez - http://meu-doce-lar-dicas.blogspot.com/


12) FrancK LavD - http://franckpl.blogspot.com/


13) Valéria  Kitmell - http://kitmell.blogspot.com/


14) Leila Franca - http://leilafranca.blogspot.com/


15) Marcelo Souza - http://www.variedadesedicas.blogspot.com/


16) ) Roberto Falbo - http://amigodcristo.blogspot.com/


17) Wladymir Serrano - http://obobtaocupado.blogspot.com/


18) Iúri Br - http://iuribr.blogspot.com/


19) Roberto Maia - http://thirinhas.wordpress.com/


20) Luis Pereira - http://antropomidia.blogspot.com/


21)  William Júnior - http://metendobico.blogspot.com/


22) Francisco Castro - http://www.franciscocastro.com.br/


23) Claudine Ribeiro Gomes Netto - http://www.nettoblogspot.blogspot.com/


24) Nazareno Santos - http://tribuna10.blogspot.com/


25) - Sonia Regly - http://www.compartilhandoasletras.com/






 Ainda nesse clima Natalino, gostaria de desejar um Feliz Natal e um 2010 de muita Paz, Amor,Saúde  e Prosperidade a todos os amigos que seguem, comentam ou apenas pretigiam lendo os posts do Jornalismo Antenado , dedicando a vocês este poema de nosso querido Vinícius de Moraes.

Poema de Natal -Vinicius de Moraes

 

Para isso fomos feitos:


Para lembrar e ser lembrados


Para chorar e fazer chorar


Para enterrar os nossos mortos —


Por isso temos braços longos para os adeuses


Mãos para colher o que foi dado


Dedos para cavar a terra.


Assim será nossa vida:


Uma tarde sempre a esquecer


Uma estrela a se apagar na treva


Um caminho entre dois túmulos —


Por isso precisamos velar


Falar baixo, pisar leve, ver


A noite dormir em silêncio.


Não há muito o que dizer:


Uma canção sobre um berço


Um verso, talvez de amor


Uma prece por quem se vai —


Mas que essa hora não esqueça


E por ela os nossos corações


Se deixem, graves e simples.


Pois para isso fomos feitos:


Para a esperança no milagre


Para a participação da poesia


Para ver a face da morte —


De repente nunca mais esperaremos...


Hoje a noite é jovem; da morte, apenas


Nascemos, imensamente.




Um Feliz Natal de Amor para todos nós! Amém!

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 11 comments

domingo, 20 de dezembro de 2009

Julgamento do casal Nardoni só deve ser em 2010

Julgamento do casal Nardoni só deve ser em 2010, diz promotor  Francisco Cembranelli.

Defesa dos acusados de matar Isabella diz que recursos não visam demora



O julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella em 2008, só deve ocorrer em fevereiro de 2010, informou o Ministério Público de São Paulo. Antes, a previsão da Justiça é que o casal fosse a júri popular ainda neste ano, algo próximo de novembro. O promotor do caso Isabella, Francisco Cembranelli, atribuiu essa demora a uma série de recursos impetrados pelos advogados do casal. Para ele, a defesa está atrapalhando a celeridade do julgamento.


Foi Cembranelli que denunciou o pai e a madrasta da menina pelo assassinato dela. Em 29 de março de 2008, Isabella, então com 5 anos, foi jogada da janela do apartamento do casal, no sexto andar de um prédio no bairro do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. Os acusados, que estão presos, negam o crime. Alegam que uma outra pessoa entrou na residência e matou a criança.


“O julgamento tinha tudo para ser nesse semestre, mas a defesa recorreu do acordão que mantém o julgamento popular. Para se ter uma ideia, tem recurso que demorou dois meses para ser julgado”, disse o representante da Promotoria, que falou ao G1 por telefone. “Acreditei sempre que fosse possível fazer julgamento até novembro de 2009. Mas se nada acontecer de novo, acho que fevereiro 2010 seja a data escolhida. Isso é extra-oficial. É apenas uma previsão.”

Versão da polícia

A acusação se baseia em provas periciais produzidas pela Polícia Civil. Para o Ministério Público, Anna Jatobá esganou a enteada e Alexandre jogou o corpo da filha pela janela. Antes, o casal teria cortado uma tela de proteção.

Um ano após morte de Isabella, mãe diz que vive 'um dia de cada vez'


Um ano depois da morte trágica da filha Isabella Nardoni, de 5 anos, a bancária Ana Carolina Oliveira, de 24 anos, diz que tenta viver “um dia de cada vez”. Apesar do tempo que passou desde 29 de março de 2008, quando a menina foi jogada do 6º andar do Edifício London, ela chora muito ao relembrar da filha. Sorrisos, só quando recorda de algum episódio feliz que viveu com a menina.

Ana Carolina conta que Isabella era sua “melhor amiga”. “Eu queria que nós fôssemos muito amigas e eu sempre preservei isso desde que ela nasceu. A gente tinha uma relação maravilhosa”, diz. A bancária afirma que pretende ter outros filhos no futuro. “Isso não é um projeto de agora, eu vou continuar minha vida, aí com certeza eu quero ter outros filhos. A certeza de ter outro filho é absoluta.”


Fonte: www.globo.com



Refletimos a alguns dias sobre as raízes da corrupção no Brasil e muitos comentaram da morosidade de nosso Sistema Judiciario. Esta matéria divulgada ontem pelo site G1,vem reforçando o que todos já haviam concluído sozinhos. Há um 1 ano e 9 meses, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá , foram acusados do assassinato da menina Isabella Nardoni de apenas 5 anos, jogada da janela do apartamento onde o casal morava com um filho pequeno. Diante de tantas evidências, o casal está preso e aguardando julgamento desde 2008.

A Justiça é morosa e sua demora é, em si, causadora da injustiça; porém, a injustiça generalizada é a causa da morosidade judiciária.  Um dos absurdos da situação é que apesar das provas circuntânciais apontarem o casal como mentor do ato que levou a morte de Isabella Nardoni, o julgamento já foi adiado inúmeras vezes.  Alexandre e Ana Carolina, deveriam ter ido a júri popular mês passado, após ter saído o laudo comprovando como sendo deles o material genético encontrado na cena do crime. Porém mais uma vez  foi adiado, agora a previsão é de fevereiro de 2010, ou seja,  um mês antes da tragédia completar 2 anos . Os advogados de defesa do casal Nardoni pediu à Justiça novo exame de DNA, visto que o teste confirmou que material genético guardado pertence a casal. A alegação da defesa é que amostra coletada é de urina, não de sangue.


Como este, milhares são os casos de presos que cumprem grande parte da pena ,sem ter ido a julgamento, e não são casos isolados o fato de ter-se descoberto  a inocência do réu, depois de anos de reclusão penal. Fato é que nosso Sistema Judiciário a cada ano está mais falho e moroso, de acordo com o poder aquisitivo do réu, muitos advogados conseguem descobrir brechas que levaram já a muitos culpados serem inocentados ou terem suas penas reduzidas  com prisões domiciliares.


O ato em si ocorrido em março de 2008, com a menina Isabella, levou a revolta a toda sociedade , não apenas no Brasil ,com em outros países. O caso foi amplamente divulgado pela mídia, que o vem acompanhando desde o início, inclusive na reconstituição do crime. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, negou no último dia 02 de dezembro mais uma vez o pedido de habeas corpus a Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá.

Márcia Canêdo



By JORNALISMO ANTENADO with 14 comments

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Quem me roubou de mim? O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa

O Sequestro da Subjetividade

O sequestro do corpo refere-se primeiramente ao aprisionamento material da pessoa. É o corpo que é aprisinoado, e o corpo é matéria, é concreto, manuseável. O primeiro passo portanto, é a condução violenta do corpo para o cativeiro, lugar também material.

A diferenciação que agora faremos tem como objetivo apenas um favorecimento didático. Tratar do sequestro da subjetividade na comparação com o sequestro do corpo não significa que estamos fazendo uma ruptura entre materialidade do ser humano e sua subjetividade. Não queremos compartilhar as realidades, tampouco legitimar no nosso discurso a perspectiva platônica de que o corpo é a prisão da alma. Sabemos que com o aprisionamento do corpo toda a subjetividade sofre também. Este sofrimento é imediato, porque é brutal. É o corpo que é roubado, levado de seu lugar e seus significados. Já no sequestro da subjetividade nem sempre há o sofriemnto imediato do corpo. O que há é o sofriemnto psicológico que, com o tempo, refletirá no corpo. Por ser um processo mais lento, o sequestro da subjetividade pode, num primeiro momento, ser sinônimo de prazer, satisfação, porque o corpo não é subjugado a maus tratos concretos, com no caso do sequestro da materialidade.

Há casos de sequestro da subjetividade que desembocam em violências físicas também, mas tais violências não fazem parte do processo inicial, porque o sequestrador não poderá seduzir sua vítima pela força da violência, ao contrário, inicialmente será dócil, cortês, gentil e usará de todas as artimanhas para que a sedução seja bem-sucedida. Há prisões que são mias que paredes e celas. Há prisões que não são concretas, e por isso mesmo não há nada que possa ser concretamente ser quebrados.

No sequestro do corpo há um cativeiro localizado que precisa ser aberto. No sequestro da subjetividade os cativeiros não possuem localização para que possamos chegar pela força de nossos pés. Trata-se de uma prisão mais sutil, mas nem por isso menos cruel. o que podemos perceber é que a estrutura social em que estamos situados é fortemente marcada pelas relações que sequestram. É sequestro da subjetividade tudo aquilo que nos priva de nós mesmos. Até mesmo nas pequenas realidades, as mais simples, há sempre o risco de que estejamos abrindo mão de nossos valores em detrimento da vontade de sequestradores que em nada estão comprometidos com nossa realização humana.   

É sequestro da subjetividade todo o processo que neutraliza e impede o ser humano de conhecer-se, passando a assumir uma postura ditada por outros. É sequestro da subjetividade a projeção da vida humana em metas inalcançáveis,costurada à menstalidade de que as pessoas são perfeitas e que há sempre um final feliz reservado, pronto para chover do céu sobre nossas cabeças. Mas também é sequetro da subjetividae a projeção da vida humana a partir de metas rasas, em que a mediocridade é a regra a ser considerada e o pessimismo antopológico é a consequência.

É sequestro da subjetividade quando alguém, no exercício de imaginar, projeta o outro como personagem, e com ele estabelece uma relação baseada na falsidade que despersonaliza e aprisiona. Jura a promessa de um amor eterno que desdobra em cruel forma de prisão.
É sequestro da subjetividade toda relação de trabalho que seja marcada pelo desrespeito à dignidade do trabalhador, forçando-o a se tornar mero mecanismo de produção, desconsiderando sua condição de ser humano que merece descabso e remuneração justa. 

É sequestro da subjetividade cada vez que, no processo educacional, as crianças são submetidas à pedagogia do medo e o aprendizado se torna um fardo, deixa de ser um desejo. É sequestro da subjetividade cada vez que o sujeito é desconsiderado com organismo vivo, colocado na condição de mecanismo, objeto manuseável.

Fonte: Parte integrante do livro : Quem me roubou de mim? O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa- Pe. Fábio de Melo

Vivemos num mundo  cheio de sequestrados e sequestradores. Quem de nós já não se sentiu em algum momento da vida, de tal modo perdida ou encurralada que parece estar numa prisão sem paredes? A qualidade de nossa vida depende muito da forma como são nossas relações humanas. A todo momento passamos por pressões, sejam na vida familiar, amorosa ou ambiente de trabalho e existem pessoas que tentam de todo jeito nos manipular de forma que deixemos de ser pensar por nós  mesmas  e passemos  a nos comportar como eles consideram ser o certo. 

Se por fraqueza ou omissão deixamos que esse sequestro aconteça, sofremos muito porque o ser humano é de natureza questionadora e nada pior que ter sua individualidade tolhida de movimentos. Um dos fatores que levam a esse tipo de situação é a rapidez com que a tecnologia vem adentrando nossa vida. A era da informação vem convertendo os moldes de formação da sociedade. Tudo parece se resolver em um piscar de olhos, em um simples toque. Mas essa rapidez, torna as relações humanas cada vez mais deturpadas e instáveis. O

Sequestro da Subjetividade ocorre quando o outro, dentro de alguma relação que estabelecemos, nos aprisiona. Faz-nos reféns dessa relação e das circunstâncias que a rodeiam. Nos faz de certa forma dependentes e vítimas, ao ponto e não conseguirmos nos imaginar fora desta relação. Nos rouba o que temos de mais precioso, nosso eu, nossa subjetividade, característica única enquanto indivíduos. Essa prisão sem paredes pode destruir a vida de uma pessoa, a perda da individualidade , em determinados casos, gera um conflito interno tão grande podendo levar a depressões, crises nervosas e em graus excepcionais até levar a um suícidio. As consequências podem ser inúmeras e somente um grito de liberdade pode nos salvar, quando tomamos nas mãos as rédeas de nossas vida novamente .

Fica a reflexão: Pare, pense em como anda as relações humanas que você vem estabelecendo em suas vidas. Veja em que classificação se enquadra, a de sequestrador ou de sequestrado. Seja qual for a resposta , analise as consequências que poderão acarretar na sua vida e na da outra pessoa. Se está sendo vítima de um sequestro de sua individualidade, interrompa essa relação, tome em suas mãos sua vida de volta. Mas, se ao contrário, tem mantido alguém em cativeiro emocional, o liberte dessas amarras em um envolvimento infrutífero, deixe que ela via a vida da forma que merece . Em quaisquer dos casos , busque a felicidade verdadeira e o encontro com seu Eu interior.

Márcia Canêdo






By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cinco Fatos que marcaram 2009

Como não poderia deixar de ocorrer num blog de informações, analisamos aqui, à luz das repercussões no meio jornalístico, cinco fatos que consideramos estar entre os mais marcantes ao longo deste ano que em breve se concluirá. Uma Retrospectiva completa será apresentada logo antes do fim do ano. Aguardem!

  • Barack Obama, primeiro Presidente negro dos Estados Unidos da América - Nunca a eleição de um presidente norte-americano causou tanto alvoroço, rendeu tantas matérias mundo afora, nem suscitou tanta esperança do mundo quanto à sua ascensão ao posto político mais relevante do planeta, em toda a história.

Fonte da foto: http://jborgesalmeida.files.wordpress.com/2009/10/obama1.jpg


  • Eleições no Irã - Repressão brutal e sem trégua a manifestantes oposicionistas, que protestavam contra fraudes evidentes no pleito majoritário, por parte da Guarda Revolucionária iraniana, deixa a todos nós perplexos, pelas cenas de brutalidade gratuita. E o assassinato, em praça pública, da manifestante Neda Agha-Soltani se tornou emblemático naquele cenário de mortes. Ela se tornou símbolo da luta pela democracia no Irã e pelos direitos das mulheres.A seguir, um vídeo amador registra esse momento trágico. Aviso: Se você tem problemas cardíacos, é idoso ou gestante, recomendamos que não assista ao vídeo!!






  • A morte de Michael Jackson, o Rei do Pop - Causou muita comoção no meio artístico e, em especial, entre os fãs de todo o mundo desse que foi o Rei do Pop, criador de um estilo próprio e alavancou, com sua imagem, o surgimento de muitos outros bons valores na Música. Influenciou toda uma geração. Levava até centenas de milhares de pessoas aos seus shows e acumulou fortunas em direitos e publicidade. Foi uma perda que será ressentida ainda por vários anos.

Fonte da foto: http://radiocomercial.clix.pt/upload/m/michael_jackson(2).jpg


  • Agravamento e Intensificação de catástrofes climáticas - Maremotos e terremotos no Oceano Pacífico e Itália, secas na África e tornados no Brasil. Quem não se lembra das imagens impressionantes dos tornados na região Oeste de Santa Catarina?? O clima está louco ou simplesmente estamos perplexos por não termos ainda presenciado tamanhas transformações no clima?? Haverá reversão para tais padrões de clima??

Estragos causados por passagem de tornado pela região Oeste de SC, Brasil.
Foto: Ivan Asolin/SDR SMO


  • Nova Gripe assusta o Mundo e o Brasil - O novo tipo de gripe, batizado de H1N1, conhecida como Gripe Suína, ainda assusta o Mundo e o Brasil ao final do ano de sua detecção. O Brasil ainda detém 18% dos casos fatais da doença e o sentimento é de apreensão e alerta neste verão pela expectativa de um possível novo surto mundo afora.

Fonte da foto: http://universouniversal.files.wordpress.com/2009/08/gripe_suina.jpg





By Júlio [Ebrael] with 12 comments

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

As raízes da corrupção

A Revista Veja ouviu cientistas políticos, filósofos, advogados e historiadores sobre "As raízes da corrupção". Levantamentos de entidades internacionais colocam o Brasil no patamar dos países com altos índices de corrupção.


1) A Impunidade é considerada a causa número um do problema.

2) Morosidade da Justiça
Investigados com nível superior, poder e dinehiro, como os políticos corruptos, conseguem contratar bons advogados que usam as brechas da lei para retardar os inquéritos. A possibilidade de chicanas é tamanha que muitas vezes o crime prescreve antes de chegar à condenação.

3) Distribuição Política de Cargos
Em regra, o chefe do Executivo loteia o governo entre os partidos para garantir maioria no Legislativo.Esses partidos usam os crgos públicos para finaciar suas campanhas, aumentar seu poder político e, principalmente, para enriquecer. Daí para os escândalos é um pulo. 

4) Conivência da Sociedade 
Políticos envolvidos em escândalos continuam em atividade. Lula, apesar dos escândalos, tem uma popularidade recorde. a explicação é simples: em um país com tantas carências, o eleitorado até se preocupa com a ética, mas tem uma série de preocupações mais urgentes na hora de definir seu voto.

5) Excesso de Burocracia
Os processos de compra e contratação do estado são lentos, cheios de instâncias intermediárias e com uso limitado de meios eletrônicos. Assim, funcionários públicos e políticos têm um campo farto para criar dificuldades e vender facilidades. situação ideal para a ação de quadrilhas ligadas a polítcos. 


6) Caixa Dois nas Campanhas
Os escândalos recentes de corrupção tiveram parte do butim destinado ao financiamento irregular de campanhas, que são caras e mal fiscalizadas. Nos últimos anos, os poíticos passaram a usar o caixa dois com justificativa para qualquer flagrante de corrupção, em uma tentativa de reduzir a punição. 

7) Ausência de Políticas Anticorrupção
Os políticos priorizam o combate à corrupção nos discursos de campanha, mas deixam o tema de lado qaundo chegam ao poder. Ou pior: passam a atacar os responsáveis pela fiscalização. Caso de Lula, que abriu uma guerra contra o Tribunal de contas da União e já ameaçou amordaçar o Ministério Público.

8) Falta de Informação 
O eleitor médio brasileiro tem pouco acesso á informação de qualidade, não se interessa por política e decide o candidato, principalmente ao Legislativo, apenas às vesperas da eleição, priorizando aqueles que lhe prestam algum favor. As campanhas na TV são fracas e pouco informativas.


9) Tolerância Política
Os partidos permitem - e até incentivam - que políticos enrrolados tenham legenda para disputar eleições. Isso porque na maioria das vezes esses políticos ajudam a financiar os partidos. O congresso e o Judiciário tampouco tomam medidas para proibir a candidatura dos políticos de ficha suja.

10) Falta de Renovação
Os partidos são comandados pelos mesmos grupos há mais de uma década, cuidando dos cargos com se fossem patrimônio pessoal e dificultando o surgimento de novas lideranças. O excesso de escãndalo provoca o descrédito da atividade política, afugentando pessoas de bem da vida pública.

Fonte: Revista Veja edição 2142 ano 42 de 9 de dezembro de 2009

A corrupção é uma das pragas que assola este país e, por isso mesmo, uma das causas primeiras da violência em seus mais variados graus, escalas e matizes em nossa sociedade. O ser humano é o mais inteligente e corruptível dos animais. Ao menos sinal de poder, passa a usá-lo em benéficio próprio ao invés de pensar no bem comum. No próximo ano teremos novamente eleição e seria bom que o população se conscientizasse que as promessas serão feitas, como das outras vezes, que os políticos envolvidos em mensalões, mensalinhos e falcatruas afins, em sua maioria estarão concorrendo  aos cargos públicos e está nas mãos do povo vetá-los para que não retornem ao governo. A falta de memória do povo brasileiro acaba colaborando para a manutenção desse círculo vicioso de corrupção . 
O analista judiciário do TRT, Helio Estellita, disse em artigo à Revista Jus Vigilantibus: "Em todo lugar se houve dizer que o brasileiro tem memória curta, principalmente, quando se faz referência a crimes cometidos por pessoas que ocupam cargos eletivos.Ou seja, prega-se que a continuidade do acusado no comando do poder estatal seria indicativo de memória fraca.Mas, será isso mesmo que ocorre, quando o eleito ganhou o certame com base em propaganda enganosa ou quando, depois de eleito, não cumpre o prometido e, ainda assim, sai ileso? Ou será que o povo anda sendo enganado, através de instrumentos institucionais falidos ou da falta de implantação desses instrumentos?Será que a nomeação de pessoas para ocuparem cargos do Poder Judiciário, por exemplo, mediante indicação do Presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal, não criaria uma aproximação entre os Poderes Constituídos, com aptidão para fazer alguns tentarem tapar o sol com a peneira, deixando inconstituciolalidades permanecerem vigentes ?"
Hélio nos deixa portanto algumas reflexões, que para mim, complementam a matéria da Revista Veja (09/11), sejam aproveitando-se da memória fraca da sociedade ou  da certeza da impunidade, a grande maioria dos políticos continuarão envolvendo-se em desvios de verba, licitações fantasmas e outras falcatruas.


Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 5 comments

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Amizade Verdadeira, acreditam que ainda exista? Eu Sim!

"Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito ... mesmo que  o tempo e a distância,digam Não.. mesmo esquecendo a canção ... o que importa é ouvir a voz que vem do coração...  "


Tem mais ou menos um mês que venho refletindo muito sobre a questão da Amizade, esse sentimento que pode ser muito puro ou então cheio de interesses com segundas e terceiras intenções. Existe um texto que desde quando o recebi, me chamou muito a atenção porque concordei com ele, diz mais ou menos assim: "Eu poderia suportar que morressem todos os meus amores ,mas não aguentaria se isso acontecesse aos meus amigos". Podem até achar que digo isso da boca pra fora, mais não é .... sempre lidei melhor com a perda de amores do que com o afastamento de amigos. 

Final de ano principalmente nos leva a esse tipo de relexão , porque é uma época de confraternização , tal qual quando se aproxima nossos aniversários. Nesses períodos queremos por perto as pessoas que amamos fraternalmente ou amorosamente, e nesses grupos estão incluídos nossos familiares, amigos e amores. Agora vocês irão concordar comigo o quanto é difícil agradar a todos . Infelizmente o ser humano é o mais complexo dos animais e mesmo em nosso círculo de amigos, sempre existem aqueles que são possessivos, ciumentos , que não gostam de repartir nossa companhia com os outros. Esse tipo de situação  é muito delicada, porque essa atitude pode chegar a extremos e uma amizade que poderia durar anos, acaba num piscar de olhos por causa da intransigência da outra pessoa. 
Outra situação delicada, é quando  a amizade deixa de ser apenas amizade ,ou seja , as duas pessoas passam a ter uma afinidade ou atração tão difícil de negar, que os levam a se relacionarem amorosamente. Tudo tende a mil maravilhas se no início, as duas partes entrarem no acordo de que independente do que vier a acontecer a amizade não saia prejudicada. Claro, não existe uma "receita de bolo" que nos garanta um final sempre feliz nesses casos, porém o que muitos chamam de "amizade com benefício" pode durar anos, tudo dependerá sempre da maturidade das pessoas envolvidas.

E as amizades virtuais, onde ficam nisso tudo?! Há quem diga que não devemos confiar  numa pessoa que nunca olhamos nos olhos. Sim, até concordo com o poeta que diz ser os olhos a janela da alma , porém creio nas amizades conquistadas a distância, eu mesma tenho inúmeros bons amigos que conheci através de redes de relacionamentos (Orkut,chats,twitter) e mais recentemente por um site onde os membros compartilham notícias (Dihitt). E nesse último caso, o fato de meu contato ser praticamente exclusivo pelo site, através da troca de comentários, reflexões, recados, não me  impede de considerar muitos ali como realmente meus amigos, porque ao contrário que muitos pensam, as amizade verdadeiras começam no respeito e carinho que temos uns pelo outros. Agora , seria um  engano pensar que mesmo no campo virtual não existam problemas com excesso de ciúmes, posse e em alguns raros casos até mesmo inveja da relação de amizade com as pessoas. A diferença é que nesses casos temos a vantagem de não se  entrando num acordo de paz, você simplesmente se afaste da pessoa. Confesso que mesmo nesses casos, para mim perder uma amizade é sofrido, porque acho um disperdício de energia vital ficar discutindo enquanto poderia estar fazendo algo bem melhor como conversar, trocar informações, etc.
Bom para aqueles que ainda não entenderam onde quero chegar com toda essa conversa, saibam que simplesmente gostaria de dizer a todos os meus amigos(as) que vocês são muito importantes para mim. Cada um de um jeito ou de outro tem uma participação fundamental na minha vida. Os que são meus fiéis confidentes , sabem o quanto confio em suas opiniões e como o "colo" que me dão (muitas vezes virtual) fazem a diferença para mim. Aos outros, que nossa amizade, como disse um outro grande poeta (perceberam que estou inspirada hoje né..) , "seja eterna enquanto dure".
Enfim, este foi um daqueles textos / declaração , nesse caso uma Declaração de Amor aos meus AMIGOS! Que todos ao lerem sintam-se carinhosamente abraçados !

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

domingo, 13 de dezembro de 2009

Para a escritora e minha amiga secreta Sheila Fonseca !

Não sou poetisa , mas tal qual minha amiga secreta amo as letras, as junções de palavras que formam um texto independente, de ser uma música , uma noticia ou um belo poema. Sinto pelos textos de Sheila  uma meiguice que ela com certeza deve passar aos seus alunos, pois ela escolheu ( ou foi escolhida ) por uma das profissões mais importantes em nossa vida, a de professora. Fiquei pensando no que dar de presente e acho que para alguém amante das palavras como o próprio blogger dela nos mostra, achei então um poema que fala da belíssima região de Belém do Pará, cidade de minha amiga pisciana e creio que ela vá gostar. Peço emprestado portanto as belas palavras do poeta paraense Paulo Marcelo Braga.

A Poesia de Belém

Ao olhar para a Baía do Guaraja,
com saudade do meu bem,
eu vou pescar a poesia que há
na bela cidade de Belém.

Lá em volta da especial Baía,
captarei os bons climas das ilhas.
E o que brota de tal poesia,
adorarei sem cismas com filhas.

Os barquinhos pesqueiros ,
registrarei como filhotes.
Criarei versinhos certeiros,
que pescarei com sortes.

Vejo, do boteco, a maresia,
a fé e o poderoso talento de Belém.
desejo que o eco da poesia,
vá ate´o conhecimento do meu bem...

Eu vou pescar a poesia que há,
na bela cidade de Belém,
ao olhar a Baía do Guaraja,
com saudade do meu bem...


Minha amiga, percebi nesse poema que sua região inspirou já muitos amores, possíveis ou não. Ainda não conheço ai pessoalmente , mas não pude deixar de também querer presenteá-la com algumas lindas imagens que me fizeram ter mais vontade de um dia vir a visitar Belém e quem sabe sentar na beira da praia e sonhar com meu bem, como esse poeta fez.




Sheila, espero que eu tenha conseguido
te agradar com meu presente. Te desejo um
Natal repleto de amor, paz, saúde e felicidades, a você e toda sua familia.
Que as Bençãos do Natal acompanhem seu final de ano e em o próximo que tá chegando.
Beijos em seu lindo coração.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 8 comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos