Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

sábado, 12 de setembro de 2009

Criatividade no mundo das Artes: Guido Daniele e suas incríveis Pinturas nas Mãos

Essa é uma prova de como basta talento e criatividade para que a arte mostre toda sua beleza...


Guido Daniele é um dos artistas plásticos mais conhecidos do mundo, através da divulgação de trabalhos de ilustração publicitária, em que ele transformou mãos humanas em animais como um elefante, leopardo, cachorro, gato, águia e outros, sem qualquer efeito especial ou truque de câmera. Seu mais recente trabalho é a produção de ilustraçôes para a campanha de escolha de Herói do Ano, na defesa dos animais, promovida pelo programa Animal Planet, do Canal Discovery.

Guido Daniele nasceu em Soverato, na itália e hoje vive na cidade de Milão. Desde 1986, utiliza aerógrafos e pincéis em seus trabalhos de diagramação, ilustração de anúncios impressos e para comercias e programas de televisão, além de telas à óleo para residências e edifícios públicos. Foi em 1990 que Guido acrescentou uma experiência artística nova às anteriores: pintura do corpo, na qual combina duas técnicas tradicionais, a fotografia e pintura de óleo.

Fonte: Biblioteca virtual Google

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 6 comments

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Gráfico indicando os 10 níveis de intimidade da comunicação nos dias de hoje

Esse gráfico feito por Ji Lee é uma previsão de como anda os níveis de comunicação nos dias atuais. A Era Digital mudou tanto a forma das pessoas se comunicarem, que como a ilustração demonstra o ato de conversar pessoalmente e se corresponder através de cartas já perdeu a vez para todos os aparatos tecnológicos, tais como, o e-mail , facebook,torpedos e principalmente o twitter, a moda do momento. De acordo com o nível de intimidade ou grau de conveniência, escolhemos a forma de nos comunicar e isso vem levando a cada vez mais as pessoas se afastarem fisicamente umas das outras. Então a mesma tecnologia que incurta distâncias nos colocando em contato com tudo e todos, nos inibe do contato direto com as pessoas. Vale parar pra analisar até que ponto isso é saudável, hoje costumamos ter mais amigos virtuais, que de convívio real..ou pior..nos acostumamos tanto à rede que ao invés de fazer uma visita conversamos através do msn ou scrap no orkut. O ideal é sabermos dosar essa situação. Viver só no virtual, não é viver realmente. Agora é claro que isso não significa que devamos abandonar as tecnologias, ao contrário, que as usemos para conhecer mais pessoas , porém que elas façam parte da nossa vida real, nos acompanhe num cinema, num chopp gelado ou em um passeio atoa pela cidade ... nos ligue pra saber como estamos, ao invés de apenas nos encaminhar e-mails ... se preocupe conosco mesmo que quilômetros nos separem fisicamente. Que o "amor líquido" defendido por Balman não tome conta de nossa vida. O olho no olho, a gargalhada numa mesa de bar por causa daquela piada, sempre foi e ainda será melhor que os emotions enviados via internet... a emoção nunca será a mesma.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

domingo, 6 de setembro de 2009

Charges - Politicanalhices 2009

Enquanto isso no Senado... num mundo nem tão distante assim...




































Adiantou movimento Fora Sarney ?! Essas foram algumas charges feitas a respeito da triste realidade da política de nosso país.
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Amnésia coletiva - Um problema sociocultural

Em seu livro "A mídia do poder", Arbex faz algumas afirmações que desde sempre escutamos das pessoas: "O Brasil é o país do futuro"; "O Brasil está condenado a ser grande, não verás país como este". Estas e outras projeções são feitas a cerca do crescimento do país, sem que existam fatos passados ou presentes que as ratifiquem. Ao contrário, o que vemos é uma grande dificuldade de definir o "ser brasileiro", devido a nossa história vivida desde nossa constituição como nação. A natureza sempre foi generosa com nosso país, ao contrário do que vemos atravéz da mídia sobre catástrofes como terremotos, incêndios, abalos císmicos, etc, tão recorrentes na América do Norte e Ásia .

Temos portanto um passado e um presente que divergem dessa fé de um futuro próspero, que infelizmente nunca chega, mas que se baseia num traço de nossa herança cultural que é a total falta de memória de nosso povo. O que presenciamos é uma memória seletiva, onde guardamos as coisas boas que nos aconteceram e negligenciamos os fatos negativos.
É quase um acordo tácito de se apagar o passado "pelo bem de todos e concenso nacional" , descrito por Hannah Arendt como um "império das sombras" . Em todo esse esquema existe um sentido político, pois essa falta de memória nos deixa desarmados frente ao autoritarismo e a demagogia. Para nossos governantes, é importante o povo manter-se entorpecido e acrítico, pois apostam nessa "amnésia"coletiva como forma de dominação.
Esse tipo de amnésia coletiva não é privilégio do Brasil, devido ao avanço dos meios de comunicação, em especial a televisão. Não só a televisão, mais também a internet encurtou as distâncias, tornando possível sabermos o que está acontecendo do outro lado do mundo, praticamente em tempo real. Essa imediaticidade da notícia é aparente e corresponde ao que o veículo acredita que seja importante estarmos a par. No caso específico da política , a imagem passou a ser o império das aparências arrebanhando milhares de votos e simpatizantes por uma mesma causa, definindo o resultado de eleições muito disputadas.
Todo o desenvolvimento da mídia eletrônica contribui para que milhares de pessoas que não tem condições de ler um bom jornal diariamente, para que tenham acesso às informações através da Tv. A quantidade de informações aumentou vertiginosamente, porém isso não tornou as pessoas mais críticas, pois poucos têm o discernimento de se lembrar que as imagens antes de irem ao ar são editadas e que as gravações seguem a orientação dos veículos em que são veiculadas. Como resultado disso, temos telespectadores apáticos e que aceitam o que lhes são mostrados como verdade absoluta.
Baudrillard descreve a construção da memória coletiva da seguinte maneira, para ele as massas são bombardeadas de mensagens e estímulos e acabam se tornando cegos diante do que lhes é mostrado. Se realmente isso for verdade, explicaria o motivo porque aqui no Brasil a memória de seu povo se torna a cada dia mais falha e manipulável. Procurar culpados a essa altura, não é a saída, pois a partir do momento que tomarmos em nossas mãos o poder de escolher entre continuar reféns das mensagens noticiosas que nos são apresentadas diariamente e passar a refletir sobre a realidade que nos cerca, ai sim poderemos mudar o rumo desse processo de alienação em que se encontra o Brasil.
No dia em que as pessoas entenderem que podem e devem , questionar as notícias que assistem, e que ao contrário do que são levadas a imaginar, as imagens não correspondem totalmente com a realidade, muita coisa irá mudar em suas vidas e na herança cultural que deixaram para geraçãoes futuras. Quando falo isso é como jornalista que sou e consciente do poder de manipulação por parte de muitos veículos, não apenas televisivos, mais também jornais e revistas tidas com referência em nosso país.
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 4 comments

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bebida versus Direção - A publicidade que veio para ajudar a Lei Seca























As campanhas feitas em prol da Lei Seca vêm ganhando cada vez mais espaço sejam na tv, na internet, em revistas e porque não dizer também nos próprios bares e produtos a serem consumidos . Beber e dirigir... duas ações que dão imenso prazer a milhares de pessoas , porém esses "verbos" devem ser conjugados separadamente, ou seja, a velha máxima "Se Dirigir Não Beba, Se Beber Não Dirija " nunca esteve tão na moda.
A nova lei vigente no Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebidas alcoólicas pelos condutores de veículos. Os motoristas que forem pegos excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão uma multa no valor equivalente a 957 reais, além de perderem o uso da carteira por um ano e terão o carro apreendido. Se esse valor for superior a 0,6 gramas, o motorista poderá ainda ser preso. Não basta a pessoa achar que 2 ou 3 latas de cerveja não alteram sua percepção como motorista, mesmo que essa quantidade não seja suficiente para deixá-lo "tonto", já poderá acarretar num acidente. Em cada indivíduo o álcool agirá de uma forma dependendo do peso , altura e até mesmo diferencialmente nos homens e nas mulheres.
O objetivo da Lei Seca é diminuir os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados. Segundo estatísticas da Polícia Rodoviária Federal, o consumo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acidentes automobilísticos.
Resta às pessoas se conscientizarem e evitarem o consumo de álcool quando forem dirigir, que saiam em grupos, usem o método do palitinho pra saber quem será o "sóbrio" da vez ... mas que tenham em mente que são donos de suas vidas , só que esse fato não lhes dá o direito de colocar em risco a vida de outras pessoas.
Márcia Canêdo
Fotos: arquivos Google Imagens.

By JORNALISMO ANTENADO with 5 comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos